Ceita Corê ou Estância Mimosa: Qual Atração Escolher?
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Conhecida por todo o Brasil, a região de Bonito/MS é uma das mais famosas quando tratamos de ecoturismo. A natureza exuberante atrai visitantes do mundo todo, e entre as opções disponíveis temos duas que geram muitas dúvidas entre os turistas – Ceita Corê ou Estância Mimosa?
No quesito belezas naturais, não há questionamento sobre a qualidade das atrações de Bonito, vide outras conhecidas como a Boca da Onça, a Lagoa Misteriosa e o Rio da Prata.
Mas, como sempre, cada uma tem aquilo que faz dela especial. E não é diferente para Ceita Corê ou Estância Mimosa. Assim, para responder todas as perguntas sobre cada uma das atrações e te ajudar a escolher a melhor para você, preparamos este artigo completo.
Como veremos, trilhas mata adentro, mergulhos e saltos intensos, fauna e flora exótica, comida típica e muito mais está te esperando em ambas.
Quer saber qual é melhor e combina mais com você e sua família e amigos? Basta continuar lendo!
Aproveite e veja também qual a melhor atração entre Ceita Corê ou Rio do Peixe.
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Onde ficam as atrações?
Localizadas entre Bonito/MS e Bodoquena, ambas as atrações fazem parte do rico cenário de ecoturismo da região, ao lado de diversas outras.
Antes de mais nada, saber onde fica Ceita Corê e Estância Mimosa é essencial para o planejamento do roteiro perfeito para sua viagem.
Ceita Corê
A entrada para a Fazenda Ceita Corê se encontra a 36 km da cidade de Bonito, seguindo pela MS-178. Depois, são menos de 4 km até chegar à sede, de onde partem os passeios.
O trajeto até Ceita Corê pode ser feito com carro próprio, alugado ou em transfer coletivo e leva pouco mais de 40 minutos.
Entre as atrações próximas temos o Rio do Peixe e a Gruta do Mimoso.
Estância Mimosa
A Estância Mimosa, por sua vez, fica um pouco mais perto de Bonito, com o percurso total ficando abaixo de 26 km.
Da mesma forma que a atração anterior, para chegar é preciso percorrer a MS-178, desta vez por cerca de 24 km, até a entrada da trilha para a sede.
O trajeto é simples e facilmente percorrido com carro próprio, alugado ou em transfer coletivo.
Nas proximidades ficam outras atrações incríveis, como o Recanto Ecológico Rio da Prata e o Parque das Cachoeiras.
Ceita Corê ou Estância Mimosa: tem diferença?
Assim como várias outras atrações da região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o principal motivador para a visita às duas atrações foco deste artigo é o mesmo – entrar em contato com uma natureza exuberante.
E disto ambas localidades estão cheias!
Mas logo encontramos muitas diferenças entre Ceita Corê e Estância Mimosa quando conhecemos melhor cada opção.
Na primeira, o destaque fica justamente com as belezas naturais do local, que é repleto de rios e cachoeiras.
Ceita Corê oferece um turismo hídrico sem comparações, onde a água e seus caminhos são não apenas plano de fundo, mas também protagonistas.
Por outro lado, Estância Mimosa preenche suas trilhas mais curtas com diversas atividades e um roteiro um pouco mais radical, como veremos.
Há muito para se fazer dentro e fora da sede, o que promete chamar a atenção de boa parte dos turistas.
Ceita Corê ou Estância Mimosa: como são os atrativos?
Entre águas cristalinas, natureza viva e intocada, animais silvestres para se observar e, não menos importante, culinária típica da região, Ceita Corê e Estância Mimosa são fortes concorrentes para ganhar o disputado tempo dos turistas que visitam Bonito/MS.
Assim sendo, para te ajudar a escolher aquela atração que melhor combina com você, vamos detalhar a fundo o que há para ver, experimentar e fazer em cada um dos passeios.
Ceita Corê
Logo ao chegar em Ceita Corê, você já estará dentro do passeio, pois a fazenda de mesmo nome já é um prédio histórico, com 50 anos de sua construção. A arquitetura enche os olhos e traz todo o charme bucólico da vida no campo.
O próprio nome carrega muito da história da região – em tupi-guarani, “ceita corê” significa “terra de meus filhos”. Nome bastante propício, pois o local verdadeiramente abraça a todos com uma mãe.
Aqui a diversão é dividida em duas etapas, uma matinal e outra vespertina.
De manhã você é levado de carro até o início da trilha, que fica a 5 km da sede.
