Pesquisar
Close this search box.

Safári no Pantanal: Uma Experiência Simplesmente Incrível

Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.

Bem distante do continente africano, abrangendo os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, os turistas podem fazer um interessante safári no Pantanal.

Na realidade, este passeio é um dos mais disputados na região, proporcionando experiências únicas de contato direto com a natureza.

Acima de tudo, o passeio pode ser realizado durante o dia, estendendo-se até bem depois do entardecer. Por essa razão, a atração é chamada, também, de “focagem noturna” ou “safári fotográfico”.

De antemão, tenha em mente que muitos hotéis e agências organizam essas expedições, que representam um dos pontos altos de qualquer visita à área que conta com a planície alagável mais extensa do mundo.

Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito

Por que este safári é tão procurado atualmente?

Safári no Pantanal
Fonte: Safári no Pantanal (TripAdvisor)

O bioma do Pantanal conta com uma fauna exuberante: são mais de quatrocentos e sessenta tipos de aves, cento e dez répteis, cento e trinta mamíferos e duzentos e sessenta espécies de peixes.

A possibilidade de ficar bem perto de tamanha variedade natural é algo realmente incrível!

Acima de tudo, o safári no Pantanal é capaz de propiciar essa experiência aos visitantes, à medida que percorre, exatamente, as entranhas das vegetações do local, passando por locais pouco acessíveis a quem faz as trilhas mais comuns.

Em comparação a outras expedições, a focagem noturna, por exemplo, tem uma grande vantagem, uma vez que é durante a noite que muitos animais deixam suas tocas à procura de alimentos.

Simultaneamente, isso significa a oportunidade de se deparar com animais que têm estes hábitos alimentares, como as onças pintadas, os cervos, os jacarés, as corujas, as antas, as capivaras e as jaguatiricas, entre outros bichos.

Como é feito o safári no Pantanal?

Safári no Pantanal
Fonte: Safári no Pantanal (TripAdvisor)

Partindo de diversos locais, os passeios são antecipadamente contratados. Em sua maioria, o dia todo é ocupado no passeio.

Muitas agências, visando facilitar o entendimento dos turistas de primeira viagem, chamam os passeios diurnos de “safári fotográfico”, e as expedições que partem ou se estendem pela noite de “focagem noturna”.

Seja como for, os visitantes são transportados em veículos específicos para a observação de animais. Trata-se de uma espécie de caminhão, pick up ou jipe aberto, dotado de barras de segurança.

Outro aspecto diferente nestes veículos consiste na grande lanterna usada para focar nos animais em meio ao Cerrado e, assim, atraí-los.

Evidentemente, todas as atividades são realizadas com muito respeito ao meio ambiente e sem causar perturbações aos habitats naturais dos bichos.

Nesse sentido, motoristas e guias experientes garantem que o safári seja, ainda, uma excelente oportunidade de aprendizado. Afinal, estes profissionais sabem o que esperar, conhecendo os momentos mais adequados para observação.

Porto Jofre

O Porto Jofre é a melhor opção para os turistas que desejam ver onças pintadas no Pantanal, uma vez que o local concentra, segundo os especialistas, a maior quantidade de onças em toda a região.

Nesse meio tempo, vale lembrar que Porto Jofre é o último município a integrar a estrada MT 060 (ou “Transpantaneira”).

Várias pousadas organizam, na cidade, safáris para os seus hospedes. O preço, geralmente, já faz parte das diárias. A média dos valores, para um casal, gira em torno de R$ 1 mil.

Hotel flutuante

Muitos turistas optam pela contratação de pacotes turísticos com agências focadas em viagens consideradas “de luxo” e, ainda, que se especializam em safáris por diferentes locais do mundo.

Assim, você pode escolher por uma empresa que organize todos os processos – desde a aquisição de passagens aéreas, transfer, hospedagens até os passeios em plena natureza.

Um bom exemplo desse tipo de hospedagem é o South Wild Flotel – estabelecimento que fica ancorado nas proximidades de rios com ariranhas, jacarés, onças e outras espécies de animais selvagens.

Neste caso, o próprio hotel se encarrega de organizar as expedições fotográficas, com várias saídas ao longo de todo o dia. Isto é, basta selecionar o melhor horário para você.

Passeios de barco

Passeios de barco são excelentes opções de safári no Pantanal.

Estes passeios tendem a partir do Porto Jofre, com duração de duas a três horas. A depender da época do ano, é possível fazer paradas para a natação. Você teria coragem?

Dentre os rios nos quais essas atividades são realizadas, destacam-se:

  • Rio Vermelho;
  • Rio Negro;
  • Rio Aquidauana;
  • Rio Abobral;
  • Rio Miranda.

Qual é o melhor período para fazer essa viagem?

Safári no Pantanal
Fonte: Safári no Pantanal (TripAdvisor)

Caso deseje elevar a possibilidade de avistar onças pintadas, capivaras, garças e veados, é altamente recomendável dar preferência à época da seca no Pantanal – que acontece de abril a setembro.

Porém, se você prefere observar mamíferos, poderá estender este período até o mês de novembro.

O que levar?

Lembre-se de que os passeios que têm o dia todo de duração demandam alguns cuidados adicionais por parte dos turistas.

Depois de garantir um café da manhã reforçado, você deve levar uma mochila para transportar itens indispensáveis para quem vai encarar uma maratona de aventuras.

O protetor solar é indispensável, seguido dos óculos de sol (para crianças, também), boné ou chapéu.

A sua roupa poderá ser leve, porém, sempre use calças compridas e camisas com mangas, visando manter a sua pele longe dos mosquitos. Apesar disso, não deixe de levar repelente para passar no pescoço, no rosto e nas mãos.

Ainda mais importante: coloque água na sua mochila para evitar desidratação e, caso inclua algum lanche, priorize alimentos saudáveis e leves.

Recolha qualquer lixo que produzir durante o safári no Pantanal, descartando-o posteriormente em locais adequados para isso.

A câmera fotográfica, evidentemente, é indispensável. Se puder, invista em binóculos.

É possível avistar uma onça pintada?

Inegavelmente, a onça pintada é a grande estrela do Pantanal. Trata-se do maior felino em todas as Américas, um símbolo deste bioma.

No entanto, além da possibilidade de avistar este incrível animal, convém saber qual é o local mais fácil de encontrá-las, não é mesmo?

Esta localidade, conforme mencionado, é Porto Jofre: à medida que os barcos percorrem os rios desta região, você poderá observar as majestosas onças pintadas, em grande tranquilidade, em suas margens.

Na realidade, a sensação que os turistas reportam é a de que elas já estão “habituadas” a serem fotografadas.

Um safári no Pantanal é uma experiência inesquecível no Brasil!

Safári no Pantanal
Fonte: Safári no Pantanal (TripAdvisor)

Tanto o Pantanal Sul quanto o Pantanal Norte trazem para o turista o melhor do clima pantaneiro, gerando lembranças de viagem que nunca mais serão esquecidas.

Que tal planejar uma viagem para conhecer a região?

Para isso, você pode contar com a agência especializada Roteiro Bonito MS. Cuidamos de cada detalhe para você aproveitar sua viagem sem se preocupar com nada. Entre em contato por WhatsApp ou e-mail e agende sua próxima aventura!

E se você precisa de ainda mais informações antes de planejar sua viagem, acesse nosso site e baixe um e-book, um guia gratuito, com os valores atualizados dos passeios em Bonito, e poupe horas na montagem do roteiro.

Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[ GRÁTIS ]

Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.