roteiro bonito agência de turismo em bonito

O Que Fazer em Bodoquena? Os Principais Passeios e Atrações da Região

O conteúdo de hoje vai trazer dicas preciosas sobre o que fazer em Bodoquena, cidade célebre por suas belezas naturais, localizada no Mato Grosso do Sul.

Famosa pelas trilhas e cachoeiras, Serra da Bodoquena pode proporcionar momentos únicos para quem decide visitar a cidade a passeio.

Nessa região do Brasil existem muitos projetos de preservação do meio ambiente, como a criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que possui a maior extensão de floresta Mata Atlântica do estado.

Portanto, conheça mais sobre esse lugar, programe sua viagem e venha curtir um dos melhores roteiros da sua vida!

Leia também: Roteiro de 3 dias em Bonito

Onde fica Bodoquena?

O município está localizado no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, e fica a cerca de 270 km da capital Campo Grande.

O município também está bem próximo de outras duas cidades igualmente conhecidas no setor turístico: Miranda, que fica a 60 km de distância, e Bonito a 70 km.

Conheça melhor Bodoquena, um belíssimo município no Mato Grosso do Sul

Este pequeno município é bastante conhecido por sua gente acolhedora, ótima gastronomia, passeios e atividades que incluem trilhas, piscinas naturais de águas cristalinas, cachoeiras, balneários e mirantes com vistas espetaculares.

Assim como Bonito e Porto Murtinho, o município de Bodoquena/MS também faz parte da região sul mato-grossense conhecida como Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criada no ano de 2000 pelo Governo Federal.

Quem viaja com destino à Serra da Bodoquena pode observar que esse é um lugar rico em belezas naturais, com cenários dignos de um filme, que valoriza ainda mais o seu passeio, fazendo a integração entre conforto e natureza.

Melhores passeios em Bodoquena/MS

Se você quer saber mais sobre Bodoquena/MS e quais as atrações mais recomendadas desse destino, separamos aqui uma lista com lugares imperdíveis e bastante divertidos para conhecer na viagem.

Cachoeira Boca da Onça

boca da onça

A Cachoeira Boca da Onça é uma das grandes atrações da região, impressionante por sua grandeza e beleza natural.

Sua queda d’água possui 156 m de altura.

A cachoeira é rodeada por extensos paredões de rochas, tão bonitos quanto a própria cachoeira.

Algumas das atividades possíveis que podem ser feitas nesse lugar incluem piscinas naturais e rapel descendo a cachoeira.

Enfim, o passeio pela Cachoeira Boca da Onça é completo: sua paisagem inclui cânions, uma enorme cachoeira e águas cristalinas.

Para quem optar por fazer a trilha completa, o Complexo Boca da Onça é composto por 15 cachoeiras e cascatas, e a maioria delas permite banho.

O atrativo está localizado entre Bodoquena e Bonito.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeira Buraco do Macaco

Cachoeira Buraco do Macaco
Fonte: Marcelo Brito (Flickr)

A Cachoeira Buraco do Macaco é uma gruta formada por meio da erosão da água.

Ela possui 7 metros de altura, 8 metros de largura e 4 de profundidade.

O visual no interior é incrivelmente belo e, para acessar, deve-se entrar nadando por um túnel de 5 metros.

A Cachoeira Buraco do Macaco faz parte do trajeto mais longo da trilha de cachoeiras Boca da Onça.

Cachoeira Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

Se comparado aos passeios e pontos turísticos de Bonito, as Cachoeiras da Serra da Bodoquena são uma atração relativamente nova, mas garantimos que você não vai se decepcionar: existem várias atividades para se fazer enquanto percorre uma trilha de 2,5 km às margens do Rio Betione.

No caminho, o visitante conhece várias grutas, corredeiras e piscinas naturais.

Como se não bastasse, tem uma parte do passeio na Cachoeira Serra da Bodoquena que é feita no bote, pelo qual o turista é conduzido até um balneário e pode curtir algumas recreações sem nenhum custo adicional: passeios de caiaque e stand up passe são algumas dessas atrações.

Para quem prefere chegar ao balneário e curtir um bom descanso, o lugar oferece piscina, sala de TV e redário.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeira do Fantasma

Cachoeira do Fantasma
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Esse atrativo recebeu esse nome devido a um fenômeno que pode ser facilmente observado pelos turistas que lá estão.

Acontece que o volume de sua queda d’água, que possui 21 m de altura, causa uma espécie de cortina natural, bem próxima a uma caverna.

Olhando bem para a caverna, é possível perceber formações rochosas que lembram olhos, boca e nariz. Desse modo, para muitos, a sensação é de que a caverna lembra muito uma figura semelhante a um fantasma, daí o nome Cachoeira do Fantasma.

Mistérios à parte, essa atração é complementada por um lago com 3 m de profundidade. A piscina natural não é usada para banhos, mas permanece ali como um lugar que convida o turista à meditação e reflexão enquanto curte a natureza.

Morraria do Sul

Morraria do Sul
Fonte: Larissa Sayuri (Flickr)

A Morraria do Sul é um vilarejo simples, mas que surpreende pela bela paisagem de tirar o fôlego.

