roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Janeiro: Guia Completo de Atrações e Passeios

Bonito/MS é a capital brasileira do ecoturismo e é um ótimo destino para visitar em qualquer época do ano. Ela está localizada no estado do Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km de distância da capital, Campo Grande. Mas, por causa do grande volume de chuvas, será que realmente vale a pena visitar Bonito em janeiro?

Com certeza!

Veja os principais atrativos de Bonito em janeiro e como fica a cidade nessa época do ano!

O que fazer em Bonito em janeiro? Conheça as atrações do principal destino do Mato Grosso do Sul

1. Parque Nacional da Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena está localizado a 70 km da cidade de Bonito.

Para janeiro, o melhor passeio é o das cachoeiras, já que nessa época do ano elas estão mais cheias por causa das chuvas. Nele, você vai fazer uma trilha com até 8 paradas para banho — perfeito para se refrescar no calor do Bonito em janeiro.

O passeio de trilha com cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bodoquena dura cerca de cinco horas.

As trilhas são leves e podem ser feitas por pessoas de todas as idades. Além disso, todo o trajeto é realizado na companhia de um guia de turismo especializado, garantindo ainda mais segurança para o grupo.

Depois do passeio, os participantes podem almoçar no restaurante do local e aproveitar a infraestrutura do parque, como o redário, as piscinas, o balneário, as pranchas de stand up paddle, a tirolesa e o caiaque duck, tudo incluso no valor do ingresso.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Abismo Anhumas

abismo anhumas

Outra atração que vale a pena conhecer em Bonito/MS em janeiro é o Abismo Anhumas. Afinal, mesmo com a chuva, a água da caverna não fica turva.

O Abismo Anhumas foi descoberto nos anos 70. Para chegar até lá é necessário descer cerca de 70 m de rapel por uma fenda no chão.

Não se deixe enganar pela aparência externa simples, pois o interior da caverna parece outro mundo.

No Abismo Anhumas você vai encontrar um lago de águas transparentes do tamanho de um campo de futebol, com cerca de 80 m de profundidade.

No fundo do lago existe uma floresta de cones de calcário, a maior que existe no mundo. Nela você vai encontrar cones de quase 20 m de altura!

Esse passeio inclui a descida de rapel e o passeio de bote, mas você também pode fazer flutuação e mergulho com cilindro, caso seja credenciado.

Ao todo o passeio dura 3 horas, sem contar o tempo de deslocamento até o local. Além disso, é feita uma preparação um dia antes do passeio.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Parque das Cachoeiras

parque das cachoeiras

Perto do centro de Bonito/MS fica o Parque das Cachoeiras. Nele você pode fazer uma trilha de quase dois quilômetros e conhecer todas as sete quedas de água do Rio Mimoso localizadas dentro do parque.

O melhor é que o percurso é leve e acessível. A maior parte da trilha é feita sobre uma passarela de madeira.

Você pode até mesmo de chinelo. Além disso, algumas cachoeiras são próprias para banho – sem contar que o parque tem uma piscina de borda infinita no meio da natureza.

Durante o passeio pelo Parque das Cachoeiras, você também vai apreciar uma paisagem única da Serra da Bodoquena, com uma vegetação ainda mais bonita por causa das chuvas e diversos animais silvestres.

Ao todo o passeio dura 3 horas.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Boca da Onça

boca da onça

A Boca da Onça é um dos lugares mais incríveis para quem quer conhecer as cachoeiras de Bonito/MS, em janeiro.

A principal atração da Fazenda é a Trilha Adventure, que possui 2,5 quilômetros de extensão, passa por oito cachoeiras e faz quatro paradas para banho.

Mas se você achar que essa trilha é muito longa, você pode fazer outras trilhas mais leves como a meia trilha para conhecer a cachoeira Boca da Onça ou o Buraco do Macaco, ou ainda a Trilha Discovery, onde a descida na serra é realizada com veículo 4×4.

Além das trilhas pelas cachoeiras, a Boca da Onça também tem atividades de aventura, como a maior plataforma de rapel do Brasil e tirolesa.

É pura adrenalina!

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Buraco das Araras

buraco das araras

Ir a Bonito em janeiro é perfeito para conhecer o Buraco das Araras, uma das maiores dolinas do mundo. Ela possui cerca de 500 metros de circunferência e 127 metros de profundidade.

