roteiro bonito agência de turismo em bonito

Trilhas em Bonito: 9 Principais Opções para Aproveitar na Viagem

Se você quer conhecer quais são as principais trilhas em Bonito, acaba de chegar no lugar certo!

Bonito é o maior complexo de ecoturismo e um dos destinos mais bonitos de todo o Brasil. Localizada na região centro-oeste, no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade se destaca principalmente por suas águas. São balneários, rios, cachoeiras e muita coisa linda para ser observar.

Mas para quem não gosta de passar o dia inteiro num lugar só, como a Gruta do Lago Azul, fazer trilhas em Bonito pode ser igualmente encantador e gratificante.

Bonito/MS é um lugar único no mundo, e muito disso é devido à localização de Bonito.

Todos os países estrangeiros possuem seus pontos turísticos e cartões postais, mas só Bonito reúne tantas belezas únicas por quilômetro quadrado.

As trilhas são mais uma opção deliciosa que Bonito/MS oferece para os viajantes que procuram ter uma experiência de pleno contato com a natureza durante a sua viagem de férias.

Seja porque você já está em Bonito/MS há alguns dias e quer fazer uma coisa diferente, ou porque está indo a Bonito pela primeira vez e quer experimentar todas as opções de passeios.

Ou ainda, talvez você esteja fazendo sua segunda viagem a Bonito/MS e quer fazer os passeios que não fez na primeira viagem. As trilhas são sempre uma ótima escolha.

As longas caminhadas guiadas pela mata ciliar plenamente preservada permitem uma sensação única de contato e comunhão com a natureza.

Nessas atrações, o turista pode avistar de pertinho as aves coloridas e espécies de animais raras que vivem por aquelas matas, além de conhecer árvores e outras plantas que só existem na região.

Bonito/MS tem, sim, muito mais a oferecer do que somente seus balneários e grutas, que por si só já são belezas inacreditáveis.

Além do charmoso centro da cidade, onde ficam os melhores restaurantes e hotéis de Bonito, existem outros passeios inesquecíveis, e as trilhas não podem ficar de fora do seu roteiro.

Por que fazer trilhas em Bonito?

Porque é uma experiência única e imperdível que não pode faltar na sua viagem.

As trilhas estão entre as opções de passeios mais procuradas pelos turistas em Bonito/MS, e se você quer aproveitar por completo a experiência de visitar a região, fazer estas caminhadas é imprescindível.

Imagine caminhar por uma floresta viva e praticamente intocada pelo homem, podendo assistir de perto aos milagres e maravilhas da natureza.

Ver pela primeira vez exemplares incríveis da fauna e da flora do Brasil, e no meio do caminho parar para apreciar um número incontável cachoeiras extraordinárias.

Algumas das atrações que Bonito oferece, como a Flutuação do parque Ecológico Rio da Prata, já possuem um percurso de trilha incluído em seus roteiros, mas vamos ver mais opções de atrações que misturam trilhas e cachoeiras numa combinação ímpar!

Quais são as melhores trilhas de Bonito?

Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

As trilhas da Serra da Bodoquena constituem um dos percursos mais famosos de toda a Bonito. Isso se deve às seis cachoeiras que o turista tem a chance de conhecer ao longo da caminhada, que tem 2,5 km de extensão.

As quedas d’água e as piscinas naturais existentes no leito do Rio Betione são o que fazem o passeio pela Serra da Bodoquena ser tão conhecido por todo o Brasil.

Além da caminhada na mata e dos banhos de cachoeira, a Serra da Bodoquena ainda guarda duas grutas preservadas que podem ser visitadas.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco do Macaco

Cachoeira Buraco do Macaco
Fonte: Marcelo Brito (Flickr)

A Trilha Buraco do Macaco é um dos percursos mais tranquilos entre todas as opções de passeios em Bonito/MS. Isso é porque a maior parte do trajeto de 3 km que passa por sete belíssimas cachoeiras é todo de descida com degraus.

Portanto, se você está viajando com idosos ou crianças, essa trilha pode ser a opção mais indicada. Além da agradável caminhada pela floresta, esta trilha possui três paradas para banho.

Estância Mimosa

estância mimosa

Como o próprio nome já diz, a trilha da Estância Mimosa passa por uma linda fazenda sul-mato-grossense, a 24 km de Bonito/MS.

A Estância Mimosa oferece várias atividades diferentes aos visitantes. Entre elas está uma trilha de 3,5 km de extensão, onde se pode conhecer nove cachoeiras que se distribuem ao longo do Rio Mimoso.

Além de suas notáveis belezas naturais, a trilha da Estância Mimosa conta com um breve trajeto de barco e uma plataforma de salto. Os pontos de banho na trilha da Estância Mimosa são oito ao todo.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

Boca da Onça

boca da onça

A Cachoeira Boca da Onça possui extraordinários 156 metros de altura, o que lhe confere o título de maior queda d’água de Bonito/MS e do Mato Grosso do Sul.

Para chegar a esta queda d’água, existe mais de um caminho que pode ser feito pelas florestas e cada um destes percursos oferece belezas únicas, além de possuir diferentes níveis de dificuldade.

