roteiro bonito agência de turismo em bonito

Pesca no Rio Miranda: Como Fazer a Pesca no Pantanal Matogrossense?

A pesca no Rio Miranda é algo interessante de se fazer, mas requer a utilização de equipamentos de alta qualidade. Isso pode fazer toda a diferença para o sucesso de suas atividades, sejam elas de lazer ou esportivas.

Afinal, o que diferencia os pescadores profissionais dos amadores são tanto as ferramentas utilizadas quanto as habilidades desenvolvidas com a experiência. Desse modo, é altamente recomendável investir em acessórios de qualidade para pescar no Rio Miranda.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais aspectos da pescaria, bem como a sua localização geográfica, a fim de ajudar você a extrair o melhor dessa atividade tão interessante em Bonito. Boa leitura!

Onde fica o Rio Miranda?

Rio Miranda
Fonte: Johni (Flickr)

A formação do Miranda ocorre junto ao encontro do Córrego Fundo com o Roncador, nos limites das cidades de Ponta Porã e Jardim. A sua altitude é de trezentos e vinte metros acima do nível do mar.

Sobretudo, o Miranda percorre quase quinhentos quilômetros (distância estimada). A seguir, desemboca junto ao Rio Paraguai, na cidade de Corumbá que, por sua vez, fica a oitenta e três metros de altitude. Uma aventura e tanto para qualquer pescador!

Enfim, o Miranda cruza os biomas Pantanal e Cerrado, tendo o Rio Aquidauana como o principal afluente. Desenvolveram-se, no passeio de seu vale, missões jesuíticas de grande importância histórica, situadas na Província de Itatim (nomenclatura que entrou em desuso após o Período Colonial).

Dentre as missões de maior relevância, destacam-se as localizadas em Santiago de Xerez (local muito visitado pelos aficionados por pescarias), cidade fundada por invasores espanhóis e, posteriormente, destruída pelos bandeirantes paulistas.

Itens indispensáveis para pescar no Rio Miranda

É de suma importância ter em mente que alguns itens não podem ficar de fora da sua pesca:

  • Lanterna;
  • Caixa com itens de primeiros-socorros;
  • Filmadora ou máquina fotográfica;
  • Binóculos;
  • Caixa de pesca;
  • Canivete ou faca;
  • Água mineral;
  • Licença de pesca;
  • Roupas leves;
  • Equipamento de pesca;
  • Óculos escuros;
  • Capa de chuva;
  • Chapéu ou boné;
  • Protetor solar;
  • Repelente.

Detalhes sobre a pesca no Rio Miranda

Rio Miranda
Fonte: Barbara Ferragini (Flickr)

Os pontos positivos e negativos de pescar no Miranda dependem, em grande medida, das aspirações dos praticantes da atividade.

Sendo assim, apresentamos alguns dos principais aspectos e, ainda, o que fazer para ser bem-sucedido. Dessa forma, você poderá julgar, por si mesmo, quais são os prós e contras para o seu caso específico.

A piracema e o período onde a pesca é proibida

Conforme as características da região de Bonito, à qual o Miranda pertence, você não poderá negligenciar as informações relativas ao período da piracema. Trata-se da subida de peixes em direção às chamadas “áreas de cabeceira”, nas quais ocorrem as desovas.

Por esse motivo, no estado do Mato Grosso do Sul, a pesca está proibida entre os meses de outubro e de fevereiro. Nessa época (período defeso), somente as pescas com anzóis desembarcados são permitidas.

Semelhantemente, as eventuais infrações cometidas nessa época sujeitam os infratores a multas de 500 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência do Mato Grosso do Sul). Para você ter uma ideia, cada UFERMS equivale a R$ 46,59 (em junho de 2022).

Adicionalmente, ocorre a apreensão do pescado, dos materiais utilizados, dos veículos envolvidos e, ainda, a responsabilização civil ou criminal (o que pode variar dependendo do caso).

Nesse sentido, a Lei Federal 9.605, de 1998, prevê a prisão em decorrência de flagrante delito, com pena de detenção de um a três anos e/ou a aplicação de multas.

Pescaria amadora esportiva

Para praticar a pescaria amadora esportiva, é obrigatória a obtenção de autorização ambiental.

Esse documento, junto ao selo de turismo, permite o transporte e a captura do pescado (observados os tamanhos mínimos e as cotas).

Os pescadores devem, necessariamente, realizar uma viagem prévia ao Posto da PM (Polícia Militar) de Bonito ou de outra cidade próxima, a fim de declarar e lacrar seu pescado. Após isso, receberão um guia para o controle do pescado.

É liberada, na pesca esportiva, a utilização exclusiva de embarcações que se enquadram na classe recreio.

No caso da pescaria subaquática no Rio Miranda, é preciso obter a Autorização Ambiental de Pesca Esportiva e a filiação a alguma Associação dessa modalidade.

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão responsável por emitir licenças anuais, fornecendo cobertura não só para o Rio Miranda, como para todo o território nacional.

As taxas podem ser pagas via boleto das Agências do BB (Banco do Brasil). O RG e o CPF são os documentos necessários.

As licenças trimestrais, porém, são emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Neste caso, as taxas são pagas ao banco HSBC.

Vale a pena pescar no Miranda?

Rio Miranda
Fonte: Washington de Assis (Flickr)

Tudo vai depender do seu perfil e das suas expectativas durante a viagem.

De modo geral, costumamos dizer que os outros passeios de Bonito são mais interessantes e completos do que a pesca.

É mais difícil adequar essa experiência à faixa etária de todos os viajantes, uma vez que os jovens geralmente não se interessam tanto por pesca.

As outras atrações de Bonito, como as grutas e balneários, têm maior engajamento do público.

Enfim, não espere mais para conhecer a região e as surpresas que a capital do ecoturismo reserva a você!

Quer entender como nossos serviços funcionam? Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.