Terroir Pantanal: Passeio Perfeito Para Quem Ama Vinho!

Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietária da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.

Se você adora vinho, então existe um passeio maravilhoso que você deve fazer: o Terroir Pantanal.

Já se imaginou degustando vinhos, em meio a uma paisagem deslumbrante do Pantanal? Gostou da ideia? Então, vamos conhecer um pouco sobre o Terroir Pantanal e tudo o que oferece ao turista.

O que é o Terroir Pantanal? Onde fica?

Terroir Pantanal
Fonte: Vinicola Terroir Pantanal (TripAdvisor)

Terroir Pantanal é a primeira vinícola do Mato Grosso do Sul. Foi aberta em fevereiro de 2022.

Em terras pantaneiras, o vinho não é muito considerado produto característico da região. Afinal, a região que mais produz vinho no Brasil é o Sul e não a região do Pantanal.

Por isso que o Terroir Pantanal é tão especial, por ser uma vinícola localizada em uma região diferenciada.

Portanto, para quem é amante do vinho, conhecer o Terroir Wine & Beer ao visitar o Pantanal é ponto turístico obrigatório.

O Terroir Wine & Beer fica localizado na Estrada Parque de Piraputanga, a nove quilômetros do município de Aquidauana (MS) e a 132 km de Campo Grande, também no Mato Grosso do Sul.

Quais são as atrações do Terroir Pantanal?

O enoturismo, ou seja, o turismo voltado ao vinho, tem crescido bastante nos últimos tempos. Entretanto, ao invés de somente pensar em vinícolas do Sul do país, o Terroir Pantanal é um local que todo amante do vinho deveria visitar.

A visita à vinícola Terroir Pantanal é geralmente feita nos finais de semana, com agendamento. Assim, se você deseja visitar o local é bom se programar. Afinal, são apenas alguns turistas que visitam a vinícola por vez. Mas, o passeio vale muito a pena!

Porém, não é só vinho! Reparou que o nome do local é Terroir Wine & Beer? Ou seja, além de visitar e ver como diversos vinhos são feitos, há também a produção de cervejas artesanais.

Dessa forma, prepare-se para ver a produção de vinhos – aliás, diferentes tipos de vinhos – tintos finos cabernet sauvignon, syrah, além de vinhos brancos cabernet blanc, dentre outros.

A experiência de degustação de vinhos é levada muito a séria pelo proprietário do Terroir Wine & Beer, Gilmar França, afirmando que deseja que o turista tenha a experiência completa, tanto para aqueles que entendem de vinho, como para aqueles que não tem.

Atrações que vão além de somente degustar vinhos

As atrações incluem tour de fotografia, passeios de bicicleta pelos vinhedos e cavalgadas na região. Inclusive, há um haras em conjunto com a vinícola para que os turistas possam aproveitar os passeios a cavalo.

Além disso, estão à disposição dos turistas piqueniques e trilhas, até o mirante, para aproveitarem o belíssimo pôr do sol da região. E, claro, degustação dos vinhos produzidos no local.

A trilha é feita com guia especializado, por isso que os passeios são sempre agendados e o passeio dura em média 1h50, saindo do lado sudoeste do Morro Paxixi.

Para aqueles que não perdem a oportunidade de tirar fotos, há uma belíssima moldura, logo na entrada, com o Morro do Chapéu, ao fundo, para registrar belíssimas fotografias e selfies do local.

O que o turista não pode deixar de curtir no Terroir Pantanal?

São muitas atrações para quem gosta de vinho no Terroir Pantanal. Vamos descrever algumas que você não pode perder!

Terroir Wine Experience

O Terroir Wine Experience é essencial para aproveitar os vinhos produzidos e ter a experiência de como a bebida é produzida.

Um sommelier, o profissional que estuda vinhos, apresenta os diferentes tipos de vinhos e suas principais características aos turistas. Além de degustar os vinhos, a experiência da degustação da bebida é harmonizada com queijos e vinhos.

Ao terminar a degustação, os turistas podem aproveitar e passear com tranquilidade pelos jardins e bosques do estabelecimento.

Brunch Terroir Pantanal

Claro que a degustação e trilhas são sensacionais. Mas, se você curte enologia e gosta de harmonizar a culinária com a bebida, então, aproveite o brunch Terroir Pantanal servido no local. Você terá uma deliciosa refeição e a imersão na culinária pantaneira, tudo simultaneamente.

No brunch, o turista encontrará tanto itens de café da manhã quanto de almoço, além de sucos de frutas da estação, café, leite, iogurte, cappuccino, bolos, pães, queijos, sanduíches, panquecas, torta de frango, além de várias outras delícias.

Além disso, o turista tem a possibilidade de comprar produtos feitos na localidade, como geleias e mel da fazenda Toca da Onça, por exemplo.

Picnic Wine Experience e Picnic Família Terroir

E por último, para aqueles que adoram piquenique existem duas ótimas opções de passeio: Picnic Wine Experience e Picnic Família Terroir. Um é mais voltado para adultos e pequenos grupos de amigos. Já o outro é mais voltado para famílias.

No Picnic Wine Experience, o piquenique é feito nos bosques e vinhedos. Assim, o turista recebe uma cesta cheia de deliciosas comidinhas para serem harmonizadas com vinho: frutas frescas, frutas secas, castanhas, embutidos, antepastos, geleias, queijos e pães artesanais.

Delicioso, não é mesmo?

Já no Picnic Família Terroir, o cardápio é balanceado tanto para pais quanto para crianças também aproveitarem o passeio em família.

Culinária fantástica

Para quem deseja experimentar delícias, o Terroir Pantanal apresenta excelentes opções, vendidas à parte.

Dessa forma, o próprio estabelecimento prepara bruschettas, pães artesanais, creme de gorgonzola e pera caramelizada no mel do Pantanal.

Além disso, você encontra burrata de búfala com tomates, servida com geleia de pimenta e pesto de manjericão.

E, por último, o delicioso sanduíche de pastrami, uma das especialidades da casa, com azeitonas pretas, mel, mostrada, azeite e carpaccio de picles. Deliciosas opções não faltam!

Vale a pena visitar o Terroir Pantanal Wine & Beer?

Se você estiver na região pantaneira e gostar de vinho, vale muito a pena visitar o Terroir Pantanal.

Mas, aqui vai um aviso: é um passeio que somente acontece com agendamento e como o estabelecimento foi aberto não faz muito tempo, há uma lista de espera para visitação, que só ocorre nos finais de semana.

Portanto, recomendamos você procurar agendar o passeio com bastante antecedência, para não haver frustração de não conseguir vaga para visitar o local.

É um passeio bastante focado na experiência de se degustar vinhos finos, bem como em descobrir como essas bebidas são produzidas. Porém, não é só isso.

Toda a comida é harmonizada, de forma que o turista consiga apreciar os vinhos com deliciosos queijos, pães e antepastos, além de ter a possibilidade de fazer belíssimos piqueniques na região, com essas delícias!

E, por último, prepare seu celular para inúmeras fotos, pois, o pôr do sol na região é belíssimo e vale muito o registro!

Quer curtir tudo isso? Você pode contar com a ajuda da agência especializada Roteiro Bonito MS.

Cuidamos de cada detalhe para você aproveitar sua viagem sem se preocupar com nada. Entre em contato por WhatsApp ou e-mail e agende sua próxima aventura!

E se você precisa de ainda mais informações antes de planejar sua viagem, acesse nosso site e baixe um e-book, um guia gratuito, com os valores atualizados dos passeios em Bonito, e poupe horas na montagem do roteiro.

Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[ GRÁTIS ]

Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.