Roteiro de 5 Dias em Bonito: Passeios Perfeitos Dia a Dia

Um roteiro de 5 dias em Bonito pode ser suficiente para você conhecer as principais maravilhas desse ponto turístico do Mato Grosso do Sul!

Afinal, são grutas, cachoeiras, águas cristalinas, natureza verdejante e um cenário cinematográfico que você pode explorar com uma flutuação, saltar de tirolesa, fazer trilhas, andar de caiaque ou bóia cross e mergulhar nos rios.

São tantos atrativos nessa região do ecoturismo do Brasil, que é normal achar que um roteiro de 5 dias em Bonito não seria o bastante.

Mas a agência Roteiro Bonito MS preparou muitas dicas de passeios imperdíveis pela cidade para que a sua viagem para Bonito seja inesquecível.

Vamos ao tour!

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

Quais os melhores passeios para o seu roteiro de 5 dias em Bonito?

Aqui vai um resumo das dicas de passeios para você aproveitar os 5 dias em Bonito com o nosso roteiro enxuto. Veja só:

Dia 1

  • Check-in
  • Buraco das Araras
  • Rio da Prata
  • Alternativa: Lagoa Misteriosa

Dia 2

  • Boca da Onça
  • Alternativa: Balneários
  • Projeto Jibóia

Dia 3

  • Gruta do Lago Azul
  • Gruta de São Miguel
  • Alternativa: Abismo Anhumas
  • Gruta São Mateus
  • Flutuação no Rio Sucuri
  • Alternativa: passeio de bote pelo Rio Formoso

Dia 4

  • Ceita Corê
  • Alternativa: Estância Mimosa
  • Parque das Cachoeiras
  • Alternativa: Cachoeiras Rio do Peixe
  • Centro de Bonito

Dia 5

  • Aquário Natural
  • Bóia Cross do Rio Formoso
  • Alternativa: Praia da Figueira
  • Check-out

Antes de tudo, é importante lembrar que muitos passeios dependem de agendamento prévio. Por isso, recomendamos que você faça a compra de ingressos o mais cedo possível.

Agora, vamos às atrações para o seu roteiro de 5 dias em Bonito!

Dia 1: Roteiro de 5 dias em Bonito (Check-in + Buraco das Araras + Rio da Prata)

Manhã no Buraco das Araras

Para algumas pessoas o passeio pelo Buraco das Araras pode parecer monótono, sem muito atrativo. Mas assim que você chega ao local, percebe o quanto esse lugar é encantador.

Além de observar as araras vermelhas que enfeitam a região, os turistas também podem tirar fotos (se conseguir um bom ângulo, porque as araras são bem rápidas) e apreciar outras aves de Bonito/MS.

O local onde elas estão surpreende quem chega pela primeira vez: uma enorme dolina (formações geológicas construídas com a ação do tempo), com 100 metros de profundidade.

É, de fato, uma grande cratera onde belezas naturais, como árvores e plantas – além dos animais – marcam presença.

A dica é ir visitar o Buraco das Araras pela manhã, enquanto o sol não estiver forte. Do contrário, além dos animais se esconderem do sol, o passeio à tarde pode ser cansativo para quem já fez outros passeios pela manhã.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde de aventuras no Rio da Prata

Uma de nossas dicas para o seu roteiro de 5 dias em Bonito é dedicar o horário da tarde no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Assim que você chega pode aproveitar o almoço típico de fazenda e ainda se deliciar com a famosa iguaria local: o doce de leite.

O trajeto inclui uma caminhada pela mata ciliar com muita aventura, animais silvestres, árvores centenárias e, claro, a flutuação Rio da Prata, um dos melhores atrativos deste lugar.

É possível, ainda, praticar snorkelling, montar cavalo e observar aves. O mergulho também é sensacional, mesmo que você não tenha certificado, pode fazer o mergulho de batismo.

Um dos melhores mergulhos
Mergulho Rio da Prata

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

Ver PasseioFalar com Especialista

Dicas de viagem para Bonito: alternativa de passeio ao Rio da Prata

Se ainda der tempo, ou você pensar que vai se cansar muito, pode trocar o Rio da Prata pelo passeio na Lagoa Misteriosa, até porque, ambas as atrações ficam na mesma fazenda.

