Refúgio Ecológico Caiman é Bom? Passeio Vale a Pena? Confira
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Quando se fala em ecoturismo, um dos locais mais procurados pelos turistas é a região do Pantanal sul-mato-grossense. E é exatamente nessa região que fica o Refúgio Ecológico Caiman. Mas, afinal, será que o Refúgio Ecológico Caiman é bom? Quais são as atrações para os turistas e vale a pena visitar esse local?
Vamos tirar todas suas dúvidas e dar um veredito se o Refúgio Ecológico Caiman é bom mesmo. Confira!
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
O que é o Refúgio Ecológico Caiman?
São 53 mil hectares, de preservação da natureza, beleza do Pantanal e infraestrutura para o turista que deseja aproveitar um local propício para quem ama o ecoturismo.
Isso é um resumo do Refúgio Ecológico Caiman, localizado no município de Miranda, a 236 quilômetros de Campo Grande.
Esse local fica em uma fazenda de gado denominada Estância Caiman. Assim, o Refúgio Ecológico Caiman virou um ponto de ecoturismo, por contar com 2 pousadas e muito contato com flora e fauna pantaneira.
Quem já visitou diz que o Refúgio Ecológico Caiman não deixa nada a desejar aos luxury retreats de safári na África.
A diferença é que nesse local há um ciclo sustentável de pecuária, ecoturismo e geração de conhecimento.
Assim, o Pantanal é o bioma brasileiro mais preservado na atualidade, com 80% da vegetação preservada e faz parte da cultura pantaneira o respeito pelo meio ambiente.
Ecoturismo no Refúgio Ecológico Caiman é bom?
A Caiman foi pioneira a adicionar o ecoturismo como parte integrante da sua missão.
Com isso, há mais de 30 anos, o Refúgio Ecológico Caiman reúne acomodações extremamente confortáveis, com excelente infraestrutura, para o turista que deseja se hospedar no local, além de experiências na natureza, comandadas por especialistas.
Projeto Onçafari
Trata-se de uma iniciativa pioneira para a conservação do Pantanal, por um safári fotográfico diferente, visto que os animais não perdem suas características selvagens.
Além de promover renda para os habitantes locais, o projeto também desmistifica a onça-pintada, apontado pelos turistas, como uma das grandes e imperdíveis atrações do local.
Dessa forma, o Onçafari Ecoturismo trabalha para que animais como as onças-pintadas e o lobo-guará deixem de encarar veículos de safári como uma ameaça.
Além disso, há diversas palestras ministradas para os turistas, visando conscientizar sobre a importância desses predadores na natureza e envolvendo os turistas no processo de conservação dessas espécies.
Instituto Arara Azul
Fundada em 1990, pela Dra. Neiva Guedes, o Instituto Arara Azul ajudou a retirar o animal símbolo da resistência pantaneira da lista de animais em extinção.
Quem está como hóspede do Refúgio Ecológico Caiman pode optar pelo Turismo de Observação do Projeto Arara Azul.
Assim, os turistas conseguem observar as araras livres na natureza, acompanhar as pesquisas feitas no Instituto e os excelentes resultados obtidos no decorrer dos anos.
É uma experiência diferente e bastante gratificante para quem gosta de animais.
Projeto Papagaio-Verdadeiro
Criado e comandado pela zootecnista Gláucia Seixas, o Projeto Papagaio-Verdadeiro busca divulgar informações sobre essa ave desde 1997.
Além disso, cria o registro dessas aves e avalia o impacto do ser humano na vida desses animais.
Projeto Tapirapé
O projeto Tapirapé foi um projeto criado em conjunto com o Onçafari, cujo objetivo é conhecer melhor e proteger as antas, um animal bastante vulnerável, que pode sofrer com a ação do ser humano, sobretudo com desmatamento, atropelamentos e incêndios florestais.
Reserva Particular do Patrimônio Natural Dona Aracy
Por último, essa é uma unidade de conservação. Não é acessível aos turistas, mas compreende 5,6 mil hectares e animais variados transitando livremente pelo local. É mais de um décimo do território do Refúgio Ecológico Caiman.
Com isso, há nessa região diferentes tipos de habitats, nessa área protegida, com fauna e flora se espalhando pelo cerrado, campinas e cordilheiras.
Hospedagem no Refúgio Ecológico Caiman
A pousada principal chama-se Casa Caiman (ou Pousada Caiman) e conta com 10 suítes, com ar condicionado, TV de tela plana, sala climatizada e muito conforto.
Turistas que já compareceram à pousada deram nota 4,5 (sendo a nota máxima 5), ou seja, ótima, para a hospedagem no Refúgio Ecológico Caiman.
Há também opções das vilas privativas, pousada Cordilheira e pousada Baiazinha, com 5 ou 6 quartos, que podem ser reservadas para grupos maiores, tendo ainda à disposição todo o serviço hoteleiro, além dos guias especializados em fauna e flora, denominados Caimaners.
Assim, os Caimaners são graduados, bilíngues e acompanham os turistas em todos os passeios e atividades, além de terem treinamento em primeiros-socorros.
