Passeios em Bonito Para Quem Não Sabe Nadar: 6 Atividades Muito Divertidas
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é repleto de incríveis belezas naturais e muitas atividades. Inclusive, há vários passeios em Bonito para quem não sabe nadar.
De fato, opções de passeios em Bonito para quem não sabe nadar não faltam! O turista não precisa ter contato com a água, se não desejar ou então, pode participar de atividades na água, em que saber nadar não é um pré-requisito.
Vamos ver, então, quais são os passeios em Bonito para quem não sabe nadar.
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Passeios em Bonito para quem não sabe nadar
Podemos dividir os passeios em Bonito para quem não sabe nadar em dois grandes grupos: passeios com contato com a água e passeios sem contato com a água (contemplativos).
Flutuação
A flutuação é uma atividade bastante popular em Bonito. Através dela, o turista consegue observar cardumes, com milhares de peixes, plantas e toda a exuberância da natureza em locais como o Aquário Natural de Bonito, Nascente Azul, Recanto Ecológico Rio da Prata e no Rio Sucuri, por exemplo.
Para a flutuação, o turista não precisa se preocupar em não saber nadar. Isso porque quando o turista compra o voucher para o passeio na melhor agência de turismo de Bonito, já estão inclusos todos os equipamentos necessários para a prática da atividade com segurança, além do guia credenciado.
Os equipamentos incluem roupa de neoprene, um tecido que promove isolamento térmico, além de ser 70% flutuável. Além da roupa de neoprene, o turista também recebe o colete salva-vidas, segundo seu peso. Assim, esse turista fica 100% flutuável e pode realizar a atividade tranquilamente, em segurança, mesmo sem saber nadar.
Tanto que a flutuação é recomendada para crianças, a partir dos 4 anos. Ou seja, uma atividade bastante segura, que pode ser realizada tranquilamente, inclusive por quem não sabe nadar, mais ainda quer ter contato com a água.
Passeio de bote pelo Rio Formoso
Outro passeio em Bonito indicado para quem não sabe nadar, mas ainda assim deseja ter contato com a água é o passeio de bote pelo Rio Formoso.
O passeio de bote pelo Rio Formoso é uma atividade tranquila, mais calma que o rafting, por exemplo, em um bote em que vão ao menos 8 turistas (no máximo 12), ou seja, não há risco de o bote virar. Assim, esses turistas podem desbravar o curso de água com 6km de descida, em um bote inflável e super seguro, acompanhado de guias e remadores.
As águas cristalinas do rio mais famoso de Bonito atraem turistas o ano todo, mas é bom saber que o trecho onde acontece o passeio de bote no Rio Formoso é mais largo e fundo, passando a impressão de que é menos cristalino do que as águas da nascente. Porém, isso não impede que a diversão esteja garantida e que o contato com a natureza seja menos encantador.
Passeios contemplativos
Os passeios contemplativos são aqueles em que o turista não deseja ter contato com a água. Vamos ver quais são esses passeios.
Gruta do Lago Azul, Gruta São Miguel e Gruta da Catedral
A vista à Gruta do Lago Azul, Gruta São Miguel e Gruta da Catedral compõe alguns passeios contemplativos, indicados para aquele turista que não sabe nadar e não deseja ter contato com a água.
Esses são pontos turísticos incríveis de Bonito, nos quais é possível observar todas as formações calcárias e estruturas geológicas chamadas espaleotemas.
Na Gruta da Catedral, por exemplo, em seu interior, os turistas vão encontrar formações geológicas geradas naturalmente pela água durante milhões de anos, como estalagmites, estalactites, coraloides e colunas de tamanhos e cores diferentes, que lembram a arquitetura externa das catedrais medievais góticas.
Cachoeiras
Contemplar as diversas cachoeiras existentes nos vários passeios de Bonito também pode ser bastante indicado para quem não sabe nadar. Afinal, a parada para banho acaba sendo opcional, ou seja, se o turista não desejar, não precisa entrar na água.
Dentre as diversas cachoeiras que compõe o cenário de Bonito e seus arredores, vale a visita à Cachoeira do Rio do Peixe, localizada a 33km de Bonito.
A caminhada pela trilha passa por animais silvestres, cachoeiras e piscinas naturais, pelas quais podem ser observados os cardumes com milhares de peixes. Ao final, o visitante ainda pode desfrutar de um apetitoso almoço no restaurante da fazenda.
O passeio por Rio do Peixe é um dos pioneiros na categoria ecoturismo, reservando ao visitante um dia cheio de natureza para que ele possa desfrutar. De fato, o ideal é reservar um dia todo para essa atração.
A Cachoeira Boca da Onça fica localizada na cidade de Bodoquena, vizinha à Bonito. São mais de 4.500 metros de caminhada em meio à natureza, em um turismo de aventura como nenhum outro.O maior destaque da atração fica por conta de um belíssimo conjunto de cachoeiras, que fazem parte da formação do curso do rio Salobra.
Nesse passeio, o turista encontra um total de 8 cachoeiras, sendo a principal a Cachoeira Boca da Onça, com seus incríveis 156 metros de altura. Para quem não sabe nadar, não há necessidade de entrar nas paradas para banho, podendo somente contemplar a beleza da natureza em todo seu esplendor.
Buraco das Araras
Outro passeio para quem não sabe nadar muito interessante em Bonito é o Buraco das Araras. Mais de 100 araras diferentes, voando de um lado para outro. Quer espetáculo maior?
No Buraco das Araras, o turista encontrará não somente a famosa arara-vermelha, mas também diversas outras aves, tais como udu, murucututu, pica-pau-louro, falcão-relógio, gralha-do-pantanal, papagaio-galego, quero-quero, rolinha e suindara. Aliás, esse é um dos motivos que atraem tantos estudiosos e turistas para o local.
A dolina tem mais de 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência. Além disso, abriga mais de 150 espécies de aves. É um verdadeiro espetáculo da natureza!
BioPark
O BioPark, em Bonito, é um passeio ideal para a família, no qual certamente você e a criançada vai aprender muito sobre animais silvestres.
Para quem deseja um roteiro com maior contato com a natureza e o belo trabalho feito de reabilitação de animais silvestres, não pode deixar de visitar o BioPark.
Lá, o turista verá animais silvestres que não podem voltar à natureza, mas tratados com carinho e muito respeito. Dentre esses animais, o turista encontrará o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o macaco-prego, a onça-parda, o bugio-preto, dentre vários outros.
Atividades de aventura
Por último, dentre os passeios em Bonito para quem não sabe nadar, as atividades de aventura, como o quadriciclo também são bastante indicadas.
Se você acredita que atividades de aventura são somente rafting ou rapel, experimente o passeio de quadriciclo em uma das diversas trilhas de Bonito. Opções de trilhas para quadriciclo em Bonito não faltam: trilha Boiadeira e Rota Zangaia são duas excelentes opções.
Para essas atividades de aventura, o turista não precisa ter Carteira Nacional de Habilitação e até mesmo crianças, a partir de 10 anos, podem pilotar o modelo de quadriciclo infantil, com menos cilindradas.
Portanto, diversão não vai faltar para toda a família! Afinal, não faltam muitas opções de passeios em Bonito, inclusive para quem não sabe nadar.