roteiro bonito agência de turismo em bonito

Acessibilidade em Bonito: Veja o Que Esperar dos Passeios

Com o aumento da acessibilidade em Bonito, no Mato Grosso do Sul, o município se tornou um dos destinos favoritos dos turistas que curtem ecoturismo e turismo de aventura da América do Sul.

A cidade recebe milhões de pessoas durante o ano todo e confere aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor os principais aspectos da cultura do Pantanal.

Situado na Serra da Bodoquena, Bonito é o que podemos chamar de verdadeiro paraíso com rios e cachoeiras de águas cristalinas que combinam perfeitamente a biodiversidade das plantas e animais silvestres com o verde exuberante da mata nativa ao redor.

Se você quer passar suas próximas férias em um lugar tranquilo, fugindo das grandes cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, considere Bonito como uma ótima opção.

Sendo assim, se você quer saber o que o local tem feito para garantir a acessibilidade durante os passeios, é só acompanhar nosso conteúdo!

Acessibilidade em Bonito, no Mato Grosso do Sul: panorama

Uma vez que a maioria dos atrativos de Bonito é privada e está localizada na zona rural da cidade, os donos dos atrativos têm investido pesado na questão do conforto e acessibilidade para garantir a diversão de todos.

Ou seja, para aproveitar as melhores atrações de Bonito, as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida contam com um suporte eficiente de acessibilidade.

A título de exemplo, tanto os passeios pelo Aquário Natural, situado na área urbana, como as visitas no Buraco das Araras, em área rural, são muito bem estruturados para receber pessoas que sejam portadoras de algum tipo de deficiência.

Nesse sentido, Ricardo Shimosakai, diretor da empresa Turismo Adaptado, garante o cumprimento de todos os requisitos necessários para atender a todas as pessoas com deficiência e garantir o acesso ao maior número possível de visitantes que desejem conhecer as atrações que a cidade de Bonito tem a oferecer.

Acessibilidade em Bonito, próximo a Campo Grande: principais atrações

Já sabemos que, em geral, Bonito tem atendido bem a todos as pessoas com deficiência e demais turistas que necessitam de acessibilidade para aproveitar os pontos turísticos.

Portanto, que tal conhecer mais detalhadamente como funcionam as principais atrações da cidade?

Confira a seguir!

Aquário de Bonito

foto dos turistas tocando nos peixes com a visita guiada

Durante o passeio por essa atração de Bonito, que é um atrativo urbano, a acessibilidade para adentrar o local é realizada por meio da própria cadeira de rodas, sem a necessidade de um acompanhante.

Para o turista portador de deficiência visual, o guia local narra todo o passeio.

Abismo Anhumas

abismo anhumas

O visitante cadeirante é levado com o próprio transporte até o estacionamento, para então percorrer a trilha que leva ao Abismo Anhumas através de uma passarela suspensa.

Chegando ao deck de descida, ele será equipado pelo monitor, para então dar início às atividades de rapel, passeio de bote e flutuação.

Para os deficientes visuais, não existe informativo em braile, mas ele contará com o auxílio de um monitor para narrar todo o passeio.

Projeto Jiboia

projeto jiboia

Assim como o Aquário Natural de Bonito, o Projeto Jiboia também é um atrativo urbano, por isso, a acessibilidade do cadeirante também ocorre através da própria cadeira.

Do mesmo modo, para os deficientes visuais, existe o serviço de narração do passeio, feito pelo guia contratado.

Nascente Azul

flutuação nascente azul

Nos passeios pela Nascente Azul, o deficiente visual conta com o auxílio de um guia para narrar todo o cenário e ambiente que o cerca.

Em relação à acessibilidade aos cadeirantes, para as atividades de flutuação são concedidas cadeiras anfíbias e um acompanhante.

Rio da Prata

mergulho rio da prata bonito ms

Durante o passeio pelo Rio da Prata, os deficientes visuais contam com o apoio do guia de turismo, que narra todo o passeio.

Por outro lado, para as pessoas cadeirantes, infelizmente o Rio da Prata é um passeio que não possui acessibilidade, portanto, é necessário contar com o auxílio de um acompanhante, principalmente para atividades que ocorram dentro d’água.

Nascente do Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

O passeio para a Nascente do Rio Sucuri não possui acessibilidade a cadeirantes, portanto, é necessário a presença de um acompanhante.

Entretanto, durante a visita, o atrativo conta com suporte ao visitante na cadeira de rodas, através da solicitação de um guia exclusivo a ele, desde que informado com antecedência.

No caso de deficientes visuais, também pode ser solicitado um guia turístico para acompanhar e narrar as etapas do passeio.

Parque Ecológico do Rio Formoso

escada do deck

O Parque Ecológico do Rio Formoso conta com guia de turismo especializado em narrativa para acompanhar o deficiente visual.

Para o visitante cadeirante, com o auxílio de um acompanhante, ele é levado, através do próprio transporte, até o estacionamento do local, onde poderá usufruir de espreguiçadeiras, restaurante e redário.

Parque das Cachoeiras

parque das cachoeiras

O turista cadeirante, durante sua visita ao Parque das Cachoeiras, será levado em seu próprio meio de transporte até o estacionamento para usufruir da piscina e restaurante.

O turista portador de deficiência visual conta com o apoio de um guia selecionado para lhe dar apoio durante a estadia.

Praia da Figueira

praia da figueira

O visitante com deficiência visual conta com guia de turismo narrador durante seu passeio pela Praia da Figueira.

O turista que faz uso da cadeira de rodas necessita o auxílio de um acompanhante. Ele será levado até próximo à lagoa da praia, em seu próprio veículo, e poderá participar de atividades como o caiaque.

Acessibilidade de deficientes auditivos

Até o momento, as principais atrações turísticas de Bonito ainda não contam com guias habilitados em libras para acompanhar e dar um maior suporte aos visitantes portadores de deficiência auditiva.

Porém, como a cidade de Bonito vem trabalhando constantemente para oferecer aos seus visitantes a melhor experiência possível, é muito provável que em breve todos os passeios citados possam contar com esse tipo de suporte mais específico.

O mais importante, como já foi explicitado pelo diretor da Turismo Adaptado, Ricardo Shimosakai, é deixar bem claro que todas as pessoas, independente se necessitam de acessibilidade ou não, podem e devem aproveitar todas as maravilhas que a região tem a oferecer.

Enfim, não espere mais para conhecer Bonito e as surpresas que a capital do ecoturismo reserva a você, como o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul.

Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.