roteiro bonito agência de turismo em bonito

Final de Semana em Bonito: Como Aproveitar 2 Dias na Cidade?

Um final de semana em Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma opção única de viagem, e por isso é um dos destinos mais visitados do Brasil.

O paraíso sul mato-grossense é repleto de belas cachoeiras, balneários, grutas e rios de águas cristalinas, e desperta a atenção de muitos turistas.

O município fica a menos de 300 km de distância da capital do estado, Campo Grande, e fica também a cerca de 100 km do Pantanal.

Então, se você quer saber como aproveitar 2 dias na cidade, acompanhe o conteúdo que a Roteiro Bonito MS preparou!

Como aproveitar o final de semana em Bonito?

A verdade é que são muitas opções de passeios disponíveis para conhecer, o que exige um número maior de dias para conseguir aproveitar bem a cidade. É por isso que sempre recomendamos um roteiro de pelo menos 3 dias ou 4 dias em Bonito.

Mas para quem tem apenas um fim de semana para curtir a região, também é possível se divertir bastante. Para isso, um bom planejamento faz toda a diferença, com a escolha de atrativos relevantes e próximos da cidade.

Algumas atrações exigem um dia inteiro dedicados apenas a elas, o que acaba não se encaixando tanto em um roteiro curto. No entanto, há muitas alternativas que precisam apenas de meio período, ou até menos tempo do que isso.

Final de Semana em Bonito: 1º dia

Como são apenas dois dias para conhecer Bonito/MS, nada mais adequado do que se deslocar para os seus principais atrativos, não é mesmo?

Nesse caso, embora a cidade conte com uma grande quantidade de passeios, alguns em especial conseguem se destacar. Vejamos!

Gruta do Lago Azul e Gruta São Miguel (manhã)

Já na primeira manhã em contato com a região, vale a pena conhecer a Gruta do Lago Azul, que é o principal cartão postal de Bonito/MS.

De quebra, aproveitando o percurso, ainda dá para explorar a Gruta de São Miguel, que fica exatamente no caminho para a do Lago Azul.

Os dois destinos ficam bem próximos do centro da cidade, estando a uma média de 20 km de distância.

Então, além do deslocamento até o destino ser bem curto, o próprio tempo necessário para ficar por lá também é pequeno. E, como mencionado, em um roteiro de dois dias, isso realmente faz toda a diferença.

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

A Gruta do Lago Azul é o destino mais procurado da região, sendo uma caverna alagada que conta com um belíssimo lago azul em seu interior.

O local é voltado para passeios de contemplação, onde os visitantes podem entrar, explorar e se encantar com a beleza da gruta.

O lago é de um azul intenso e de uma cristalinidade única, mas não é permitido entrar na água por motivos de preservação.

As formações geológicas presentes na caverna também são atrativos à parte, além do próprio acesso ao interior, que acontece por meio de uma escadaria com centenas de degraus.

A gruta está a 22,5 km de Bonito, por meio de uma estrada asfaltada. Mas os metros finais são por meio de uma trilha em meio à mata, proporcionando uma observação e um contato mais direto com a natureza.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta de São Miguel

gruta sao miguel

No caminho para a Gruta do Lago Azul está a Gruta de São Miguel, outro importante ponto turístico da cidade.

Ela fica a apenas 18,5 km do centro de Bonito, e também é um passeio muito interessante para se fazer na primeira manhã pela região.

Diferentemente da opção anterior, essa caverna não possui nenhum lago, mas oferece um visual incrível em seu interior.

Os diversos espeleotemas, com estalagmites, enfeitam a gruta. Por ela ser seca, toda a área pode ser completamente explorada.

O lugar conta com iluminação artificial, para facilitar a observação das formações geológicas, o que também é um ponto importante a se destacar.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação Rio Sucuri (tarde)

flutuação rio sucuri

Depois da exploração das grutas, que são atividades realmente muito requisitadas pelos turistas, nada melhor do que completar o primeiro dia do final de semana em Bonito fazendo a melhor flutuação disponível na região: o Rio Sucuri.

Esse é o rio mais transparente de todo o território brasileiro, sendo um dos três mais cristalinos do planeta. E a flutuação acontece justamente na área da sua nascente, onde a água oferece as melhores condições para essa atividade.

Diferentemente do mergulho, onde é preciso submergir na água, nas flutuações a pessoa fica boiando de barriga para baixo. Para isso, utiliza-se uma roupa especial de neoprene e também uma máscara e snorkel para observar o fundo do rio.

