Boca da Onça
Ao todo são 8 cachoeiras, sendo que a principal atração é a Cachoeira da Boca da Onça. Com seus 156 metros de altura, Boca da Onça é a mais alta cachoeira do estado.
- Ideal para famílias, com atividades para todas as idades.
- Interaja com a natureza em 15 pontos de cachoeiras.
- Devido à alta demanda e à conservação do local, as vagas para a Boca da Onça são limitadas.
e receba uma revista com todos os passeios e valores
Detalhes do passeio
Situado no município de Bodoquena, pequena cidade no interior do Mato Grosso do Sul, conhecer a cachoeira Boca da Onça e caminhar pela trilha através do seu complexo é um exercício de deslumbramento ao turista e uma experiência incrível para se guardar na memória.
Por entre trilhas e cachoeiras, com uma mata bastante preservada ao redor, são mais de 4.500 metros de caminhada em meio à natureza, em um turismo de aventura como nenhum outro.
O maior destaque da atração fica por conta de um belíssimo conjunto de cachoeiras, que fazem parte da formação do curso do rio Salobra.
O Passeio de Trilha com Cachoeiras Boca da Onça Ecotour começa a cerca de 3.500 metros, a partir da sede da recepção e passando pelo caminho que inicia o percurso de 4.000 metros através da mata que compõe o leito do Rio Salobra.
O visitante terá o privilégio de caminhar e conhecer 8 cachoeiras, com 4 paradas para se banhar enquanto percorre pela trilha. A principal atração a ser conhecida é a Cachoeira da Boca da Onça. Por motivo dos seus 156 metros de altura, Boca da Onça é a mais alta cachoeira do estado.
Seguindo a caminhada pela trilha, o visitante irá se deparar com uma escadaria de apoio e segurança, com 800 degraus. A escadaria pode ser acessada tanto no sentido de subida, quanto em descida, a depender de qual local o passeio foi iniciado.
Após a primeira metade do trajeto, há a opção de parar para conhecer o quiosque de apoio que conta, em sua estrutura, com bares e sanitários.
Para se voltar ao Receptivo da Boca da Onça, o visitante poderá optar por subir através dos 800 degraus (na hipótese de que o trajeto não tenha começado por esse mesmo local) ou por meio da utilização de um dos veículos de apoio da fazenda, que tem capacidade para levar até 10 pessoas.
🚨 Vagas limitadas em Bonito!
As maravilhas naturais de Bonito são protegidas com acesso restrito.
A disponibilidade muda rapidamente, você pode ficar sem vagas.
- Verifique a disponibilidade para suas datas
- Receba informações atualizadas
- Receba uma revista com todos valores e disponibilidades
🎆 Um pouco da história da cachoeira Boca da Onça, localizada no Mato Grosso do Sul
Existem duas versões diferentes que ajudam a explicar o surgimento do nome dessa cachoeira.
A primeira delas provém de histórias antigas contadas pelo antigo proprietário do local. De acordo com ele, houve um episódio em que o próprio passou por apuros nesse local, na ocasião em que tentou livrar um veado de se tornar o jantar na boca de uma onça.
Paralelamente, a outra versão que ajuda a explicar esse nome, tem origem em um tipo de estrutura existente no local. Trata-se de um enorme paredão de rocha maciça que, quando visto pelos turistas, lembra bastante a face do animal.
Aliás, o paredão é detentor do título de queda mais alta do Mato Grosso do Sul, por causa dos seus 156 metros de altura.
😁 Curiosidades sobre Boca da Onça e dicas para aproveitar o passeio pela trilha
Para aguçar ainda mais a vontade de quem pretende visitar esse Complexo de Trilhas e Cachoeiras, separamos algumas curiosidades relacionadas à atração, bem como dicas para deixar sua experiência ainda mais memorável.
- Todos os visitantes recebem um belíssimo café da manhã antes do início das trilhas. Assim, conseguem iniciar a caminhada já munidos com doses extras de energia.
- Toda a beleza cênica do ambiente que é visto durante o passeio pela trilha é incrível e pode render fotos maravilhosas para recordação, com destaque especial ao Buraco do Macaco.
- Durante o percurso, podem ser encontradas escadas com corrimão de segurança em algumas áreas da trilha. Partindo do tipo do canyon até a base da Cachoeira Boca da Onça, são 866 degraus.