Outra informação importante é que os passeios também contam com os chamados Guias de Campo, moradores e nativos da região. Esses guias conhecem a natureza e a cultura do ambiente como mais ninguém.
Atividades para os turistas
No Refúgio Ecológico Caiman, existem diversas atividades para os turistas. As atividades regulares estão inclusas na diária de quem se hospeda no Refúgio Ecológico Caiman.
Existem também atividades opcionais, para a escolha do turista, caso ele queira fazer essas atividades à parte, com um custo cobrado.
Safári
O safári inclui o embarque dos turistas em carros abertos para admirar a vida selvagem do Pantanal.
Belas paisagens não irão faltar, além da experiência incrível de estar tão perto da vida selvagem. Como os turistas afirmam: não deixa nada a desejar aos melhores safáris de luxo na África.
Focagem noturna
Na focagem noturna, você pode acompanhar animais em um período noturno como jaguatirica, tamanduá, onças e jacarés. Veja seus hábitos e explore como esses animais se comportam no período noturno.
Caminhada ecológica
Trilhas incríveis para imersão na mata e na cultura pantaneira. Ideais para quem quer o contato próximo com a mata e desbravar caminhos, porém, sempre com guias especializados e máxima segurança.
Canoa canadense
Deslize com tranquilidade pela baía em uma canoa e acompanhe o pôr do sol, com o céu mudando de cor e uma paisagem belíssima do Pantanal.
Cavalgada – atividade opcional
A cavalgada é uma das atividades opcionais, ou seja, as cavalgadas não estão inclusas na diária de quem se hospeda no Refúgio Ecológico Caiman. Mas, vale muito a pena, pois é o jeito mais pantaneiro de se observar o bioma e interagir com a natureza.
O passeio dura cerca de 3 horas, percorrendo diferentes paisagens e com surpresas incríveis pelo caminho.
Afinal, existe algo mais pantaneiro do que sair em uma cavalgada, em grupo, pelas grandes áreas do Cerrado, em contato com a mata e toda exuberância da fauna pantaneira?
Além da cavalgada, as atividades opcionais disponíveis para o turista são o passeio Onçafari, a visita ao Instituto Arara Azul e a Observação de Aves.
Como chegar ao Refúgio Ecológico Caiman?
Localizado na zona rural do município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, o turista pode chegar ao Refúgio Ecológico Caiman vindo de Campo Grande (236 km de distância), por avião, pousando no aeroporto da capital do Mato Grosso do Sul e seguindo de carro até o local, sendo 3h30 de viagem de carro.
Outra opção é vir por Bonito, também no Mato Grosso do Sul. Há menos opções de voos, mas Bonito está mais próximo, a 182 km de distância.
Afinal, o Refúgio Ecológico Caiman é bom?
Pode-se ver quantas atividades e passeios estão disponíveis no Refúgio Ecológico Caiman, além da qualidade da hospedagem, avaliada pelos próprios turistas como ótima.
Portanto, é nosso veredito afirmar para quem procura uma viagem ligada ao ecoturismo que o Refúgio Ecológico Caiman é bom sim!
Lá você encontrará toda infraestrutura necessária, conforto e muito contato com a natureza, além de paisagens inesquecíveis do Pantanal. Vale muito a visita.
Aliás, você pode contar com a agência especializada Roteiro Bonito MS. Cuidamos de cada detalhe para você aproveitar sua viagem sem se preocupar com nada. Entre em contato por WhatsApp ou e-mail e agende sua próxima aventura!
E se você precisa de ainda mais informações antes de planejar sua viagem, acesse nosso site e baixe um e-book, um guia gratuito, com os valores atualizados dos passeios em Bonito, e poupe horas na montagem do roteiro.
Até a próxima!
2 respostas
Parabéns por a úteis informações, muito interessante, estou pensando ir ao Pantanal em Novembro, que você me recomendaria conhecer ? Talvez teria uma semana de férias . Agradeço muito se for possível me informar, Obrigada
Olá! Muito obrigado pelo comentário e pela sua gentileza! Fico feliz que as informações foram úteis para você.
Em novembro, o Pantanal estará em uma fase bastante especial. Esse período é conhecido pelo fim das cheias e o início da época seca, o que faz com que muitos animais se concentrem nas áreas mais baixas, proporcionando ótimas oportunidades de observação da vida selvagem.
Como você terá uma semana de férias, eu recomendaria começar por Bonito, que fica próximo ao Pantanal e é famoso por suas águas cristalinas, rios, grutas e cachoeiras. Aqui você pode fazer flutuações, mergulhar e curtir a natureza.
Depois, no Pantanal, você pode explorar fazendas de turismo ecológico que oferecem safáris fotográficos, passeios a cavalo e trilhas para observação da fauna e flora. A Transpantaneira, por exemplo, é uma ótima rota para quem quer se aventurar mais fundo no Pantanal.
Se tiver alguma dúvida ou quiser mais dicas, estou à disposição para ajudar! Espero que sua viagem seja incrível! 😊