Pesquisar
Close this search box.

Pesca no Rio Miranda: Como Fazer a Pesca no Pantanal Matogrossense?

Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.

A pesca no Rio Miranda é algo interessante de se fazer, mas requer a utilização de equipamentos de alta qualidade. Isso pode fazer toda a diferença para o sucesso de suas atividades, sejam elas de lazer ou esportivas.

Afinal, o que diferencia os pescadores profissionais dos amadores são tanto as ferramentas utilizadas quanto as habilidades desenvolvidas com a experiência. Desse modo, é altamente recomendável investir em acessórios de qualidade para pescar no Rio Miranda.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais aspectos da pescaria, bem como a sua localização geográfica, a fim de ajudar você a extrair o melhor dessa atividade tão interessante em Bonito. Boa leitura!

Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito

Onde fica o Rio Miranda?

Rio Miranda
Fonte: Johni (Flickr)

A formação do Miranda ocorre junto ao encontro do Córrego Fundo com o Roncador, nos limites das cidades de Ponta Porã e Jardim. A sua altitude é de trezentos e vinte metros acima do nível do mar.

Sobretudo, o Miranda percorre quase quinhentos quilômetros (distância estimada). A seguir, desemboca junto ao Rio Paraguai, na cidade de Corumbá que, por sua vez, fica a oitenta e três metros de altitude.

A pescaria no Pantanal Mato Grossense, que é apenas uma das coisas que se dá para fazer na região, com certeza é uma aventura e tanto para qualquer pescador!

Enfim, o Miranda cruza os biomas Pantanal e Cerrado, tendo o Rio Aquidauana como o principal afluente. Desenvolveram-se, no passeio de seu vale, missões jesuíticas de grande importância histórica, situadas na Província de Itatim (nomenclatura que entrou em desuso após o Período Colonial).

Dentre as missões de maior relevância, destacam-se as localizadas em Santiago de Xerez (local muito visitado pelos aficionados por pescarias), cidade fundada por invasores espanhóis e, posteriormente, destruída pelos bandeirantes paulistas.

Itens indispensáveis para pescar no Rio Miranda Pantanal

É de suma importância ter em mente que alguns itens não podem ficar de fora da sua pescaria no Rio Miranda:

  • Lanterna;
  • Caixa com itens de primeiros-socorros;
  • Filmadora ou máquina fotográfica;
  • Binóculos;
  • Caixa de pesca;
  • Canivete ou faca;
  • Água mineral;
  • Licença de pesca;
  • Roupas leves;
  • Equipamento de pesca;
  • Óculos escuros;
  • Capa de chuva;
  • Chapéu ou boné;
  • Protetor solar;
  • Repelente.

Detalhes sobre a pesca no Rio Miranda

Rio Miranda
Fonte: Barbara Ferragini (Flickr)

Os pontos positivos e negativos de pescar no Miranda dependem, em grande medida, das aspirações dos praticantes da atividade.

Sendo assim, apresentamos alguns dos principais aspectos e, ainda, o que fazer para ser bem-sucedido. Dessa forma, você poderá julgar, por si mesmo, quais são os prós e contras para o seu caso específico.

A piracema e o período onde a pesca é proibida

Conforme as características da região de Bonito, à qual o Miranda pertence, você não poderá negligenciar as informações relativas ao período da piracema. Trata-se da subida de peixes em direção às chamadas “áreas de cabeceira”, nas quais ocorrem as desovas.

Por esse motivo, no estado do Mato Grosso do Sul, a pesca está proibida entre os meses de outubro e de fevereiro. Nessa época (período defeso), somente as pescas com anzóis desembarcados são permitidas.

Semelhantemente, as eventuais infrações cometidas nessa época sujeitam os infratores a multas de 500 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência do Mato Grosso do Sul). Para você ter uma ideia, cada UFERMS equivale a R$ 46,59 (em junho de 2022).

Adicionalmente, ocorre a apreensão do pescado, dos materiais utilizados, dos veículos envolvidos e, ainda, a responsabilização civil ou criminal (o que pode variar dependendo do caso).

Nesse sentido, a Lei Federal 9.605, de 1998, prevê a prisão em decorrência de flagrante delito, com pena de detenção de um a três anos e/ou a aplicação de multas.

Pescaria amadora esportiva

Para praticar a pescaria amadora esportiva, é obrigatória a obtenção de autorização ambiental.

Esse documento, junto ao selo de turismo, permite o transporte e a captura do pescado (observados os tamanhos mínimos e as cotas).

Os pescadores devem, necessariamente, realizar uma viagem prévia ao Posto da PM (Polícia Militar) de Bonito ou de outra cidade próxima, a fim de declarar e lacrar seu pescado. Após isso, receberão um guia para o controle do pescado.

É liberada, na pesca esportiva, a utilização exclusiva de embarcações que se enquadram na classe recreio.

No caso da pescaria subaquática no Rio Miranda, é preciso obter a Autorização Ambiental de Pesca Esportiva e a filiação a alguma Associação dessa modalidade.

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão responsável por emitir licenças anuais, fornecendo cobertura não só para o Rio Miranda, como para todo o território nacional.

As taxas podem ser pagas via boleto das Agências do BB (Banco do Brasil). O RG e o CPF são os documentos necessários.

As licenças trimestrais, porém, são emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Neste caso, as taxas são pagas ao banco HSBC.

Vale a pena pescar no Miranda?

Rio Miranda
Fonte: Washington de Assis (Flickr)

Sobre a pescaria no Miranda, tudo vai depender do seu perfil e das suas expectativas durante a viagem.

De modo geral, costumamos dizer que os outros passeios de Bonito são mais interessantes e completos do que a pesca.

É mais difícil adequar essa experiência à faixa etária de todos os viajantes, uma vez que os jovens geralmente não se interessam tanto por pesca.

As outras atrações de Bonito, como as grutas e balneários, têm maior engajamento do público.

Enfim, não espere mais para conhecer a região e as surpresas que a capital do ecoturismo reserva a você!

Quer entender como nossos serviços funcionam? Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[ GRÁTIS ]

Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.