Mas não seria tempo demais para você dedicar o período da tarde a apenas à Lagoa Misteriosa? Bem, se você for do tipo de viajante que perde a noção do tempo, melhor seguir para esse passeio no horário vespertino.

Isso porque, a Lagoa Misteriosa é uma das atrações mais populares da cidade de Bonito, depois da Gruta do Lago Azul.

O grande atrativo do lugar é mergulhar em suas águas transparentes e fazer flutuação como se estivesse em um completo abismo aquático.

Sim, a Lagoa Misteriosa não tem esse nome à toa. É que ninguém sabe o tamanho real de suas profundezas, apenas que tem, pelo menos, 200 metros de profundidade. Um verdadeiro mistério, hein?

Mas, se a Lagoa Misteriosa estiver fechada – e isso acontece mais no período de chuvas –, o que fazer?

Voltar para o Rio da Prata é uma alternativa muito boa, já que há muitos atrativos por lá. Não deixe de conferir em seu primeiro dia em Bonito.

Noite nos melhores restaurantes da cidade de Bonito

Depois de nadar na Lagoa Misteriosa, cavalgar pela fazenda e observar belas aves, é hora de experimentar um jantar em Bonito.

A dica mais comum que todo turista recebe é visitar a Casa do João, Juanita ou Restaurante Tapera. Todos os três são famosos por sua comida, não necessariamente pelo preço, mas vale a pena comer bem.

Na Casa João, o prato mais famoso é a traíra sem espinha, mas há oferta de comida do Pantanal também, como a moqueca pantaneira.

Já na Juanita, comandada por uma chefe paraguaia, a boa pedida são as tiras de jacaré e o pacu temperado e assado na brasa. Dá até água na boca!

A propósito, jacaré, piranha e piraputanga são iguarias muito comuns na região que é repleta de peixes das mais variadas espécies.

E, já que estamos falando de peixes, o Restaurante Tapera é bastante tradicional nesse sentido, servindo muita fartura no seu cardápio.

Há muitos outros lugares para comer em Bonito, mas concentre-se nesses que mencionamos na sua primeira noite na cidade.

Dia 2: Roteiro de 5 dias em Bonito (Serra da Bodoquena + Boca da Onça)

Manhã na Serra da Bodoquena e cachoeira Boca da Onça

Já que você vai montar um roteiro de 5 dias em Bonito, que tal passar o dia entre as cachoeiras Serra da Bodoquena e ainda fazer um tour completo pela Boca da Onça?

Esse é um dos melhores passeios em Bonito, roteiro que merece um dia todo, caso você tenha disponibilidade.

A Serra da Bodoquena possui uma trilha de 2.500 metros de distância e deve ser feita com calçados confortáveis, protetor solar e repelente (lembre-se de evitar o uso desses produtos na flutuação).

Durante todo o percurso por uma área de reserva ambiental (Pantanal e Mata Atlântica), você vai encontrar pontos de banho nas cachoeiras Serra da Bodoquena e um incrível passeio de bote.

Ainda pela manhã, tente ir para a cachoeira Boca da Onça – com a maior queda d’água da região – e curtir as atrações por lá. Pode ser que a essa altura já seja hora do almoço, então “bora filar bóia”! A comida típica da região é deliciosa!

Assim você recarrega as energias para o passeio à tarde.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde nas cachoeiras e no rapel da Boca da Onça com vista para o Rio Salobra

Após recarregar as energias, é hora de conhecer os atrativos da fazenda Boca da Onça.

O lugar oferece trilhas pela mata, escadarias de tirar o fôlego e muitas paisagens que deixam qualquer um de queixo caído.

Mas um atrativo que nenhum aventureiro dispensaria é o rapel na Cachoeira Boca da Onça, que possui 156 metros de altura! A estrutura está projetada para o abismo e quem tiver coragem, vai conseguir deslumbrar-se com a vista do Rio Salobra.

