roteiro bonito agência de turismo em bonito

Refúgio Canaã: Onde Fica? Vale a Pena? Como Aproveitar?

O Refúgio Canaã é um dos melhores destinos de todo o território do Mato Grosso do Sul, oferecendo muita tranquilidade e lazer para os visitantes.

Essa é uma pousada e também um balneário, que chama a atenção por sua localização privilegiada, ao lado do Rio Salobra e seus atrativos naturais.

Ele fica bem próximo das cidades de Bodoquena, Miranda e Bonito, todos municípios sul mato-grossenses. Por isso, é uma ótima opção de passeio e acomodação para quem está de visita a qualquer uma dessas cidades.

Quer saber mais sobre o Refúgio Canaã, onde ele fica, se vale a pena conhecer e como aproveitar o atrativo? Então, continue a leitura até o final!

Refúgio Canaã: conheça o local

Refúgio Canaã
Fonte: Emisa Sakakibara (TripAdvisor)

O Refúgio Canaã é um importante atrativo da cidade de Bodoquena, Mato Grosso do Sul, sendo um local realmente indicado para recarregar as energias.

Trata-se de um espaço calmo, que fica às margens do Rio Salobra, perfeito para quem quer se desconectar por um tempo e aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer.

Essa é uma pousada e também um balneário, em uma região de temperatura amena e uma rica biodiversidade ao redor.

Além disso, é possível encontrar diversas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica por lá, sendo um atrativo à parte.

Por estar na zona rural, o silêncio predomina durante a noite, e os pássaros são os responsáveis por despertar os visitantes pela manhã. É um paraíso!

Onde fica o Refúgio Canaã?

O Refúgio Canaã fica localizado no município de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, em uma área a cerca de 28 km da cidade.

O local, que tem 22 hectares, fica bem próximo à cidade de Bonito/MS, e por isso é uma ótima opção de passeio para quem visita a região.

Trata-se de uma área de zona rural, no Assentamento Canaã, e o acesso conta com um trecho de 21 km de estrada de terra, mas em muito bom estado.

Para ajudar a entender melhor sua localização, essa é a distância entre o Refúgio Canaã e outras regiões próximas:

  • Campo Grande – a capital do estado (MS) fica a 265 km da atração;
  • Bonito (MS) – as maldivas brasileiras, como também é conhecido Bonito, ficam a apenas 88 km do refúgio Canaã;
  • Bodoquena (MS) – o município ao qual o refúgio pertence fica a 28 km de distância;
  • Miranda (MS) – essa é outra cidade vizinha, e que fica a apenas 85 km do destino.

Para quem está em Campo Grande e quer fazer um passeio de carro até lá, o percurso mais adequado é por meio do município de Miranda, na BR-262. Depois, é só pegar a MS-339, até Bodoquena, e de lá seguir para o Refúgio Canaã.

Mas para quem está em Bonito/MS, boa parte do trajeto acontece pela MS-178, que leva até Bodoquena, sendo preciso pegar a estrada de chão no meio do percurso.

Como é a estrutura do Refugio Canaã?

Refúgio Canaã
Fonte: Jescika (TripAdvisor)

Por ser um local realmente voltado para hospedagem e lazer, o Refúgio Canaã é um local que conta com uma ótima estrutura. Trata-se de um espaço que oferece acomodações mais rústicas, mas sempre levando conforto para os hóspedes.

Além dos quartos em si, as alternativas de lazer também são bastante atrativas, já que o balneário é um ponto importante da estadia por lá.

O estacionamento, o bar e restaurante que existem dentro do complexo são outros pontos que completam essa estrutura.

De uma forma geral, há uma interação muito grande entre a natureza, e os passeios naturais, com as adequações e construções humanas. Como resultado, o atrativo consegue reunir o melhor de dois mundos, oferecendo uma viagem incrível aos visitantes.

Pousada

A pousada do Refúgio Canaã, por si só, já é uma ótima forma de aproveitar o passeio para o local. São suites e apartamentos construídos com um visual bem rústico, utilizando materiais como pedras e madeira.