Apesar do nome, o Buraco das Araras abriga mais de 150 espécies de aves, além de outros animais.

A vantagem de visitar a dolina em janeiro é que, por causa do calor, as araras voam bastante em busca de alimento, principalmente nas primeiras horas da manhã.

Apesar de não ser permitido descer até o fundo do Buraco das Araras, o local possui duas plataformas de observação com lunetas. Assim, você pode ver todos os detalhes!

Em média, a trilha até a dolina e as paradas para observação duram menos de 1 hora.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Estância Mimosa

estância mimosa

A Estância Mimosa é uma fazenda banhada pelo Rio Mimoso. Ela fica dentro do Bioma Cerrado, em uma área de grande biodiversidade – e mais de 80% da sua extensão é de morros e florestas naturais da Serra da Bodoquena. Atualmente, eles abrigam mais de 255 espécies de animais.

Em janeiro, por causa das chuvas e do calor, o melhor passeio para fazer é a trilha de observação de aves e de cachoeiras. Ao todo, o trajeto tem quase três quilômetros de extensão e é feito em 4 horas.

O passeio começa com uma pequena trilha na mata ciliar do Rio Mimoso. Depois, o grupo segue de barco no rio. Durante o percurso, o barco passa por dez cachoeiras e faz parada para banho em piscinas naturais. Tem até uma plataforma de salto para os mais aventureiros.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul também é um dos melhores destinos em Bonito/MS em janeiro. Nesse mês, o sol ilumina bastante a caverna, tornando o passeio ainda mais incrível. É fácil entender porque esse é um dos cartões postais de Bonito, MS.

Hoje em dia, a Gruta do Lago Azul é considerada uma das maiores cavidades inundadas do mundo.

Por causa dos raios solares, o lago da caverna tem uma cor azul intensa. Além disso, a gruta abriga um conjunto de minerais raros e fósseis de mamíferos do Pleistoceno, como a preguiça-gigante e o tigre-dentes-de-sabre.

Contudo, para chegar até lá é necessário ter um pouco de condicionamento físico, pois você terá que descer uma escada de 300 degraus, que tem cerca de 150 metros de altura.

A escada é rústica e não tem corrimão. Por isso, esse passeio não é indicado para pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção. Mas se você puder fazer esse passeio, com certeza não vai se arrepender!

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Gruta São Miguel

gruta sao miguel

Outra caverna que merece uma visita em janeiro é a Gruta São Miguel, localizada a um pouco mais de 18 quilômetros de distância de Bonito/MS.

Estima-se que a Gruta São Miguel tenha surgido há 4,6 bilhões de anos, no período pré-cambriano. Por isso, ela possui uma enorme variedade de formações rochosas como coralóides, colunas, estalactites e estalagmites.

Para chegar até o interior da Gruta São Miguel, você terá que percorrer uma trilha interativa suspensa de 150 metros de extensão e 5 metros de altura.

Depois que sair da caverna, você pode visitar o Museu dos Índios Kadiwéus e conhecer um pouco mais sobre a história de Bonito/MS e fazer uma trilha para conhecer o mirante mais alto do município.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Complexo de Ecoturismo Nascente Azul

balneário nascente azul

Quer um lugar para passar o dia em Bonito/MS? Então, o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul pode ser uma boa opção. A estrutura do complexo é ótima para se divertir e relaxar com a família, pois é bem completa!

Para você se refrescar no calor do verão da cidade de Bonito, o complexo tem o Balneário Nascente Azul. Como as águas são rasas e tranquilas, até mesmo as crianças podem nadar com segurança.

Além disso, o balneário tem algumas atividades radicais, como tirolesa aquática e o Aqualokko, que já estão inclusos no valor do ingresso.

Embora janeiro não seja o melhor mês para fazer flutuação, o Complexo de Ecoturismo Nascente Azul também oferece esse passeio no Rio Bonito.

Se não tiver chovido forte nos dias anteriores, também vale a pena fazer snorkeling e conhecer o museu subaquático.

Passeio perfeito para toda a família
Balneário Nascente Azul

Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!

Ver PasseioFalar com Especialista

10. Recanto Ecológico Rio da Prata em Bonito

flutuação recanto ecológico rio da prata

Bonito em janeiro não é propício para flutuações, então, se essa era a sua intenção, é melhor ter um plano B. Em semanas de muita chuva, ou seja, fora da estação seca, as águas dos rios da cidade ficam turvas e os passeios são cancelados.