Além disso, há outras cachoeiras para desfrutar deste paraíso, como o famoso Buraco do Macaco, cuja cachoeira de água azul está localizada dentro da gruta.

Há também a Cachoeira da Anta, Piscinas da Cotia, Poço da Lontra e até uma Cachoeira do Fantasma.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Dicas de viagem para Bonito: alternativa de passeios a Boca da Onça

Boca da Onça é um passeio de um dia inteiro, mas se você vai para Bonito com crianças, pode optar pelos balneários da cidade também, como, por exemplo:

  • Balneário do Sol
  • Nascente Azul
  • Balneário Ilha Bonita
  • Balneário Municipal

Balneários são excelentes lugares para passar a manhã e a tarde toda com a família. Além de paisagens exuberantes e da piscina ecológica da Nascente Azul, o visitante pode jogar vôlei de areia no Balneário Municipal de Bonito.

Já na Ilha Bonita, dá para curtir as tirolesas às margens do Rio Formoso e tirar fotos de macacos e búfalos no Balneário do Sol.

Motivos não faltam para incluir esses passeios em seu roteiro de 5 dias em Bonito e aproveitar tudo o que a natureza oferece. Se Boca da Onça não é do seu interesse agora, invista nessas dicas!

Noite no Projeto Jibóia

Jibóia é um projeto que visa desmistificar o temor sobre essa espécie de cobra, uma vez que ela não é peçonhenta. Mas ela não é a única atração do passeio, pois outras cobras não peçonhentas dividem a atenção do público.

Além de palestras que ocorrem a partir das 19h, os visitantes têm a chance de segurar uma cobra e posar para fotos.

O objetivo é evitar a morte desses animais por conta da desinformação. Vale a pena, é um programa leve para a sua segunda noite na cidade.

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

Dia 3: Roteiro de 5 dias em Bonito (Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel + Gruta São Mateus)

Manhã no cartão-postal de Bonito, no Mato Grosso do Sul

Depois de altas aventuras em Bodoquena e descanso no Balneário do Sol ou no Balneário Municipal, chegou o grande dia de explorar as fabulosas grutas da região.

Para começar, a Gruta do Lago Azul é tão famosa e popular, que ela sempre é mencionada para o primeiro dia em um roteiro mais curto. Por quê?

Porque a Gruta do Lago Azul é o grande cartão-postal de Bonito e deve ser explorada mais rápido se o seu roteiro é de apenas 2 a 3 dias.

Mas, nesse caso, dá para ir devagar e desfrutar desse cenário paradisíaco, principalmente, pela manhã, em um dia de sol. Isso porque a luz sobre o calcário no fundo do lago reflete o azul cristalino das águas.

Tudo é muito lindo, mas saiba que o local não está aberto para mergulho e flutuação por questões de preservação ambiental, ainda assim, a beleza do lugar já vale a visita.

Próximo dali tem a Gruta de São Miguel, que diferente da Gruta do Lago Azul, essa é uma caverna seca e, por isso mesmo, suas belezas ficam ainda mais expostas, como as construções geológicas.

A atração começa durante o percurso em uma trilha suspensa de 180 metros de altura, levando os turistas nas alturas, literalmente.

Aproveite o bar do receptivo São Miguel para comer e beber alguma coisa antes da próxima aventura.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

Dica de viagem para Bonito: alternativa à Gruta do Lago Azul

Pertinho da gruta, uma boa alternativa é visitar o Abismo Anhumas, uma caverna de 72 metros de altura e uma paisagem incrível, com formações calcárias e um lago de água cristalina.

Mas, antes de se aventurar pelo Abismo Anhumas, é bom saber duas coisas:  a primeira é que todo viajante precisa passar por um treinamento. Informe-se com antecedência para não perder viagem!

A segunda é que aquela história de descer por um rapel e demorar bastante para descer e subir do Abismo Anhumas é passado.

Agora, o grupo de aventureiros podem usar uma espécie de rapel elétrico. Assim, você desfruta melhor e em menos tempo desse passeio imperdível!.

Tarde na Gruta São Mateus e flutuação no Rio Sucuri

Uma caminhada guiada de 320 metros de distância em meio a natureza garante belas fotos, não só da vegetação, mas também de animais da região.