Uma curiosidade sobre esse lugar é que análises recentes demonstram a possibilidade de que a formação geológica desta área seja remanescente de crosta oceânica. Desse modo, isso acaba reforçando as teorias que defendem que essa região do Mato Grosso do Sul já foi mar em tempos passados.

A Morraria do Sul oferece tanto passeios contemplativos, quanto opções de passeios mais radicais.

No primeiro caso, existe a possibilidade de se conhecer mirantes com vistas únicas, como o Campo dos Índios que fica na região da Terra Indígena Kadiwéu ou do Pantanal do Nabileque.

Já para os aventureiros, tem passeios de bike pela região, todos bastante divertidos para curtir com a família e os amigos.

Córrego Azul

O Córrego Azul possui suas águas tão cristalinas quanto as cachoeiras e cascatas da região.

Neste lugar, além de contemplar a beleza natural e observar diversas espécies de plantas aquáticas e peixinhos, também é possível praticar atividades de flutuação e mergulho.

As águas do Córrego Azul são tão transparentes, que podem causar ilusão de ótica.

Isso ocorre devido à sensação de que, ao nadar ou flutuar, é possível alcançar o fundo do córrego com as mãos, quando na verdade a profundidade desse local fica entre 2 a 8 metros.

Refúgio Canaã

Refúgio Canaã
Fonte: Emisa Sakakibara (TripAdvisor)

O Refúgio Canaã é para quem quer relaxar sossegado e se desligar.

Nesse atrativo não há acesso à internet e nem telefone. Em contrapartida, é a oportunidade perfeita para curtir a beleza do cânion do Rio Salobra e suas águas relaxantes.

Para os mais aventureiros, o atrativo conta também com uma tirolesa, que passa sobre o rio.

O almoço está incluso no passeio.

Rio Salobra

Rio Salobra
Fonte: ODINEI OLIVEIRA (Flickr)

Esse atrativo é um dos maiores símbolos do município.

Uma verdadeira força da natureza, o Rio Salobra levou milhões de anos escavando as rochas que se encontram no local, até conseguir abrir passagem através da mata fechada, formando um cânion com paredões que atingem mais de 100 metros de altura.

Aproveite e divirta-se na tirolesa que passa sobre o rio de águas cristalinas.

Cascata do Jabuti

Cascata do Jabuti
Fonte: José Luiz Gonzalez (Flickr)

A Cascata do Jabuti é uma verdadeira queda d’água, formada por diversos degraus.

Logo abaixo, há uma pequena piscina natural para se contemplar, já que não é possível tomar banho em suas águas.

Mas vale a pena pela vista e as fotos que podem ser tiradas no local.

O que devo levar nos passeios?

Agora que você descobriu alguns dos passeios imperdíveis nesse recanto natural do Mato Grosso do Sul, veja algumas sugestões e dicas sobre o que separar na mala antes da viagem a esse destino:

  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • Calçados fechados;
  • Roupas de banho;
  • Roupas leves;
  • Toalha pessoal;
  • Câmera fotográfica;
  • Dinheiro em espécie.

6 motivos para conhecer Bodoquena/MS

cachoeira serra da bodoquena

Apesar de toda a fama turística de Bonito e Miranda, o município de Bodoquena não fica muito atrás.

Aliás, para que você se convença de que realmente vale a pena conhecer essa região, mostraremos em seguida 6 motivos para você conhecer Bodoquena.

1. Clima agradável o ano todo

A natureza foi generosa com esse lugar, pois a região possui uma mistura gostosa entre o calor associado ao Pantanal e o friozinho da serra durante o inverno.

2. Ambiente tranquilo

Com menos de 10 mil habitantes, Bodoquena tem a tranquilidade característica das pequenas cidades. Relaxamento e descanso garantidos!

3. Gastronomia que conquista

Em qualquer que seja o momento ou lugar das refeições, é possível experimentar o que há de melhor na culinária local, seja no café da manhã, almoço ou jantar.

4. Pousadas charmosas

São diversas opções aconchegantes, que oferecem boa estrutura e privacidade ao visitante.

5. Maior rapel do Brasil

O maior rapel de plataforma do Brasil, está localizado na Boca da Onça Ecotour.

6. Trilhas e cachoeiras

São diversas trilhas em mata fechada, semelhantes aos passeios em Bonito, que levam o turista a conhecer belíssimas cachoeiras, dentre elas, a Cachoeira Serra da Bodoquena.

Que tal conhecer a Serra da Bodoquena e Bonito em uma só viagem?

E então, gostou das nossas dicas?

Dê uma olhada nos nossos pacotes para Bonito e veja qual deles tem mais a ver com você!

Não temos dúvidas de que Bonito é uma localidade que vai render lindas lembranças e fotos para as redes sociais.

Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

O que fazer à noite em Bodoquena?

Depois de curtir seus passeios prediletos durante o dia, uma boa pedida para a noite é conhecer algum restaurante local para experimentar pratos típicos da região, produzidos diretamente por quem mora lá.

Quanto custa ir para Bodoquena?

Depende do local de origem e do tipo de condução. Por exemplo, uma passagem de ônibus saindo de Campo Grande (capital do MS) custa, em média, R$ 150,00.

Qual rio passa em Bodoquena?

O famoso Rio Salobra, com suas águas límpidas e cristalinas, que oferece atividades de tirolesa aos turistas.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.