- O viajante pode escolher entre diferentes tipos de trilhas. As distâncias, percursos e intensidade são diferentes. As mais comuns são a Trilha Discovery e a Trilha Adventure.
- Dá para curtir de várias formas, mas a favorita dos turistas é nadar, chegar embaixo da queda d’água e fazer fotos de tirar o fôlego.
- Convém que o visitante leve consigo alimentos leves e frutas na mochila. Como o passeio dura um dia inteiro, o organismo precisa repor suas energias durante a caminhada.
- As refeições oferecidas durante o passeio pelas trilhas são consideradas como parte complementar e fundamental da experiência a ser vivida. Por isso, o almoço é assinado pelo Chef Sylvio Trujillo, célebre chef de cozinha nesta região.
Passeios para combinar com Boca da Onça
Por conta do calcário presente no rio, a água do Rio da Prata é extremamente transparente e ótima para a atividade de flutuação.
Uma gruta que reserva em seu interior um lago subterrâneo com um dos tons de azul mais lindos que um lago poderia ter.
Um passeio entre belíssimas cachoeiras, com direito a um delicioso almoço feito no fogão a lenha.
Essa atividade é ideal para se divertir em grupos maiores de amigos, descendo o Rio Formoso de bóia e vivendo uma grande aventura!
Um passeio para quem gosta desses bichinhos e quer ter a chance de contemplar de perto as revoadas em grupo das Araras.
🍽 Onde comer em Boca da Onça?
O café da manhã é oferecido na fazenda logo de manhã, local de onde se parte para o início do passeio pela trilha.
O passeio que percorre o Complexo de Trilhas e Cachoeiras é concluído com a chegada no receptivo. E é exatamente nesse local que pode ser encontrado um almoço delicioso, preparado na fazenda Boca da Onça.
Tradicionalmente, o almoço é preparado no fogão a lenha. O cardápio é bastante variado, do qual fazem as principais comidas típicas da região.
O restaurante do receptivo também conta com pratos alternativos para os visitantes vegetarianos ou veganos.
O almoço no receptivo, assim como o café da manhã antes do passeio, estão inclusos no valor do ingresso.
🎯 Como acontece o passeio Boca da Onça Ecotour?
Como o passeio pelo Complexo de Trilhas e Cachoeiras dura o dia inteiro, é preciso já estar disposto a iniciar a caminhada logo de manhã. Assim, logo ao chegar à fazenda, o turista já é recebido com um delicioso café da manhã.
Partindo do alto do cânion do Rio Salobra, a mais de 82 metros de altura, é iniciada a trilha, em volta de paisagens magníficas e deslumbrantes. É nesse local também que se localiza a plataforma suspensa, servindo como base de apoio para as atividades de rapel Boca da Onça.
É também nessa mesma plataforma que os visitantes podem conferir a inesquecível vista da Serra da Bodoquena.
Seguindo pela trilha, após poucos minutos de caminhada, a principal atração do roteiro de caminhada surge diante dos olhos dos turistas: a famosa Boca da Onça. Por meio de seus 156 metros, Boca da Onça é a mais alta cachoeira localizada no Mato Grosso do Sul.
Porém, apesar de ser a maior, essa não é a única cachoeira que o visitante irá conhecer durante o seu percurso pela trilha.
Além dela, estão incluídos no roteiro, visitas ao Buraco do Macaco, Poço da Lontra, Cachoeira da Anta, Cachoeira do Jabuti, Cachoeira do Fantasma e a Garganta da Arara.
Por fim, o passeio pelo Complexo de Trilhas e Cachoeiras é encerrado, então, no receptivo. E é nesse mesmo local que o visitante poderá aproveitar para almoçar, descansar e tomar um banho gostoso.
Além disso, no receptivo, o turista tem a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura que o lugar consegue oferecer.
Ao turista, cabe optar entre almoçar no receptivo ou apenas reservar um período de permanência no local. Lá, podem ser encontrados bares, restaurantes, lojas de presentes, salões de jogos e vestiários.
A arquitetura do local é um destaque à parte. Afinal, são diversas esculturas espalhadas e feitas a partir do aproveitamento de madeira.
Ainda no receptivo, é possível também encontrar algumas piscinas de água corrente com peixes, o que rende belíssimas fotos para as redes sociais.
📍Onde fica?
A cachoeira Boca da Onça está localizada na Rodovia Bodoquena, S/N Km 26, Zona Rural.