O Museu Kadiwéu é o ponto de partida para o interior da caverna, onde há formações geológicas, como coralóides e estalagmites. As variadas formas e cores decoram o ambiente, lembrando uma catedral medieval gótica. É espetacular!

Após essa excursão pelas grutas da cidade, outra atividade para incluir no roteiro de 5 dias em Bonito é flutuação no Rio Sucuri, a menos de uma hora da Gruta São Mateus.

O local tem ótima infraestrutura, como bar, restaurante, piscina natural, loja, etc, além de águas lindas e transparentes para mergulho e flutuação.

Inclusive, é durante a flutuação que você acompanha a rica fauna e flora do Rio Sucuri e, de quebra, contempla os rastros de luz solar em suas exuberantes águas azuis.

Esse passeio pode ser adicionado em seu roteiro de 5 dias em Bonito tanto pela Barra do Sucuri quanto pela nascente do rio. Você não vai se arrepender!

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Dicas de viagem para Bonito: alternativa para o passeio de flutuação no Rio Sucuri

Se você quiser deixar a flutuação para outro dia, pode trocá-lo pelo passeio de bote no Rio Formoso. Você pode fazer isso no Eco Park Porto da Ilha, um dos passeios em Bonito com ingressos à venda pela agência de viagens Roteiro Bonito MS.

Lembrando que o Rio Formoso é um dos mais famosos da cidade e um passeio de bote é perfeito para conhecer o local.

Noite em mais um restaurante de Bonito

Quem deixar para ir ao Rio Sucuri pela manhã, poderá desfrutar das delícias da Toca do Sucuri, um dos melhores restaurantes para comer uma caprichada isca de tilápia ou um peixe grelhado.

Mas, se você seguir o nosso roteiro de 5 dias em Bonito, pode deixar a Toca do Sucuri para o próximo roteiro e ir comer uma saborosa pizza no famoso Zapi Zen.

Pertinho dali, no reduto da Rua Cel. Pilad Rebuá, também tem a comida na brasa do Pantanal Grill, o Taboa Bar e o Varandas Restaurante.

Muitas opções para uma noite, mas sugerimos a pizza para fechar seu terceiro dia em Bonito.

Dia 4: Roteiro de 5 dias em Bonito (Ceita Corê + Estância Mimosa + Parque das Cachoeiras + Projeto Jibóia)

Manhã nas fazendas tradicionais de Bonito/MS

Se o seu primeiro dia começou no meio da natureza, o penúltimo dia de roteiro de viagem tem espaço para duas fazendas.

A Ceita Corê é uma excelente dica para iniciar a sua manhã em um cenário rural, repleto de trilhas e cachoeiras de águas cristalinas.

Durante o percurso, os visitantes podem usar passarelas e tomar banho em suas belíssimas cachoeiras, totalizando 6 pontos de banho.

Já à tarde, tem a visita à nascente do Rio Chapena onde há pequenas grutas submersas. A boa notícia é que todo mundo ganha café da manhã, almoço e lanche da tarde. Aí sim, hein?

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

Dica de viagem para Bonito: alternativa para o passeio na Ceita Corê

Como você viu, um passeio na Ceita Corê toma o dia todo, mas você pode trocá-lo pela Estância Mimosa.

Lá também oferece uma boa infraestrutura, com passarelas suspensas, passeio de barco e mirantes com vistas panorâmicas da Bodoquena. Ah! O almoço é feito no fogão à lenha e aqui você também pode saborear um delicioso doce de leite.

Tarde nas cachoeiras da cidade

Se você dispensou a Ceita Corê em seu roteiro de 5 dias para Bonito e foi para a Estância Mimosa pode desfrutar de muitas cachoeiras no Parque das Cachoeiras.

Ao todo, são sete pontos para tomar banho em cachoeiras de belezas exuberantes, além de uma visão ampla da rica fauna e flora da região a partir de uma tirolesa de sete metros de altura.

Mais do que contemplar a vida selvagem local, você vai recarregar suas energias e se preparar para se despedir de Bonito.

