O que fazer em Bonito sem ser mergulho? 10 Atividades para Aproveitar na Viagem
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Bonito é a capital do ecoturismo no Brasil, que recebeu mais de 200.000 turistas em 2022. Mas, muitos podem pensar que Bonito só tem mergulho. E não! Então, vamos te descrever o que fazer em Bonito sem ser mergulho. Há diversas atividades para você se divertir em Bonito e que não envolvem mergulho.
De fato, o mergulho com cilindro é uma atividade muito procurada em Bonito. Porém, Bonito não fica restrito à prática de mergulho, sendo um local propício para receber e atender diferentes públicos, desde crianças, adultos, até a melhor idade, com atrações para todos.
Então, se você está interessado (a) em visitar Bonito, mas quer atividades que não envolvem mergulho, saiba que existe muito a te oferecer em Bonito. Confira o que fazer em Bonito sem ser mergulho.
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
O que fazer em Bonito sem ser mergulho?
Contando com uma natureza exuberante, muita fauna e muita estrutura para receber o turista, Bonito é destino certo para quem procura contato com a natureza e muita diversão. Assim, vamos descrever passeios em Bonito que não envolvem a prática de mergulho.
Flutuação
Você sabe o que é flutuação? Flutuação é colocar uma máscara, um snorkel, um colete salva-vidas e poder observar, diretamente, toda a riqueza de peixes e plantas nos mais belos rios. No caso de Bonito, opções para flutuação não faltam na região.
A flutuação no Rio Sucuri, por exemplo, envolve as águas mais cristalinas do Brasil, considerado um dos três melhores locais do mundo para a prática de flutuação.
Além da flutuação no Rio Sucuri, outras opções de locais incríveis para quem deseja fazer flutuação em Bonito não faltam: flutuação no Aquário Natural, flutuação Nascente Azul, flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa.
E se você acha que flutuação é só para adultos, saiba que ela pode ser realizada, em alguns lugares, até por crianças de 4 anos! Portanto, a flutuação é indicada para todos que desejam ver a beleza dos peixes e das plantas de Bonito.
Essa é a primeira dica de o que fazer em Bonito sem ser mergulho: flutuação, bastando escolher onde você deseja realizar essa atividade.
Vale ressaltar que todo passeio de flutuação conta com guia especializado, o qual já está incluso no passeio quando você o adquire com a melhor agência de turismo de Bonito.
Trilhas e cachoeiras
As trilhas em Bonito desembocam em lindíssimas cachoeiras, nas quais o visual magnífico encanta a todos. Há diversas opões de diferentes trilhas, algumas mais íngremes, outras mais suaves e muitas cachoeiras.
Alguns destaques são Boca da Onça, localizada na cidade de Bodoquena, vizinha de Bonito. Nesse passeio, o turista encontrará por entre trilhas e cachoeiras, uma mata bastante preservada ao redor, mais de 4.500 metros de caminhada em meio à natureza, em um turismo de aventura como nenhum outro.
O maior destaque da atração fica por conta de um belíssimo conjunto de cachoeiras, que fazem parte da formação do curso do rio Salobra. O Passeio de Trilha com Cachoeiras Boca da Onça começa a cerca de 3.500 metros, a partir da sede da recepção e passando pelo caminho que inicia o percurso de 4.000 metros através da mata que compõe o leito do Rio Salobra.
O visitante terá o privilégio de caminhar e conhecer 8 cachoeiras, com 4 paradas para se banhar enquanto percorre pela trilha. A principal atração a ser conhecida é a Cachoeira da Boca da Onça. Por motivo dos seus 156 metros de altura, Boca da Onça é a mais alta cachoeira do estado.
Outras cachoeiras que merecem a visita em Bonito
As Cachoeiras do Rio do Peixe são outro espetáculo à parte. São 11 cachoeiras no total, localizadas a 33 km de Bonito e que demandam um dia inteiro do visitante, mas que valem cada segundo. Ao final do passeio, o turista ainda pode desfrutar de uma deliciosa refeição, na fazenda.