De um modo geral, são quartos amplos e que prezam também pelo conforto dos visitantes. Por isso, apesar da rusticidade a qual se propõe, eles contam com itens como ar condicionado, TV led e frigobar.

Além do mais, a diária da hospedagem inclui ainda o café da manhã, wi-fi, estacionamento e, claro, o uso do balneário, que é outro grande atrativo do refúgio.

São 17 acomodações ao todo, que se distribuem em duas áreas diferentes: perto do balneário e no alto do morro, que fica no complexo.

Cada um desses dois lugares conta com atrativos próprios, com o alto do morro oferecendo uma vista incrível da região.

Bar e restaurante

Além da estadia e do café da manhã incluso, o refúgio conta com o melhor da comida e bebida da região. Afinal, possui um restaurante próprio para preparar refeições dos hóspedes, bem como bares para quem quer aproveitar as diversas opções de bebidas, quentes e geladas.

No entanto, o melhor de tudo é que o local não obriga a consumação, isto é, ninguém é obrigado a comer ou beber os produtos oferecidos por lá. Assim, cada visitante é livre para trazer suas próprias bebidas, podendo também preparar suas refeições por lá.

Na verdade, é justamente para isso que existem os quiosques, que podem ser alugados.

Camping e quiosques

Quem quiser, pode levar uma barraca para armar e aproveitar o camping disponível no Refúgio Canaã. O local é equipado com diversos pontos de energia, banheiros, pias e também chuveiro elétrico.

Mas o mais atraente são os quiosques, que são ótimas opções para quem quer fazer uma comemoração mais reservada.

Ao todo, são 12 opções, todas com churrasqueira, fogareiro a gás e também energia elétrica.

Assim, como não há uma consumação obrigatória, são perfeitos para alugar e curtir a vontade. A única proibição, nesse caso, é quanto à utilização de aparelhos de som muito altos, que podem prejudicar a harmonia do lugar.

Como aproveitar o Refúgio Canaã?

Refúgio Canaã
Fonte: Schiavoniara (TripAdvisor)

Um ponto bastante positivo do Refúgio Canaã é que o lugar oferece uma grande quantidade de atividades de lazer. Assim, quem viaja para o local, consegue relaxar e se divertir bastante sem precisar sair do complexo.

Uma ótima forma de curtir esse passeio é simplesmente utilizando a pousada em si. Afinal, esse já é um espaço muito bem equipado, e que proporciona momentos incríveis de relaxamento.

Fora isso, a comida, os bares e também os quiosques, que são pontos integrantes da estrutura, também fazem parte desse aproveitamento da viagem.

Mas o melhor de tudo é que a grande maioria das atividades está inclusa na diária do visitante, sendo um pacote completo.

Relaxar ou se divertir no balneário

Além de ser uma pousada, o refúgio é também um balneário, aproveitando as águas e o cânion do Rio Salobra, que fica ao lado do complexo.

O rio é um dos grandes destaques da Serra da Bodoquena, e recebe esse nome justamente porque não possui, de certo modo, água doce, mas sim salobra.

Isso acontece porque o nível de salinidade da água é bem mais alto que o normal, e se deve à própria formação e nascente do curso.

A sua coloração é de um verde esmeralda e azul turquesa belíssimo, que encanta os visitantes.

Essa é uma opção realmente ideal para banho, sendo possível ainda aproveitar para fazer mergulhos e flutuações. Para isso, basta trazer os equipamentos, como a máscara e snorkel.

A visibilidade da água, como é comum na região, é bem alta, o que facilita a observação.

Quanto a outros equipamentos mais básicos, como coletes e bóias, o Refúgio disponibiliza gratuitamente, estando tudo incluso no pacote.

Por utilizar um trecho do rio, no balneário há ainda uma vida aquática ativa, com peixes e plantas para observação.

Ao redor, a mata ciliar torna o visual cativante, de um verde extremo, trazendo tranquilidade à atividade. Além do mais, dá para descansar nas redes que ficam sobre a água, admirando a paisagem ao redor.

