roteiro bonito agência de turismo em bonito

Onde Fica Bonito? Localização e Principais Capitais Próximas

Já ouviu falar muitas vezes na cidade, mas não sabe muito bem onde fica Bonito? Então, acompanhe o conteúdo até o final para descobrir!

O Brasil é realmente um país repleto de belezas naturais, como é o caso de cidades como Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.

Mas, dentre essas opções, um grande destaque vai para Bonito, que é um dos principais centros turísticos de todo o país.

Em Bonito temos grande quantidade de grutas, cachoeiras e rios que fazem parte da cidade e que atraem milhares de visitantes em todas as épocas do ano.

Por isso, não é preciso viajar para locais como a Coreia do Sul, Estados Federados da Micronésia, Ilha de Man, África do Sul ou Antígua e Barbuda para conseguir aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer!

Onde fica Bonito?

Estrada para Bonito
Fonte: David Escote (Flickr)

A cidade de Bonito fica localizada no estado do Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil. Sua distância para a capital do estado, Campo Grande, é de apenas 265 km.

De uma forma mais precisa, ela está na mesorregião sudoeste do estado, dentro da microrregião de Bodoquena, na Serra da Bodoquena. Nesse caso, os municípios limítrofes de Bonito/MS são:

  • Norte: Miranda e Bodoquena;
  • Leste: Nioaque e Aquidauana;
  • Sul: Jardim e Guia Lopes da Laguna;
  • Oeste: Porto Murtinho.

Trata-se de um município turístico, que tem no ecoturismo uma de suas principais fontes de economia. Apesar disso, a agricultura e a pecuária também são extremamente importantes.

De uma forma geral, é uma cidade pequena, com cerca de 23 mil habitantes, mas que soube se preparar muito bem para receber os visitantes e por isso conta com uma ótima infraestrutura.

Já a sua área territorial é de 4 934,318 km², sendo um local repleto de atrativos naturais que atraem os turistas para a região.

Além disso, é relativamente fácil se locomover em Bonito, como já mostramos aqui.

Principais capitais próximas à cidade de Bonito

Agora que já foi possível entender um pouco mais sobre a cidade e onde fica Bonito/MS, vejamos sua distância para algumas capitais:

  • Cuiabá (MT) – 848 km;
  • Brasília (DF) – 1.399 km;
  • Rio de Janeiro (RJ) – 1609 km;
  • São Paulo (SP) – 1.186 km;
  • Curitiba (PR) – 1.178 km;
  • Porto Alegre (RS) – 1467 km;
  • Fortaleza (CE) – 3466;
  • Salvador (BA) – 2680 km;
  • Manaus (AM) – 3354 km.

História da formação de Bonito/MS

O começo da formação da cidade de Bonito aconteceu através da Fazenda Rincão Bonito, no século XIX. Então, em 1915, o local acabou se tornando um Distrito, o Paz de Bonito, pertencente ao município de Miranda.

Ele só veio a se transformar em um município independente no ano de 1948, época em que existia apenas o gigantesco estado do Mato Grosso.

Durante a sua própria formação, havia muitos conflitos internos no território do estado, com disputas separatistas. Assim, foi apenas em 1977 que Mato Grosso do Sul realmente surgiu, englobando a área onde a cidade de Bonito está.

Essa foi uma decisão direta do então presidente do Brasil, o General Ernesto Geisel, sendo um passo importante para a melhoria de Bonito.

Enquanto integrava Mato Grosso, a distância para a capital do estado (Cuiabá) era gigantesca, cerca de 848 km. E isso interferia diretamente na atenção que o local recebia.

Então, com a fundação do novo estado, a capital passou a ser Campo Grande, a menos de 300 km de distância.

Foi a partir desse ponto que a região onde fica Bonito começou a realmente se tornar o que é hoje.

Atrativos de Bonito/MS

Bonito (Mato Grosso do Sul) não é considerada um dos principais polos de turismo do Brasil à toa. Afinal, realmente concentra uma grande quantidade de atrativos.

Como já foi mencionado, trata-se de uma cidade que tem a exploração de áreas naturais como seu principal destaque.

Apesar da região ser distante do litoral, a ausência de praias é compensada pelas cachoeiras, balneários e rios que existem por lá.

Quem visita Bonito pode se aventurar, por exemplo, na exploração da Gruta do Lago Azul, que é o principal cartão postal da cidade.

O local é uma caverna alagada, com um lago belíssimo de azul intenso, e que os visitantes podem contemplar.

Além disso, outros passeios que também fazem muito sucesso são os mergulhos e flutuações nos canais de água dos rios, dolinas e grutas de Bonito.

A cidade oferece condições perfeitas para essa atividade, devido à cristalinidade das suas águas, que são realmente impressionantes.

Um bom exemplo disso é o Rio Sucuri, que é o rio mais transparente do país, oferecendo uma visibilidade altíssima do seu ambiente marinho.

Outras opções, como o Rio da Prata, o Rio Formoso ou até mesmo o Rio Baía Bonita, também não ficam para trás nesse quesito.

Os banhos nos balneários – como o Nascente Azul e a Praia da Figueira – e as trilhas das cachoeiras – como a Boca da Onça e a Serra de Bodoquena – são mais atrativos que integram a região onde fica Bonito.

Bonito está esperando sua visita!

Praça da Liberdade de Bonito
Fonte: Ben Oliveira (Flickr)

Entender onde fica Bonito é fundamental para compreender os atrativos que uma viagem para a cidade tem a oferecer.

Além disso, a distância que o destino está das outras regiões também é um ponto importante a se destacar.

Aliás, como fica no Centro-Oeste brasileiro, Bonito/MS acaba sendo um roteiro próximo de todas as outras regiões do país.

Por isso, não é preciso ir para tão longe para curtir uma aventura dos sonhos.

Você fazer diversos passeios em Bonito e montar roteiros incríveis, incluindo um roteiro que inclui o Pantanal.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

Qual região fica Bonito?

A cidade de Bonito/MS fica na região do Centro-Oeste brasileiro, no estado de Mato Grosso do Sul.

Qual é o estado que fica a cidade de Bonito?

A cidade de Bonito fica no estado do Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.
pt_BR

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.