Bonito em Março: Guia Completo de Atrações e Passeios
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Viajar para Bonito em março é uma ótima opção para quem quer conhecer esse paraíso sul mato-grossense.
Afinal, esse será um período de baixa temporada, depois das férias escolares, onde o número de visitantes fica bem menor.
Nessa época, muitas atrações ficam com condições perfeitas para visitar e vale a pena conhecer a cidade nesse mês.
Então, se você quer conferir um guia completo de passeios para fazer em Bonito/MS no mês de março, basta continuar a leitura!
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Melhores atrações e passeios de Bonito em março
Março ainda é verão em Bonito/MS e a chuva torna a paisagem da região completamente verde, com um fluxo de água gigantesco correndo nos rios.
Por isso, quem vai fazer uma viagem nessa época para a cidade, encontrará os melhores passeios:
- Gruta do Lago Azul;
- Serra da Bodoquena;
- Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus);
- Balneário Nascente Azul;
- Boca a Onça;
- Gruta de São Miguel;
- Balneário do Sol;
- Estância Mimosa;
- Buraco das Araras em Bonito;
- Praia da Figueira;
- Flutuações.
Agora, confira um pouco mais sobre cada um desses atrativos e veja os seus principais destaques!
Gruta do Lago Azul
A Gruta do Lago Azul é o maior cartão postal da cidade, e o melhor de tudo é que se trata de um passeio perfeito para se fazer por Bonito em março.
O local é uma gruta alagada, com um lago de cor azul lindíssimo e de uma transparência inigualável.
Nesse mês em específico, por ainda ser verão, as condições de iluminação natural da caverna estão ideais. E por ser um momento chuvoso, por lugares cobertos, como é o caso da gruta, são as melhores opções.
Além disso, por março marcar o início da baixa temporada, a quantidade de visitantes por lá é bem menor.
Claro que durante todo o ano as visitas são controladas, com uma quantidade limite de turistas em cada passeio. Mas um fluxo menor de pessoas em Bonito nessa época diminui a concorrência por uma dessas vagas do dia.
Quanto à gruta em si, trata-se de um passeio de contemplação, já que não é permitido entrar no lago da caverna. Assim, os visitantes podem observar a estrutura do local, com as formações geológicas.
Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplaçãoGruta do Lago Azul
Serra da Bodoquena
A Serra da Bodoquena une três das melhores opções de passeios para que pretende ir a Bonito em março: trilhas, cachoeiras e balneários.
O local fica no coração do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e conta com uma mescla de Cerrado e Mata Atlântica. Por isso, possui uma fauna e uma flora magnífica, com uma rica biodiversidade e variações de espécies animais e de plantas.
Tudo começa com uma extensa trilha em meio a mata, com mais de 2,5 km, que oferece poucas elevações, tornando a atividade bem fácil.
Durante todo o percurso, são feitas 8 pausas para curtir as cachoeiras e piscinas naturais que existem por lá.
Em março, assim como os demais rios da região, as águas dos córregos locais estão bem mais altas. E isso é fundamental para quem está atrás desse tipo de passeio, que precisa de correntezas maiores.
Então, depois de uma longa caminhada, chega-se a uma fazenda, com um balneário magnífico. São muitas opções de atividades para se fazer por lá, como as tirolesas. Sem falar, é claro, nos redários para descanso.
Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!Cachoeira da Serra da Bodoquena
Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus)
Outra opção importante de gruta para visitar em março é a Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus).
Diferentemente do Lago Azul, essa é uma caverna seca, ou seja, que não possui nenhum lago em seu interior. Essa característica é também um ponto a se destacar, já que ela permite uma observação completa do local.
Uma lagoa interna, embora seja belíssima, cobre uma parte das estruturas do chão, o que não acontece nos casos de cavidades secas, como em São Mateus.
Além disso, o local tem o diferencial de ser a única gruta com acesso de entrada e saída diferente.
Assim, os visitantes entram em um local, percorrem toda a extensão do interior e saem em outro ponto. Isso faz com que 100% do trajeto seja único.
Nas outras grutas, é preciso ir até certo ponto e depois retornar, com metade do percurso mostrando coisas que já foram visualizadas.
A Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus) fica bem próxima do centro de Bonito/MS, facilitando a combinação com outras atrações.
Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus)
Balneário Nascente Azul
Não são apenas as cachoeiras e grutas, os passeios ideais de Bonito em março. Afinal, os balneários também ganham um enorme destaque nesse período.
Um belo exemplo é o Balneário Nascente Azul, um dos principais desse paraíso de Mato Grosso do Sul.
O local fica bem em um trecho do Rio Bonito, com correntezas mais calmas e águas tranquilas, mesmo nesse período de maior intensidade das chuvas. Por isso, é perfeito para passear com toda a família, incluindo crianças e idosos, dada a segurança da atração.
O destino reserva, além de um ótimo dia de banho nas águas do rio, muita diversão nos atrativos próprios. Esse é o caso da tirolesa aquática, do Aqualokko, da cascata e também da praia de água doce, que completam a atração.
E quem visita o Balneário Nascente Azul consegue ainda percorrer belíssimas trilhas locais, que levam a mirantes e cachoeiras, bem próximas à sede.
Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!Balneário Nascente Azul
Boca da Onça
Assim como a Serra da Bodoquena, a Boca da Onça também é uma ótima opção de passeio com cachoeiras em Bonito/MS. O local conta com uma trilha gigantesca, com cerca de 4,5 km de extensão. Mas também é de fácil acesso.
O trajeto acompanha boa parte do leito do Rio Salobra, com 8 cachoeiras no total. Dessas, 4 são paradas obrigatórias para banho, ajudando a reduzir o cansaço da caminhada.
Fora toda a qualidade das trilhas e quedas d’água, o principal atrativo desse passeio é realmente a cachoeira Boca da Onça.
Ela é a maior de todo o estado do Mato Grosso do Sul, com quase 160 metros de altura, sendo um dos mais importantes pontos turísticos de Bonito/MS.
A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira! Cachoeira Boca da Onça
Gruta de São Miguel
Fechando o complexo das grutas, São Miguel é também uma caverna seca, o que facilita a contemplação do local.
Assim como a Gruta de São Mateus, conta com iluminação artificial, sendo esse um ponto importante a se referenciar.
Trata-se de uma caverna repleta de espeleotemas, como as estalagmites e outras formações geológicas. E a ausência de água deixa todas elas completamente à mostra, com uma visualização perfeita.
A entrada do local é a mesma que a saída, que acontece através de uma escadaria.
A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de BonitoGruta de São Miguel
Balneário do Sol
O Balneário do Sol fica em um belíssimo trecho do Rio Formoso, um dos mais importantes da região. O local oferece uma estrutura completa para banho, com piscinas, e aproveitando também o leito natural do rio.
Quem está em busca de diversão vai encontrar churrasqueiras, quadras de esportes, quiosques, lanchonetes, bares e muito mais.
Fora isso, assim como no Balneário Nascente Azul, é possível curtir as cachoeiras presentes nos arredores.
Não à toa, essa é uma das melhores opções de passeios de Bonito em março, e também no restante do ano.
O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!Balneário do Sol
Estância Mimosa
A Estância Mimosa concentra uma grande quantidade de cachoeiras em sua área, e também entra nessa lista de passeios ideais para o mês de março.
O local possui uma trilha de quase 3 km, seguindo um trajeto próximo ao Rio Mimoso. Ao todo, são 10 cachoeiras presentes durante o percurso, sendo que 9 delas são utilizadas para banho.
O grande diferencial desse atrativo é que ele é muito bem demarcado, com uma trilha devidamente equipada.
Diferentemente de opções como a Serra da Bodoquena, aqui há mais algumas elevações. No entanto, há corrimãos em uma parte considerável do percurso, facilitando a caminhada.
A mata ciliar que acompanha o rio é muito bem preservada, o que favorece a observação da fauna e da flora local.
São muitas espécies de aves que sempre marcam presença no caminho, encantando os turistas.
Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!Estância Mimosa
Buraco das Araras em Bonito
O Buraco das Araras é uma dolina gigantesca que fica em Bonito/MS e reúne uma grande quantidade de aves, que escolheram o local para habitar.
