WhatsApp

Pesca no Pantanal: Tudo o que VocĂȘ Precisa Saber Sobre o Assunto

Sobre a autor: Thiago AraĂșjo vive em Bonito/MS hĂĄ 10 anos, conhece o melhor da cidade e Ă© proprietĂĄrio da agĂȘncia de Turismo Roteiro Bonito MS.

A pesca no Pantanal representa o sonho de muitos amantes da prĂĄtica.

NĂŁo poderia ser diferente: a regiĂŁo recebe, anualmente, milhares de turistas – atraĂ­dos, principalmente, pelas mais de duzentas e cinquenta espĂ©cies de peixes existentes!

Além disso, o Pantanal Sul é ideal para quem deseja tirar férias, se encantar com paisagens deslumbrantes e vivenciar momentos de proximidade com ambientes naturais inesquecíveis.

EntĂŁo, depois de um cafĂ© da manhĂŁ reforçado na pousada escolhida, Ă© sĂł se preparar para a atividade que, sem dĂșvida, vale a pena entrar na sua lista de coisas para fazer no Pantanal.

Vamos lĂĄ?

Saiba agora quanto ficarĂĄ sua viagem Ă  Bonito

Enviamos gratuitamente para vocĂȘ um pdf contendo todas as atraçÔes de Bonito

Aspectos essenciais da regiĂŁo

Antes de pensar em pescar no Pantanal, Ă© interessante conhecer um pouco mais sobre a ĂĄrea.

O territĂłrio do Pantanal estĂĄ dividido entre a BolĂ­via, o Paraguai e, evidentemente, o Brasil, possuindo a maior extensĂŁo (duzentos e cinquenta quilĂŽmetros contĂ­nuos) em territĂłrio brasileiro.

Antes de tudo, cumpre mencionar que se trata de uma regiĂŁo entrecortada, basicamente, pelo Rio Paraguai (considerando os seus afluentes).

Em função de suas terras alagadas, a regiĂŁo Ă© classificada como uma das localidades mais Ășmidas do planeta.

Sob o mesmo ponto de vista, o Pantanal apresenta clima diversificado, com perĂ­odos constantemente alternados entre secas e chuvas.

Isso faz com que os turistas e os pescadores sempre possam apreciar vistas realmente deslumbrantes!

Os melhores pontos de pesca no Pantanal

Pesca no Pantanal
Fonte: Wilmar Santin (Flickr)

O bioma do Pantanal proporciona uma ampla variedade aos pescadores, abrangendo cerca de trezentas espécies que estão distribuídas em diferentes rios do local, como o São Lourenço.

Dentre elas, as mais encontradas sĂŁo o Barbado, a Cachara, a Cachorra, o JaĂș, o Dourado, o Pacu, o Pacu de Batida, o TucunarĂ©, o Lambari e o CurimbatĂĄ.

Deste modo, alĂ©m da diversidade turĂ­stica aos seus pescadores, o Pantanal agrada, tambĂ©m, aos visitantes por sua inigualĂĄvel beleza natural – ressaltada quando o comparamos a outras regiĂ”es naturais, tanto no Brasil quanto em outras naçÔes.

Pescar no Rio Aquidauana e Rio Miranda

Ambos os rios servem de afluente um para o outro. Por esse motivo, eles se juntam a cem quilÎmetros de distùncia do célebre Rio Paraguai.

Conforme as suas características biológicas, são locais em que se concentra a pesca dos moradores da região – que fazem da pescaria no Pantanal uma importante fonte de trabalho e renda.

Pescar em Porto Murtinho

O municĂ­pio de Porto Murtinho serve de ponto final para a travessia do Pantanal.

Ao mesmo tempo, a localidade é adequada para praticar a pesca, contando com boa infraestrutura para oferecer recepçÔes calorosas aos seus turistas e visitantes.

Dessa forma, Porto Murtinho possui barcos-hotĂ©is e hotĂ©is exclusivos para os amantes da pesca, proporcionando, ainda, o que hĂĄ de melhor na gastronomia da regiĂŁo, como o saboroso Pintado com BocaiĂșva.

Pescar no Rio Piquiri

O Rio Piquiri estå localizado na região sul do estado de Mato Grosso, estendendo-se até o território do Mato Grosso do Sul. Este é um rio calmo, tendo diversas pousadas para o descanso dos pescadores e dos turistas.

Ademais, o rio abriga vĂĄrias espĂ©cies de peixes muito apreciadas para a pescaria dos habitantes locais. Dentre eles, destacam-se a Piranha, o JaĂș, o Pintado, a Cachara, o Piavuçu, o Dourado e o Pacu.

Pescar em CorumbĂĄ

O municĂ­pio de CorumbĂĄ Ă© considerado a “porta de entrada” para o Pantanal. Em termos prĂĄticos, Ă© uma das localidades que atrai a maior quantidade de turistas e pescadores em geral.

Corumbå oferece hotéis e também algumas opçÔes de barco-hotel com comodidade e conforto para os visitantes, assim como pratos típicos da culinåria pantaneira, tais como a Cauda de Jacaré e o Caldo de Piranha.

Vale ressaltar que os peixes de maior captura nessa parte da regiĂŁo sĂŁo as Piranhas, o Pacu e, ainda, peixes de couro (principalmente, o Pintado e o JaĂș).

Pescar no Rio Paraguai

Em toda a sua amplitude, o Rio Paraguai se estende desde o Mato Grosso atĂ© o sul do estado, sendo conhecido pelos visitantes e turistas pelo singelo pseudĂŽnimo de “Capital do Pantanal”.