Dicas de viagem para Bonito: alternativa de passeio ao Parque das Cachoeiras

Tanto faz se o seu roteiro de 5 dias em Bonito tem Ceita Corê ou Estância Mimosa, porque no caminho tem alternativas ao Parque das Cachoeiras: Rio do Peixe, Balneário Nascente Azul ou Bio Park (um pouquinho mais distante).

Recomendamos as Cachoeiras do Rio do Peixe, em caso de você ter optado pelos balneários como alternativa ao segundo dia de viagem.

Localizado na fazenda Água Viva, o Rio do Peixe é similar aos outros passeios em fazenda, com excelente infraestrutura para os visitantes.

Além de banheiros, redário e restaurante – o almoço é incluso no ingresso –, o local ainda possui tirolesa, piscinas naturais e muitas araras que são alimentadas na própria fazenda, mas vivem soltas.

Ótimas dicas, hein?

Noite no centro de Bonito

Independente da sua escolha – Parque das Cachoeiras ou Rio do Peixe –, o penúltimo dia em Bonito pode ser bem aproveitado no centrinho de Bonito.

Se não quiser jantar, considerando que você já terá provado as delícias da fazenda, pode saborear um belo sorvete ou comer doces. O centro está recheado de opções para você curtir a “night”.

Dia 5: Roteiro de 5 dias em Bonito (Aquário Natural + passeio de Bóia Cross)

Manhã na flutuação do Aquário Natural

Para fechar seu roteiro de 5 dias em Bonito com chave de ouro, vá para o Aquário Natural, um lugar que tem tudo para agradar a família toda.

O atrativo faz jus ao nome e surpreende os visitantes com suas águas límpidas e repleta de peixinhos. A visibilidade é enorme e você pode fazer flutuação no encontro entre o Rio Formoso e o Formosinho.

Depois da flutuação, desfrute da estrutura do Aquário, com restaurante, vestiário e um lindo lago apenas para contemplação.

Em seguida, assista jacarés tomando sol e tenha a oportunidade de acompanhar animais silvestres em um espaço de proteção e recuperação.

Não restam dúvidas de que esse será um dos melhores passeios a se fazer em Bonito.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde de Bóia Cross no Rio Formoso

Um dos passeios que você pode acrescentar no seu roteiro em Bonito é o Bóia Cross. Divertido, desafiador e bastante seguro, o passeio de bóia pode ser feito tanto pelo Hotel Cabanas e Eco Park Porto da Ilha quanto pelo Parque Ecológico Rio Formoso.

Um dos mais populares é fazer o trajeto pelo Rio Formoso, já que é um dos rios mais famosos da região.

Se você deseja finalizar seu roteiro em Bonito com muita adrenalina, invista no Bóia Cross para se despedir desse paraíso do ecoturismo brasileiro. Ah, deixa a noite para descansar para a sua viagem de volta.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

Dicas de viagem para Bonito: alternativa ao Bóia Cross

Não está muito a fim de desafios? Ok, a melhor alternativa mais próxima do Aquário Natural é a Praia da Figueira.

Ops! Tem praia em Bonito? Tem sim!

A Praia da Figueira é um balneário com uma praia de areia branquinha e uma lagoa de 60.000 m².

Essa é uma boa opção para quem deseja pegar uma praia no verão, durante a alta temporada, mas não quer ficar longe das piscinas naturais, das grutas, da flutuação nos rios, e de tudo que envolve a natureza.

Sabe o que é melhor? Tem bar, restaurante, parque aquático, bangalô e playground. Não é tudo?

É ou não é um bonito roteiro de 5 dias em Bonito?

Já sabe o que fazer em um roteiro de 5 dias em Bonito?

Nós fizemos o possível para fazer um bonito roteiro para você e sua família passar excelentes 5 dias nessa cidade sul mato-grossense.

Adicionamos flutuação em vários pontos do passeio, mergulho em rios, atividades radicais, como rapel, bóia, bote e tirolesa, e boa comida pantaneira.

Então, que tal reservar seu ingresso com antecedência com a Roteiro Bonito MS?

Entre em contato com a gente, por e-mail ou por WhatsApp, e garanta seus passeios!