Uma dolina, de uma forma geral, é um tipo de caverna, mas sem teto, sendo apenas uma cratera.
No caso do Buraco das Araras, o lugar acabou se tornando o lar de muitas aves, que geram um espetáculo de visão que os visitantes podem contemplar bem de perto.
Dentre todas as espécies que vivem por lá, a principal é a arara-vermelha, que dá nome ao atrativo. No entanto, muitos outros animais também podem ser encontrados, já que são mais de 150 tipos de aves diferentes, como o udu e o papagaio-galego.
A propósito, o Buraco das Araras detém o recorde de maior dolina de todo o território da América do Sul. São incríveis 500 metros de circunferência e mais de 100 metros de profundidade.
Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!Buraco das Araras
Praia da Figueira
Embora a cidade de Bonito fique bem longe do litoral brasileiro, também é possível encontrar praias por lá. E um belo exemplo disso é a Praia da Figueira, uma praia de água doce que fica às margens de uma lagoa.
Esse é um balneário bem diferente, e que não pode ficar de fora dos passeios de quem viaja para Bonito em março.
O nome meio inusitado veio justamente devido à presença de uma figueira centenária que existe por lá.
Em questão de tamanho, esse é o maior balneário da cidade e que possui uma estrutura gigantesca para receber os visitantes.
Então, além dos banhos em si, é possível curtir atividades como a tirolesa, que tem mais de 50 metros.
E devido à proximidade com o Rio Formoso, os turistas conseguem ainda fazer passeios de flutuação pela área, sendo mais um diferencial a se considerar.
Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!Praia da Figueira
Flutuações
Infelizmente, por ser um período mais chuvoso ainda, o mês de março não é o melhor período para as flutuações. O ideal é curtir esses passeios mais entre os meses de junho e outubro, quando as águas estão mais baixas e menos turvas.
No entanto, Bonito/MS não é chamado de paraíso à toa, e mesmo não sendo a época perfeita, ainda oferece boas condições para quem quer aproveitar as flutuações.
Nesse caso, os destaques vão para o Rio Sucuri, Aquário Natural, Nascente Azul e o Rio da Prata, que são os melhores destinos dentro dessa categoria. Esses passeios aproveitam áreas de nascentes, onde a água está mais cristalina.
O Rio Sucuri, por exemplo, é o mais transparente do Brasil, o que mostra bem a qualidade desses destinos.
Por isso, quem não quiser deixar Bonito/MS, sem conferir uma das principais atividades da região, vale a pena conferir essas alternativas.
A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!Flutuação no Rio da Prata
Como é o clima de Bonito em março?
Bonito em março possui um clima agradável, sendo uma época que marca o fim do verão na região sul mato-grossense.
Nesse período, as chuvas ainda se fazem presentes, e a temperatura varia entre os 22 ºC e os 31 ºC. Justamente por causa disso é que os atrativos mais ligados a um maior fluxo de água se sobressaem em março.
As cachoeiras e os balneários são as melhores opções de passeios, pois o nível da água estará no máximo.
Por outro lado, atrações como as flutuações e mergulhos nos rios não terão a mesma qualidade que nos meses seguintes do ano, mais secos. Isso porque, quando as chuvas passarem, a transparência da água será muito maior.
Então, não é preciso viajar para regiões como a Coreia do Sul, Costa Rica, República Democrática do Congo, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Virgens Americanas, Estados Federados da Micronésia, Costa do Marfim, Ilha de Man, Emirados Árabes Unidos, Antígua e Barbuda, Bósnia e Herzegovina ou África do Sul para curtir um pouco do paraíso!
E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp. Estamos esperando você!
FAQ
Como é Bonito em março?
Bonito em março é marcado pelo fim do maior período de alta temporada, que é na parte da virada de ano, chegando ao carnaval. As chuvas ainda são frequentes nesse mês, mas nada que impeça a locomoção para os atrativos. O verde das matas fica intenso e as cachoeiras acabam sendo grandes destaques, com um fluxo de água altíssimo.