Em resumo, o balneário consegue entregar uma boa dose de integração e descanso, ajudando bastante na qualidade do refúgio.

Se aventurar na tirolesa e no trampolim

Para quem está em busca de um pouco mais de emoção, dentro do balneário, há a instalação de um trampolim e também de uma tirolesa.

Seguindo a essência do local, são estruturas feitas de madeira, com toda a segurança necessária, mas mantendo a rusticidade. Assim, elas conseguem se integrar com a natureza, sem destoar do ambiente.

Outro ponto importante a se considerar é que a tirolesa só é liberada para maiores de 12 anos de idade.

Quanto a essas atrações, elas cumprem um papel importante no atrativo, uma vez que são ótimas opções de lazer.

Observar a paisagem do mirante e da cama de rede

Como é uma área bem extensa, o Refúgio Canaã consegue se diversificar bastante em suas atrações.

Há opções de quartos, por exemplo, tanto ao lado do balneário quanto em uma área alta, no topo de um morro.

E é justamente nesses pontos mais elevados que se encontram o mirante e também a cama de rede, para a observação completa do lugar.

Do mirante, é possível ter uma visão panorâmica da região, com a floresta e os braços de água que se encontram por lá.

E com uma dose de emoção muito maior, a cama de rede é uma alternativa que oferece uma sensação única.

Trata-se de uma estrutura simples, feita de cordas entrelaçadas e que fica bem alto, de onde se tem a impressão de voar sobre a natureza.

E cada vez mais o lugar busca se renovar, como é o caso da construção do Mirante Sol e Lua.

Trilhas e observação de pássaros

São 22 hectares de terra, integrando toda a área do Refúgio Canaã, com tudo o que o território sul mato-grossense tem a oferecer. Por isso, não faltam maravilhosas trilhas no local.

A localização, bem ao lado do Rio Salobras, também é um ponto importante nesse quesito. Isso porque a mata ciliar, muito bem preservada, apresenta uma rica biodiversidade de plantas e animais para observação.

O grande destaque, nesse caso, são os pássaros, com uma grande quantidade de espécies.

As araras são um bom exemplo de bichinhos que estão presentes por lá. Além disso, pela sede, ainda é possível ver patos, pavões e outros animais.

Descansar no redário

Depois de um período de diversão, nada melhor do que relaxar em um redário. E no Refúgio Canaã, é possível fazer isso.

Por lá, há um espaço voltado para a instalação de redes, em um espaço coberto, mas em interação com a natureza.

Vale a pena visitar o local?

Refúgio Canaã
Fonte: Ivi Delguingaro (TripAdvisor)

Com tantos pontos positivos e com um custo-benefício atrativo, o Refúgio Canaã é uma das melhores opções de hospedagem/passeio da região. Por isso, vale muito a pena conhecer o local e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.

É possível utilizar o destino tanto como uma espécie de retiro, para relaxar e fugir da rotina estressante da vida urbana, quanto para se divertir e se aventurar pela natureza.

O balneário, os quiosques e as trilhas dão uma bela noção sobre o atrativo e sobre suas características.

E o melhor de tudo é que ele fica bem no meio de uma área extremamente turística. Afinal, o próprio município de Bodoquena e a cidade vizinha Miranda também contam com um bom fluxo de visitação.

Sem falar, é claro, na própria cidade de Bonito/MS, que é um dos lugares que mais recebem turistas em todo o país.

Assim, fica fácil seguir até o refúgio, seja para aproveitar um tempo mais prolongado ou apenas para passar um dia de aventuras.

Para quem está de passeio pela região, essa é mais uma bela opção de atividade para curtir na viagem e tirar muitas fotos para postar nas redes sociais.

Conheça os melhores passeios de Bonito!

O Refúgio Canaã é uma opção realmente interessante de pousada e balneário para quem está conhecendo o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

O lugar tem um potencial incrível, oferecendo uma ótima estadia, com conforto e um contato com a natureza de tirar o fôlego.

Veja, também, os outros principais passeios em Bonito que podem tornar sua viagem ainda mais especial. Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.