Quando Ir a Bonito? Descubra a Melhor Época Para Você

Quando ir a Bonito é a pergunta que pode fazer toda a diferença no seu roteiro de viagem. Isso porque alguns passeios são melhores realizados no verão; outros, no inverno.

De qualquer maneira, Bonito é um dos melhores destinos do ecoturismo no Mato Grosso do Sul, uma região contemplativa e repleta de belezas naturais.

E por ser uma região bastante turística, possui uma ampla estrutura para receber seus visitantes, tudo com máxima segurança e qualidade, não importa quando você queira ir a Bonito.

A cidade possui ótimos sistemas de transfer, serviços de qualidade para a locação de veículos sem burocracias, hospedagens de baixo custo ou com requinte e, ainda, atrações para todos os gostos.

Não é preciso ir até a Coreia do Sul, aos Estados Federados da Micronésia ou à Ilha de Man, por exemplo, para viver experiências inesquecíveis.

Mas, para aproveitar tudo isso, é preciso saber qual a melhor época para ir para Bonito. Continue conosco e descubra mais sobre esse incrível destino no Centro-Oeste brasileiro!

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

Quando ir a Bonito de acordo com o clima na cidade?

No que depender da temperatura, a melhor época para ir para Bonito é o ano inteiro, já que o clima é agradável e a temperatura não costuma ultrapassar os 35 °C.

Mas, antes de começar a planejar sua viagem, tenha em mente que a região possui duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.

Enquanto ocorrem mais chuvas durante o verão, no inverno as pessoas podem esperar por dias mais secos.

Quando ir a Bonito de acordo com as estações do ano?

Verão em Bonito/MS

Entre dezembro e março, a cidade sul matogrossense recebe mais chuvas sob o sol radiante do verão. É a melhor época para ir para Bonito com o objetivo de assistir a maior vazão das cachoeiras e contemplar a natureza verdejante.

Por outro lado, a estação do calor pode mudar seus planos de viagem, uma vez que alguns passeios podem ser cancelados devido aos temporais.

Ainda que a maioria dos passeios funcione normalmente em dias de chuvas leves ou um pouco mais intensas, é certo que muitos turistas gostam de ver as águas cristalinas da Gruta do Lago Azul, fazer flutuação ou assistir à variedade de peixes nos rios.

Contudo, na época de chuva, acontece mais uma coisa chata: a piracema, um fenômeno que faz com que os peixes se desloquem para as nascentes para desovar. Com isso, é impossível ver os peixinhos durante o mergulho.

Além disso, o mergulho batismo e a flutuação na Lagoa Misteriosa, um dos mais deslumbrantes atrativos da região, fica fechado entre outubro e abril. O motivo? É nessa época que acontece a proliferação das algas.

Por isso, vale muito a pena saber, de antemão, quando ir a Bonito e quais os passeios você está disposto a fazer.

Inverno em Bonito/MS

No período de seca, entre maio a setembro, as águas da região tornam-se mais cristalinas, os peixes podem ser vistos e a Lagoa Misteriosa se torna exuberante, dando início à temporada de visitação.

Por ser uma época de baixa temperatura, é melhor adicionar um agasalho na mala, pois à noite a cidade fica mais fria.

Além de aproveitar para fazer a flutuação nos rios, mergulhar nas piscinas naturais e curtir outras atividades que são difíceis durante o período de chuvas, o inverno em Bonito também contempla outros tipos de passeios.

É o caso do Festival de Inverno de Bonito, realizado no mês de julho, como forma de conscientizar nativos ou não sobre a importância da preservação ambiental.

Quando ir a Bonito de acordo com a alta ou baixa temporada?

Em Bonito, a maioria dos preços é tabelada, principalmente de passeios, mas ainda assim é possível economizar em suas viagens.

E a melhor época para visitar Bonito gastando pouco é durante a baixa temporada, quando a taxa de visitação diminui.

Fora do período de feriados prolongados e datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, a cidade fica um pouco mais vazia, o que é ideal para relaxar e garantir vagas em passeios.

Além disso, a baixa temporada também coincide com o inverno e pode ser uma boa vantagem para quem visita Bonito nas férias escolares.

Os preços de passagens aéreas, hospedagens e alimentação também costumam cair.

Já na alta temporada, que ocorre nas férias escolares de janeiro e período de festas, como Carnaval e Semana Santa, os preços sobem e cada passeio pode ser bastante disputado.

Interessante lembrar que é nessa época que a chuva é constante, mas mesmo assim a região recebe bastante visitas.

Isso acontece porque a experiência de visitar Bonito é única e você não precisa vender um rim para conhecer um pedacinho desse paraíso: há roteiros de viagem de 1, 2 e 3 dias na região, que podem caber perfeitamente no seu planejamento.

E então, quando ir a Bonito?

Bem, você viu que há três coisas importantes sobre quando ir a Bonito: clima, estação e temporada.

Se você deseja praticar mergulho, flutuação, aproveitar ao máximo a água cristalina da região e pagar pouco, o ideal é viajar para Bonito entre maio e setembro.

Agora, se você prefere assistir à beleza das cachoeiras, correr riscos em grutas em dias de chuva, mas ter a chance de admirar a vegetação mais verde, viaje entre dezembro e março.

Há muito o que explorar nessa cidade turística, como cavernas, lagos, cachoeiras e rios, sendo um destino perfeito para toda a família.

Aliás, talvez você nem imagine, mas pessoas do mundo todo vêm até Bonito: turistas da África do Sul, de Bósnia e Herzegovina, de Antígua e Barbuda, da Costa do Marfim, de Cabo Verde, dos Estados Unidos, dos Emirados Árabes Unidos, da Arábia Saudita e muito mais!

Portanto, não se esqueça de reservar seus ingressos antecipadamente, para não correr o risco de perder a viagem nos seus dias preferidos.

Para mais informações sobre ingressos e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas do Roteiro Bonito MS.

FAQ

Quando chove em Bonito (MS)?

Costuma chover bastante entre os meses de dezembro e março na região. Mas o turista pode ter a sorte de pegar alguns dias menos chuvosos.

Quando não ir para Bonito?

Isso é bastante relativo e vai depender do tipo de passeio que você quiser fazer. Contudo, é bom evitar a alta temporada, devido a alguns preços mais caros e pela limitação de vagas.