O local se encontra próximo ao município de Bonito-MS, a cerca de 62 km de distância do centro.
Portanto, partindo do centro, basta seguir pela rodovia que liga Bonito a Bodoquena, a MS-178. Saindo de carro, gasta-se cerca de 1 hora na viagem.
A estrada é boa, sendo a maior parte pavimentada e apenas 13 km de estrada de terra.
Para mais informações sobre ingressos e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas do Roteiro Bonito MS.
🎒
O que levar?
Veja nossa recomendação do que levar!
Tênis confortáveis
Roupas de banho
Protetor solar
Roupas leves
Garrafa com água
Toalhas
Câmera fotográfica
Chapéu ou boné
Dinheiro em espécie
🔖
Informações
importantes
Atente-se para essas recomendações
Duração do passeio: um dia inteiro
Distância de Bonito: 62 km
Idade mínima permitida: 12 anos ou acima de 50 kg
Uso de tênis é obrigatório
Não existe wi-fi nas proximidades
💎
Estrutura
Veja a estrutura que o passeio oferece
Restaurantes
Sanitários adaptados para deficientes
Vestiários
Ducha natural
1 quiosque de apoio na trilha
Loja de souvenires
Restaurante, lanchonete, bar e quiosque
2 piscinas naturais com água corrente
Redário
👍
Itens inclusos
Esse itens estão inclusos
Guarda-volumes
Coletes salva-vidas
Bóias salva-vidas
Almoço
Seguro contra acidentes
Materiais de primeiros socorros
Café da manha
Valores
O que estão dizendo sobre
Boca da Onça
21/07/2022
Lugar espetacular, com vistas incríveis, a trilha é recompensadora com diversas cachoeiras e muitos pontos de banho, principalmente na Discovery, conta ainda com locais para fazer fotos maravilhosas como a janela para o céu, o lugar é super recomendado para você que quer fazer fotos, ter contato com a natureza e se banhar nas belas cachoeiras. Isso tudo sem falar na comida que é um espetáculo a parte e consegue nos trazer um pouco da culinária local durante a estadia.
Eduardo Sartori
21/07/2022
Experiência incrível. Já começa com um café da manhã de dar água na boca. Super organizados. O guia foi ímpar. Trilha tranquila, cachoeiras maravilhosas. Água gelada e muitos degraus... Haha A cor da água neste lugar é simplesmente inacreditável. A cada nova cachoeira eu ficava perplexa. Na volta um super almoço nos esperando. Experiência que guardarei com carinho.
Aline Sather
21/07/2022
Passeio imperdível neste paraíso ecológico com visitas a cachoeiras e locais paradisíacos encravados no meio da floresta. O rapel de 100 metros é pago a parte mas vale muito a pena por ser lindo e o maior do Brasil. O almoço é muito saboroso e está incluso na diária. Se não gostar de correria não parque outros passeios no mesmo dia pois este é bem intenso.
Anderson Bolsa
Escreva sua avaliação
Obrigado por sua avaliação!
Ocorreu um erro ao adicionar sua avaliação!
Preencha todos os campos.
Lugar espetacular, com vistas incríveis, a trilha é recompensadora com diversas cachoeiras e muitos pontos de banho, principalmente na Discovery, conta ainda com locais para fazer fotos maravilhosas como a janela para o céu, o lugar é super recomendado para você que quer fazer fotos, ter contato com a natureza e se banhar nas belas cachoeiras. Isso tudo sem falar na comida que é um espetáculo a parte e consegue nos trazer um pouco da culinária local durante a estadia.
Experiência incrível. Já começa com um café da manhã de dar água na boca. Super organizados. O guia foi ímpar. Trilha tranquila, cachoeiras maravilhosas. Água gelada e muitos degraus… Haha
A cor da água neste lugar é simplesmente inacreditável. A cada nova cachoeira eu ficava perplexa.
Na volta um super almoço nos esperando. Experiência que guardarei com carinho.
Passeio imperdível neste paraíso ecológico com visitas a cachoeiras e locais paradisíacos encravados no meio da floresta.
O rapel de 100 metros é pago a parte mas vale muito a pena por ser lindo e o maior do Brasil.
O almoço é muito saboroso e está incluso na diária.
Se não gostar de correria não parque outros passeios no mesmo dia pois este é bem intenso.