Mesmo assim, se você der a sorte de pegar uma semana de pouca chuva, fazer flutuação em Bonito/MS em janeiro pode ser uma experiência incrível.

Nos meses de verão acontece a piracema, ou seja, a reprodução dos peixes. Por isso, nessa época você vai conseguir ver muitos peixes nas nascentes dos rios de Bonito/MS.

Nesse sentido, uma das melhores e mais famosas flutuações da cidade é a flutuação Rio da Prata. O passeio é realizado nos rios Olho d’Água e da Prata, com percurso total de 2,2 quilômetros de extensão.

Durante a descida é possível ver cardumes nativos, como os dourados e piraputangas. No final, o grupo é recebido com um almoço com pratos típicos da culinária do pantanal.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

11. Rio do Peixe (Fazenda Água Viva)

cachoeiras do rio do peixe

O passeio pelas cachoeiras do Rio do Peixe é realizado na Fazenda Água Viva, localizada a uma distância de 36 quilômetros de Bonito/MS.

O percurso tem um pouco mais de 2 quilômetros, onde são feitas nove paradas para banho. Ou seja, você precisará andar apenas poucos metros entre uma cachoeira e outra para se refrescar.

Além disso, vários animais costumam aparecer durante as trilhas, como macacos e araras, o que torna o passeio mais leve e divertido.

No final, você ainda é recebido com um almoço típico do estado, que já está incluso no preço do ingresso.

12. Parque Ecológico Rio Formoso

boia cross no rio formoso

Se as chuvas derem uma trégua em Bonito em janeiro você também pode fazer um mergulho de cilindro do Rio Formoso, mesmo se não tiver certificação.

Nesse passeio você poderá chegar a até 5 metros de profundidade e observar formações calcárias, cardumes e troncos submersos.

Além disso, o Parque Ecológico Rio Formoso, em seus 200 hectares, oferece atividades de aventura e ecoturismo, como o Formoso Adventure, que é composto por uma tirolesa gigante, flutuação e trilha suspensa, e o passeio de cavalo.

Para completar a experiência, comprando qualquer passeio do parque, você tem direito ao day use da Lagoa Formosa, com caiaques, pranchas de stand up paddle, tirolesas aquáticas e espreguiçadeiras a sua disposição.

13. Rio Sucuri (Fazenda São Geraldo)

flutuação rio sucuri

Já pensou em mergulhar em um dos rios mais cristalinos do mundo? Você pode ter essa experiência em Bonito/MS com o passeio de flutuação do Rio Sucuri na Fazenda São Geraldo.

O percurso começa na nascente do Rio Sucuri e tem 1,8 quilômetro de extensão e até 3 metros de profundidade. Então, a visibilidade é excelente! Durante a flutuação você poderá ver curimbas, piraputangas e pacus.

Embora a chuva possa atrapalhar seu passeio, vale muito a pena tentar fazê-lo. Mas se a chuva não deixar, você ainda poderá fazer a Trilha das Nascentes e o passeio de barco.

Como é o clima em Bonito/MS em janeiro?

O clima em Bonito/MS em janeiro é quente, com temperaturas por volta dos 35 °C. À noite, a temperatura cai um pouco e fica mais fresco.

Entretanto, nesse mês chove bastante (precipitação média acima de 165 mm), o que pode ser bom ou ruim, dependendo do objetivo da sua viagem.

A combinação de calor e chuvas faz com que janeiro seja um ótimo mês para visitar balneários e cachoeiras, pois eles ficam mais cheios. Entretanto, algumas flutuações e mergulhos ficam fechados nesse mês, como no caso da Lagoa Misteriosa.

As trilhas também são uma ótima opção de passeio em Bonito em janeiro, pois a estação chuvosa deixa a mata da Serra da Bodoquena com cores mais vivas e é mais fácil ver animais silvestres.

Bonito/MS em janeiro é alta temporada por causa dos feriados e das férias escolares. Então, como a cidade tem um limite de visitantes, a fim de preservar o meio ambiente, é necessário fazer as reservas de hospedagem e passeios com pelo menos três meses de antecedência.

Gostou do nosso conteúdo com dicas sobre o que fazer Bonito em janeiro? Então, veja outras dicas para aproveitar Bonito em fevereiro, em abril e em setembro.

reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.