E por falar em fazenda, a fazenda Ceita Corê também inclui trilhas de caminhadas e inúmeras cachoeiras, além da tradicional comida de Mato Grosso do Sul. Um passeio imperdível!
As 9 cachoeiras da Estância Mimosa possuem passarelas suspensas e mirantes, para as mais belas vistas da Serra da Bodoquena.
Aliás, se você está em dúvida se é melhor escolher Ceita Corê ou Estância Mimosa, esse nosso comparativo pode ajudar.
E como não falar do Parque das Cachoeiras? Essa atração imperdível de Bonito recebe milhares de turistas, anualmente, que desejam se encantar pelas belezas naturais de suas 7 cachoeiras, considerado o coração de Bonito.
Passeios de aventura
Você quer ir à Bonito em busca de adrenalina e aventura? Então, Bonito é o local ideal para quem deseja a prática de esportes ligado ao ecoturismo, como o Boia Cross, além de diversas tirolesas e rapel.
Locais para a prática desses passeios de aventura não faltam: o visitante pode escolher entre o Eco Park Porto da Ilha, ou então no Parque Ecológico Rio Formoso.
Para isso, basta adquirir o voucher para essas atrações. Aventura não falta em Bonito!
O que fazer em Bonito sem ser mergulho: visitar os balneários
Balneários são locais repletos de natureza, em que você pode aproveitar para relaxar durante um dia todo, com toda sua família, ou então praticar flutuação e até esportes ligados ao ecoturismo, como o Stand Up Paddle, por exemplo.
Os balneários têm estrutura para que o turista passe o dia no local. Dessa forma, além de vários locais para admirar as paisagens, poder fazer flutuação, quiosques, você também encontra restaurantes, para se alimentar com diferentes pratos da culinária local.
Dessa forma, balneários são ótimas opções do que fazer em Bonito sem ser mergulho e locais para toda família se divertir muito!
Vale lembrar que atividades como andar de caiaque ou Stand Up Paddle devem ser contratadas à parte com a agência de viagens.
Grutas
Por último, Bonito oferece diversas grutas, para quem deseja entrar em contato com essas belezas naturais incríveis. Vale o destaque para a Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais mais visitados de Bonito.
Além das formações rochosas admiráveis, o ponto alto desse atrativo é admirar as águas azuladas, cujo efeito é dado pela luz do sol que incide sobre o calcário no fundo do lago azul. É por isso que sempre mencionam a Gruta do Lago Azul quando alguém procura o que fazer em Bonito.
Já a Gruta do Mimoso, além da contemplação, permite também o mergulho em suas águas profundas, que podem chegar até 70 metros de profundidade! Porém, como estamos descrevendo passeios para você fazer em Bonito que não seja mergulhar, saiba que você também pode fazer flutuação nesse local.
Outro detalhe importante: o passeio na Gruta do Mimoso chegou a ficar fechado por 15 anos! Isso devido a problemas familiares de herança. Nesse período, a gruta foi invadida e muitas estalactites, quebradas. Portanto, vale a pena incluí-lo no seu roteiro de viagem a Bonito, antes que feche novamente.
A Gruta da Catedral era conhecida como Gruta de São Mateus e ocupa 50 hectares. Lá, o visitante encontrará no interior da gruta, formações geológicas geradas naturalmente pela água durante milhões de anos, como estalagmites, estalactites, coraloides e colunas de tamanhos e cores diferentes, que lembram a arquitetura externa das catedrais medievais góticas. Daí o nome da gruta atualmente.
Afinal, o que fazer em Bonito sem ser mergulho?
Deu para perceber como há inúmeras opções de locais e atrações em Bonito que não envolvem mergulho. Desde a flutuação, visita aos balneários, grutas, trilhas e passeios de aventura. E certamente você encontrará várias opções de passeios, não importa sua idade, se você está indo à Bonito sozinho ou em família.
Bonito te receberá de braços abertos, com muita estrutura e diversão, sendo uma viagem inesquecível!