O Rio Sucuri fica a apenas 19 km do centro de Bonito e possui uma vida aquática abundante. Por isso, durante o passeio, é possível observar peixes, plantas e também outras formações rochosas ao longo do trajeto, “voando” sobre o rio.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Final de Semana em Bonito: 2º dia

As melhores opções de passeios para fazer em Bonito/MS são as explorações das grutas, as flutuações nas nascentes e também as trilhas e cachoeiras.

Por isso, quem vai passar um final de semana em Bonito, deve procurar fazer pelo menos uma visita em cada um desses atrativos.

Como o primeiro dia pela cidade já foi voltado às grutas e flutuações, nada mais adequado do que também curtir uma bela cachoeira no segundo dia. E é aqui que entra a Estância Mimosa.

Para completar o dia, uma visita ao Aquário Natural também cai muito bem, devido à proximidade com o centro. Enfim, vejamos mais detalhes em seguida.

Estância Mimosa (manhã)

estância mimosa

Como é um passeio mais longo, o ideal é seguir para a Estância Mimosa já na parte da manhã.

Esse é um passeio de trilhas e cachoeiras que fica a cerca de 24 km da cidade, encantando os visitantes por sua beleza.

A trilha principal tem 2,8 km de extensão, em uma aventura em meio à mata preservada. E o trajeto conta ainda com um pequeno percurso onde é preciso seguir de barco, sendo uma aventura à parte.

E o melhor de tudo são as cachoeiras que acompanham o caminho. Ao todo, são 10 quedas d’água, sendo 9 delas propícias para o banho.

E é justamente isso que torna a Estância Mimosa uma opção de passeio que vale a pena conferir.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

Aquário Natural (tarde)

aquário natural de bonito

Para completar o final de semana em Bonito/MS, nada melhor do que um passeio pelo Aquário Natural, outro que figura entre as melhores flutuações da cidade.

O grande destaque desse local é que ele está a apenas 7 km do centro da cidade, o que permite um deslocamento rápido.

A flutuação acontece em um trecho de 0,9 km do Rio Baía Bonita, que oferece águas bastante calmas. Essa característica, aliás, torna essa a alternativa perfeita para passeios em família, com toda a segurança necessária durante a atividade.

O trajeto escolhido leva até o encontro com o Rio Formoso, um dos principais de toda a região.

Por isso, o passeio pelo Aquário Natural conta com muito mais do que a flutuação em si.

Quem visita o destino pode aproveitar também um delicioso banho de cachoeira e se divertir nas tirolesas do local.

Como as águas do aquário são muito cristalinas, a observação dos peixes, que são abundantes no Baía Bonita, é algo único.

Assim, é um passeio super agradável e que ainda tem um excelente custo-benefício.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Outros passeios que vale a pena conhecer em Bonito/MS

cachoeira serra da bodoquena

Se tem algo que realmente não falta em Bonito são opções de atrativos e passeios para curtir. Afinal, ela não é conhecida como a cidade do ecoturístico à toa.

Infelizmente, é necessário bem mais que um fim de semana para conseguir aproveitar tudo. Mas dois dias dão um gostinho e tanto do que a cidade tem a oferecer.

A região é repleta de rios, como o Rio do Peixe, Formoso, Bonito, Baía Bonita e Mimoso. E isso acaba sendo a base para as inúmeras atividades existentes por lá.

Além dos passeios já mencionados acima, outras alternativas que também despertam o interesse dos visitantes são:

Serra da Bodoquena – trilha de cachoeiras, com balneário, fazenda e também atividades de flutuação.

Parque Ecológico Rio da Prata – é um importante rio de Bonito, onde acontecem passeios de mergulho e flutuação.

Boca da Onça – trata-se da maior cachoeira da região, com uma queda d’água gigantesca. O passeio envolve uma trilha extensa e banhos em outras cachoeiras locais.

Boia Cross Bonito – é uma das atividades de maior adrenalina da cidade, onde as pessoas percorrem um trecho do Rio Formoso em uma bóia individual.

Abismo Anhumas – essa é uma caverna única, cujo acesso se dá por uma fenda no meio do chão. No seu interior há um lago profundo, com uma visibilidade de 60 metros na água.

Lagoa Misteriosa – é uma dolina alagada, com um lago cuja profundidade é um mistério. Até o momento, cerca de 220 metros já foram catalogados.

Buraco das Araras – trata-se de uma dolina gigantesca, lar de uma grande variedade de animais, como as araras-vermelhas.

Balneário do Sol – é um dos principais balneários da cidade, sendo perfeito para um dia de banho.

Fora tudo isso, devido ao fluxo de visitantes que a cidade recebe, a sua estrutura é bastante adequada, com muitos lugares para ficar em Bonito, que oferecem café da manhã, almoço e muitas outras surpresas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso!

Escolha seu hotel favorito para fazer check in (difícil mesmo vai ser fazer o check out) e reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.