Então, partindo de lá, é a hora de se aventurar na trilha que tem 4.000 metros de extensão. Apesar de ser uma caminhada longa, ela é mais simples que a de outros locais da região e é considerada fácil
Assim sendo, é ideal mesmo para quem possui certas dificuldades ou limitações de movimentos. De toda forma, é sempre melhor checar de antemão se é recomendado ou não a virgem nestes casos.
Durante esta trilha, com duração de cerca de 3 horas, é que está a aventura em Ceita Corê. No percurso são visitadas 7 cachoeiras, sendo que em 6 é permitida a entrada para banho. As águas são cristalinas e super refrescantes.
Para dar maior visibilidade ao percurso da água e permitir travessia segura, a trilha interpretativa passa por 4 pontes suspensas e diversas plataformas. São lugares lindos, perfeitos para momentos de contemplação e fotos da exuberante mata ciliar.
Além disso, na água é possível brincar e participar de atividades, como trampolim e tirolesa. Perfeito para crianças e adultos também.
Voltando da trilha matinal, todos podem recuperar as energias na fazenda, com suas belas áreas e, claro, um almoço caprichado com o melhor da culinária sul-mato-grossense.
Por fim, na parte da tarde, mais uma vez você partirá para o meio do mato. Desta vez a visita será à nascente do Rio Chapena, que reserva ainda mais emoção para aqueles turistas mais ousados.
Isto porque, junto da nascente, há uma caverna semi-inundada com 158 metros de profundidade. Caso se sinta corajoso poderá praticar apneia, mergulho apenas com ar dos pulmões, na caverna da nascente.
Então, após um dia cheio, você poderá se despedir de Ceita Corê com um belo café da tarde servido na fazenda.
Infraestrutura local
- Área de descanso
- Banheiros
- Ducha
- Piscina
- Estacionamento
- Guarda volumes
- Wi-Fi
- Lago
- Área de fumantes
- Restaurante
- Vestiário
- Playground
O que está incluso no passeio?
- Acompanhamento de guia
- Colete salva-vidas
- Seguro acidentes
- Estacionamento
- Almoço
Estância Mimosa
Estância Mimosa dá aos visitantes a oportunidade de visitar uma das trilhas mais famosas do Brasil, dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Ou seja, é uma mata deslumbrante, totalmente preservada e que reserva muitas surpresas ao longo do dia.
Justamente por ser uma RPPN, as visitas à Estância Mimosa são muito reservadas. O passeio é feito em grupos de, no máximo, 12 pessoas, e é sempre acompanhado por guia.
Na parte da manhã, o grupo sai para fazer a famosa Trilhas e Cachoeiras. O percurso começa a 1,8 km da sede e tem extensão de 2.800 metros. Ao longo do caminho você poderá observar 10 cachoeiras belíssimas e se banhar em 9 delas.
Apesar de mais curta que Ceita Corê, não se deixe enganar, pois a trilha de Estância Mimosa é repleta de emoção.
Mirantes e passarelas ao longo dela garantem paisagens de tirar o fôlego, que fazem valer a caminhada pelas escadas e passarelas que também irão tirar seu ar.
Já na Cachoeira do Salto, como o nome diz, quem estiver mais animado poderá saltar de 5 metros de altura direto na água cristalina! Uma aventura para poucos, mas muito recompensadora.
Mas não para por aí.
Dos quase 3 quilômetros de trilha, 500 metros são feitos a bordo de barco elétrico movido a energia solar. Esse passeio tranquilo estreita ainda mais a distância com a natureza local e fica marcado na memória de quem visita a região.
No final da manhã todos retornam para a casa, onde podem se deliciar com a culinária regional em um farto almoço.
Durante a tarde não há trilhas, porém, os visitantes podem continuar se divertindo com as diversas atividades disponíveis na fazenda.
Entre elas estão passeio a cavalo, observação de aves nativas e sessão de fotos. Estes não estão inclusos no pacote, devendo ser pagos à parte, mas são super recomendados para quem deseja aproveitar de todas as formas a Estância Mimosa.
Antes de encerrar, vale ressaltar que Estância Mimosa, como vimos, traz um grau a mais de intensidade e aventura. Justamente por isso há certas normas que limitam quem pode fazer a trilha.
Por exemplo, visitantes em gravidez de risco ou com mais de 24 semanas não poderão fazer as atividades, assim como aqueles que possuem certas condições, como epilepsia, histórico de AVC, anafilaxia, problemas respiratórios e cardíacos, labirintite e outras restrições que levem à perda de consciência.
