roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito ou Pantanal: Qual o Melhor Destino?

Se você está planejando sua próxima viagem e não sabe se é melhor visitar Bonito ou Pantanal, não se preocupe: vamos ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

As atrações turísticas localizadas no Centro-Oeste do Brasil têm se destacado bastante em termos de procura entre os visitantes que gostam de paisagens exóticas.

Nesse contexto, podemos incluir as regiões consideradas queridinhas dos turistas, Bonito e Pantanal, próximas a Campo Grande e que possuem diversos aspectos comuns e específicos entre si, além do fato de estarem imersas em áreas protegidas da Mata Atlântica.

A verdade é que muitas pessoas já ouviram falar da região de Bonito/MS e seus passeios de turismo ecológico em meio a mais bela paisagem da natureza brasileira, mas muitos ainda desconhecem o fato de que o Pantanal Sul fica bem próximo, por isso vale a pena incluir em seus passeios por essa região.

E então, vamos descobrir qual é a melhor opção entre Bonito ou Pantanal?

Bonito ou Pantanal? Como fazer a melhor escolha?

Como já salientamos, Bonito e Pantanal são locais diferentes, com ecossistemas diferentes, que possuem algumas espécies em comum. Ir de um lugar para o outro, dependendo do tipo de veículo, trecho da estrada a ser percorrida ou local de saída e local de chegada, pode levar entre 2 a 8 horas.

Uma das grandes vantagens de se conhecer as atrações, tanto de Bonito como do Pantanal, é que a maioria dos passeios inclui almoço, geralmente feito a partir de ingredientes típicos que compõem a cultura de cada uma dessas regiões.

Ou seja, você vai poder provar a culinária típica do Centro-Oeste e, ainda mais especificamente, a comida típica do Pantanal.

Alguns detalhes sobre Bonito

Os principais passeios de Bonito/MS, município próximo à capital Campo Grande, estão localizados em áreas privadas e rurais. Para chegar a esses locais, é necessário reservar os passeios com uma agência credenciada, como nós, da Roteiro Bonito MS.

Além disso, cada passeio que a cidade oferece possui um limite de pessoas por dia, cujo principal motivo é manter a estrutura de  preservação dos pontos turísticos.

Desse modo, em Bonito, para se conseguir fazer todos os passeios, o recomendado é que reserve uma quantidade maior de dias na cidade.

Vamos conhecer algumas das principais atrações de Bonito?

Flutuação no Aquário Natural de Bonito, Rio Sucuri ou Rio da Prata

aquário natural de bonito

O Aquário Natural de Bonito é um ótimo começo para quem procura atividades de flutuação em águas cristalinas com diversos metros de profundidade. Inclusive, o atrativo oferece treinamento na piscina antes do início do passeio pelas trilhas.

Do mesmo modo, a flutuação também pode ser feita no Rio Sucuri, com suas águas límpidas e transparentes que permitem a observação de todo o ecossistema marinho.

E não podemos nos esquecer também da flutuação no Rio da Prata, que acontece durante o passeio pelo Recanto Ecológico, em uma trilha protegida como Reserva Particular do Patrimônio Natural, em meio a mata ciliar que protege tanto as margens do rio Olho d’Água, como também do Rio da Prata.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco das Araras

buraco das araras

Se você curte passeios de contemplação, em Bonito há um lugar chamado Buraco das Araras.

O local chama bastante a atenção pelas suas características particulares e por dar a chance ao visitante de observar bem perto diversas espécies de lindas araras, bem como outras aves e animais da região.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

A Gruta do Lago Azul é uma reserva de até protegida, um Monumento Natural da cidade, composta por formações calcárias conhecidas como espeleotemas.

O passeio é contemplativo, por meio de uma trilha de 200 m que passa por um caminho lapidado na rocha.

Trata-se do cartão postal de Bonito e que não pode ficar fora do roteiro de quem conhece a cidade.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Alguns detalhes sobre o Pantanal

Por outro lado, a área do Pantanal, conhecida por ser a maior planície inundável do mundo, está localizada nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de suas áreas internacionais localizadas ao Norte do Paraguai e Leste da Bolívia.

Muitas atividades para fazer em Miranda

Miranda Pantanal
Fonte: Luciano Justiniano (Flickr)

A cidade de Miranda é a entrada para o Pantanal, portanto, a maioria dos viajantes parte desse município para se aventurar pelo safári brasileiro.

Aliás, a maioria das hospedagens no Pantanal está localizada em Miranda, especialmente em chácaras, fazendas ou nas próprias casas dos moradores.

Entre as principais atrações da cidade estão os passeios pelas matas nativas, onde se pode ter maior acesso à fauna e flora pantaneira.

Os passeios de barco também são bastante famosos e podem ser feitos em barcos a remo, barcos pequenos a motor, chalanas ou catamarãs luxuosos.

Outra experiência interessante no Pantanal é a focagem noturna e a oportunidade de observar animais selvagens de hábitos noturnos.

Já durante o dia, as atividades costumam se concentrar nos passeios pelas áreas alagadas do Pantanal, como andar a cavalo e participar de almoços com comidas típicas e conhecidas da região.

Além do mais, por ser considerado o maior safári da América do Sul, uma das principais atividades durante o dia é a realização do safári fotográfico para registrar imagens incríveis dos animais silvestres.

Fazenda Aguapé

Fazenda Aguapé
Fonte: Arnaud Delberghe (Flickr)

Um dos pontos mais famosos do Pantanal é a Fazenda Aguapé, localizada a cerca de 196 km de Campo Grande.

Na sede da Fazenda Aguapé, os turistas terão a chance de se aprofundar na cultura local e realizar diversos tipos de atividades como passeio a cavalo, manejo de gado, passeios de charrete e barco a motor, caminhadas ao pôr do sol e pescas esportivas.

Em relação à culinária pantaneira, os pratos típicos mais apreciados da região são o arroz carreteiro, o caldo de piranha, o macarrão de comitiva e as chipas.

Afinal, qual destino escolher: Bonito ou Pantanal?

Diante de tudo o que informamos sobre as duas regiões mais visitadas do Mato Grosso do Sul, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o melhor destino de viagem. Afinal, é melhor ir para Bonito ou Pantanal?

Já que ambas proporcionam lugares e atividades incríveis para conhecer, você pode planejar um roteiro que contemple as maravilhas de Bonito e, em simultâneo, conhecer o Pantanal e sua cultura local.

A distância que separa Bonito da área pantaneira é de apenas 160 km, e um roteiro turístico que contemple os passeios nos destinos citados pode ser feito em cerca de 10 dias, com bastante conforto e folga para conhecer atrações variadas.

Enfim, cabe a você decidir o que é melhor, de acordo com o seu perfil de viajante.

Não espere mais para conhecer Bonito ou Pantanal e as surpresas que esses locais reservam a você! Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.