A pesca profissional e esportiva é permitida no Rio Paraguai. Entretanto, os pescadores precisam ficar atentos às temporadas adequadas para a pesca, principalmente, durante os meses de março a outubro.

Em contrapartida, os meses de julho e junho sĂŁo altamente recomendĂĄveis para a pescaria, Ă  medida que o nĂ­vel das ĂĄguas se estabiliza, possibilitando o encontro dos visitantes com as mais belas espĂ©cies, como o Surubim, o JaĂș e o Pintado.

Equipamentos para a pesca e espécies de peixes

Pesca no Pantanal
Fonte: Wilmar Santin (Flickr)

Elencamos, a seguir, duas espĂ©cies de peixes de escama (Dourado e Pacu) e duas espĂ©cies de peixes de couro (Barbado e JaĂș), a fim de melhor exemplificar as caracterĂ­sticas que devem ser observadas durante a sua pescaria e, tambĂ©m, os equipamentos necessĂĄrios em cada caso.

Barbado

Para a pesca do Barbado, vocĂȘ deve procurar por ĂĄguas mais calmas, isto Ă©, sem corredeiras fortes de rio. Afinal, esta espĂ©cie Ă© capturada facilmente nesse tipo de local.

Utilize:

  • Chumbo de fundo mĂ©dio a pequeno porte;
  • Anzol: de 2/0 a 6/0;
  • Linhas: entre 0,25 mm e 0,40 mm;
  • Varas de ação mĂ©dia ou leve para pescaria.

De modo geral, vocĂȘ pode utilizar, para a pesca de todos os peixes de couro, os mesmos equipamentos em termos de iscas naturais que sĂŁo comumente empregados na pesca do Dourado.

JaĂș

O JaĂș Ă© um espĂ©cime de grande porte. Tanto que muitos pescadores decidem ir ao Pantanal para fisgĂĄ-lo. Antes de mais nada, tenha em mente que um JaĂș pode chegar aos dois metros de comprimento e cerca de cem quilos!

Para esta pesca, vocĂȘ deverĂĄ usar:

  • AnzĂłis encastoados, de 10/0 a 14/0;
  • Chumbo: peso entre 20 g e 200 g (dependendo do ponto de pesca) e do tipo oliva;
  • Linha: multifilamento entre 0,50 mm e 0,60 mm ou monofilamento de 0,80 mm;
  • Vara de ação pesada: recomendamos escolher uma de 70 lb a 80 lb.

Dourado

Quando um Dourado Ă© fisgado, dĂĄ muitos “pulos”. Portanto, Ă© preciso muita calma e perĂ­cia do pescador para conseguir capturar esta espĂ©cie.

Os equipamentos recomendados sĂŁo:

  • Iscas: naturais;
  • AnzĂłis: encastoados de, pelo menos, 30 centĂ­metros de comprimento, com a numeração entre 5/0 e 8/0;
  • Linhas: caso utilize multifilamento, entre 0,25 mm e 0,35 mm. PorĂ©m, se preferir monofilamento, o recomendado Ă© 0,50 mm;
  • Varas: de ação pesada a mĂ©dia, sendo 25 lb com iscas artificiais e nĂŁo menos do que 40 lb para as iscas naturais.

Pacu

Muito comum em pesqueiros de pesca esportiva, esse peixe Ă© abundante no Pantanal. NĂŁo raro, os pescadores fisgam Pacus de dois a seus quilos – porĂ©m, a espĂ©cie chega a pesar impressionantes vinte quilos!

Para a pescaria, use:

  • Empates de aço: 10 centĂ­metros, a fim de prevenir que o Pacu corte a sua linha;
  • Iscas: naturais (coquinho, jenipapo, caranguejo, minhocoçu) ou artificiais (fly fishing, bait cast com spinners e plugs);
  • Anzol: encastoado e reforçado, de 2/0 ou maior;
  • Vara: de 1,80 m a 2,1 m.

ConsideraçÔes finais

Pesca no Pantanal
Fonte: Wilmar Santin (Flickr)

Tanto em barcos hotel quanto à beira de um rio, a pesca no Pantanal é uma das principais atraçÔes da região.

Entretanto, fica aqui um aviso importante: no Pantanal, a pesca esportiva sĂł Ă© permitida entre março e outubro. AlĂ©m disso, para poder pescar, vocĂȘ precisa de uma Autorização Ambiental para Pesca Desportiva, licença fornecida pelo IMASUL.

E entĂŁo, gostou de saber mais sobre a pesca no Pantanal?

Que tal planejar uma viagem para conhecer o destino?

Para isso, vocĂȘ pode contar com a agĂȘncia especializada Roteiro Bonito MS. Cuidamos de cada detalhe para vocĂȘ aproveitar sua viagem sem se preocupar com nada. Entre em contato por WhatsApp ou e-mail e agende sua prĂłxima aventura!

E se vocĂȘ precisa de ainda mais informaçÔes antes de planejar sua viagem, acesse nosso site e baixe um e-book, um guia gratuito, com os valores atualizados dos passeios em Bonito, e poupe horas na montagem do roteiro.

Até a próxima!

Thiago AraĂșjo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flåvia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha para continuar 😄

Preencha para continuar 😄

Preencha para continuar 😄

Preencha para continuar 😄

Preencha para continuar 😄

Preencha para continuar 😄

Escolha a AgĂȘncia NÂș1 em Bonito/MS