Como sempre, recomenda-se entrar em contato para obter maiores informações.
Infraestrutura local
- Área de descanso
- Banheiros (incluindo para cadeirante)
- Ducha
- Estacionamento
- Guarda volumes
- Wi-Fi
- Lago
- Restaurante
- Vestiário
O que está incluso no passeio?
- Acompanhamento de guia
- Colete salva-vidas
- Seguro acidentes
- Estacionamento
- Almoço
O que levar para os passeios?
Alguns itens serão bastante úteis tanto para quem visitar a Ceita Corê quanto para quem escolher a Estância Mimosa.
Anote o que você não pode deixar de levar:
- Câmera, máquina fotográfica ou celular
- Roupas leves
- Roupas de banho
- Toalhas
- Protetor solar
- Repelentes
- Sapatos fechados
- Chinelo
- Dinheiro
Prós e contras: Ceita Corê
Para quem ainda tem dúvidas se visitar Ceita Corê é a escolha certa, separamos a seguir os pontos positivos e negativos da atração.
Prós
- Natureza exuberante e bem conservada
- Múltiplos locais de banho ao longo da trilha
- Visita à nascente do Rio Chapena e caverna submersa
- Almoço saboroso
- Café da tarde
- Trilha leve e acessível
- Tirolesa e trampolim
Contras
- Ausência de atividades fora das trilhas
- Trajeto longo
- Poucas paradas para banho em comparação a outros locais
Prós e contras: Estância Mimosa
Para decidir de vez de Estância Mimosa é a atração feita para você, confira abaixo os prós e contras do passeio.
Prós
- Quase todas as cachoeiras são propícias para banho
- Diversas atividades na fazenda, como cavalgada e observação de aves
- Almoço típico sul-mato-grossense
- Plataforma de salto de 5 metros
- Passeio à barco
- Múltiplos mirantes e passarelas
- Forte presença de animais da região, tanto nativos quanto domésticos
Contras
- Trilha mais intensa, incluindo escada íngreme
- Falta de atividades inclusas no pacote durante a tarde
- Passeio não recomendado para parte do público
- Trilha mais curta
Entre Ceita Corê ou Estância Mimosa, afinal, qual o melhor passeio?
Após apresentar tudo o que as atrações oferecem, as atividades em cada lugar e seus prós e contras, resta analisar qual escolha é melhor entre Ceita Corê ou Estância Mimosa.
Obviamente, toda escolha sempre depende do que você, visitante, deseja. Portanto, cabe a você entender qual o seu perfil de turista, o que está mais animado para ver e como quer curtir determinada época do ano ou região.
De toda forma, entre as duas opções apresentadas hoje, temos uma clara distinção.
Ceita Corê é um passeio mais leve, com uma trilha que, apesar de longa, não apresenta grandes dificuldades. Há momentos de emoção e aventura, como o mergulho na caverna semi-inundada, mas, no geral, é tudo bastante tranquilo.
Lá também você tem um dia mais completo de visitação, com programação durante a manhã e tarde. Porém, não há grande diversidade de atividades.
Já Estância Mimosa é um passeio mais conciso, com trilha curta e atividades apenas pela manhã. No entanto, lá conta com atrações mais diversas, como passeio de barco, salto e opções na fazenda, além de uma caminhada mais intensa.
Por fim, ambas escolhas possuem almoço de alta qualidade e um ambiente repleto de paz, natureza e muitas oportunidades para relaxar e tirar fotos.
Assim sendo, podemos dizer que a Ceita Corê é a escolha ideal para quem deseja um passeio mais tranquilo e para quem curtir com leveza a região de Bonito/MS.
Já a Estância Mimosa é mais recomendada para quem deseja maior intensidade, com emoções e suor na camisa.
Seja qual for sua escolha, com certeza irá se divertir bastante e sairá com gostinho de quero mais do ecoturismo sul-mato-grossense.
Dessa forma, esteja você visitando pela primeira vez a região ou retornando para aproveitar mais da beleza de Bonito/MS, conte conosco, da Roteiro Bonito MS.
Há muitos outros passeios em Bonito, como a Cachoeira do Sinhozinho, a Serra da Bodoquena, a Gruta do Lago Azul, o Buraco do Macaco e o Parque Ecológico Rio Formoso, por exemplo, que você vai amar conhecer.
Entre em contato pelo WhatsApp ou e-mail e venha conhecer as belezas de Bonito!