O passeio à cachoeira Boca da Onça pode ser feito por três caminhos diferentes: a Adventure, a Discovery e a Meia Trilha Adventure. Vejamos cada uma delas:

A Trilha Adventure se estende por 4,5 km pela mata. O caminho passa por oito cachoeiras, e das cinco paradas para banho, uma delas é na própria cachoeira Boca da Onça.

Essa trilha é uma opção para os turistas que estão com o preparo físico mais em dia, pois será preciso enfrentar uma escadaria de quase 900 degraus. Mas o esforço é gratificante.

A Trilha Discovery é uma aventura ainda mais desafiadora. Ela consiste na descida de uma serra por um caminho 6,5 km, repleto de ângulos bastante íngremes.

Meia Trilha Adventure Boca da Onça

A Meia Trilha Adventure é mais curta: tem apenas 2,2 km de extensão, e seu diferencial é a atividade de rapel, opcional e paga separadamente. Aqui você também tem paradas para banho em lugares que incluem a Praia da Boca da Onça e o Poço da Lontra.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Ceita Corê

fazenda ceita corê

A Ceita Corê oferece uma das trilhas mais icônicas de Bonito/MS. Ao percorrer os seus 4 km de extensão, o turista passa por um circuito de seis cachoeiras no Rio Chapeninha.

Além das seis paradas para banho nas cachoeiras e da divertida tirolesa, o passeio vai até a nascente do Rio Chapena, onde o visitante pode mergulhar numa caverna inundada de 158 metros de profundidade.

Aqui é importante alertar que a atração não é recomendada para as pessoas gestantes.

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

Trilha do Formoso

boia cross no rio formoso

Mais uma opção de trilha amigável em Bonito/MS para pessoas de todas as idades, a Trilha do Formoso, também chamada de Trilha do Parque Ecológico, é uma agradável caminhada de 2 km.

Uma pausa para mergulhar no Rio Formoso é feita no Deck Paraíso. Mais à frente, no Deck Meia Lua, além do banho são oferecidas atividades de tirolesa e trampolim.

A volta é uma caminhada um pouco mais curta, de 1,7 km pelo Morro da Piúva.

Parque das Cachoeiras

parque das cachoeiras

Mais uma das opções em Bonito/MS para quem quer andar pouco e se divertir muito, a trilha pelo Parque das Cachoeiras consiste numa trilha de 1,7 km.

No percurso, além de sete cachoeiras, o turista ainda pode visitar pequenas cavernas muito bem preservadas. É possível banhar-se em todas as cachoeiras do percurso, e uma delas oferece uma tirolesa para aqueles que estão atrás de experiências mais intensas.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio do Peixe

cachoeiras do rio do peixe

O diferencial da Trilha do Rio do Peixe é que o percurso passa por áreas habitadas pelos mais belos e raros animais da fauna brasileira. É possível avistar tucanos, macacos, e as espetaculares araras azuis.

A Trilha do Rio do Peixe atravessa 4 km pela mata ciliar de Bonito/MS, permitindo ao visitante contemplar e se banhar nas dez cachoeiras que existem ao longo do Rio Olario e do Rio do Peixe. Se você gosta de aventura, este passeio também oferece a emoção da tirolesa e do trampolim.

Um dos destinos mais belos
Cachoeira do Rio do Peixe

São onze cachoeiras incríveis para explorar. Incluindo a Cachoeira da Grutinha, onde os peixes nadam entre os visitantes das águas. Além disso, essa também é uma experiência para quem quer conhecer mais sobre a vegetação da Serra da Bodoquena e animais da fauna do lugar, como macaquinhos, tucanos e araras.

Ver PasseioFalar com Especialista

Lobo Guará (Bosque das Águas)

balneário bosque das águas

A trilha Bosque das Águas ou Lobo Guará é diferente de todas as outras trilhas de Bonito – MS: o percurso é realizado de bicicleta.

As bicicletas e equipamentos de segurança necessários para a realização do passeio são fornecidos aos visitantes, que, sob a orientação de um guia experiente, são conduzidos ao belíssimo Bosque das Águas.

Depois o passeio segue para os pontos de banho no Rio Formoso. Antes de ir embora, os visitantes participam do plantio de uma muda de árvore natural da região.

Fazer trilha é perigoso?

Não, mas algumas delas podem ter um grau de dificuldade considerado moderado ou até alto, o que dificultaria o acesso de pessoas com certas limitações ao passeio.

Isso é devido ao terreno natural das regiões de mata, que podem ser muito íngremes, lamacentos ou com pedras.

Ou seja, esses aspectos podem ser obstáculos grandes para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes, crianças pequenas, pessoas com problemas cardíacos, portadores de necessidades especiais ou pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos recentemente ou estão em recuperação de qualquer condição que limite, ainda que temporariamente, sua capacidade de realizar esforço físico.

As informações a respeito da presença ou não desse tipo de obstáculos já são oferecidas ao turista pela própria agência no momento da compra do passeio, para evitar surpresas desagradáveis durante o passeio.

Fora isso, em Bonito/MS as trilhas são sempre lideradas por guias capacitados e experientes, que seguem protocolos de segurança como conduzir sempre apenas um número reduzido de pessoas nos percursos.

Os guias também fornecem orientações aos turistas antes do início do passeio, visando oferecer a todos a melhor experiência possível nas trilhas de Bonito/MS.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.