Pesquisar
Close this search box.

Em que bioma está localizada a região de Bonito?

Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.

Biomas são espaços geográficos determinados por suas características climáticas, de vegetação, fauna, flora, solo e altitude, por exemplo. O Brasil é um país muito rico em biomas diferentes e por isso, sempre que se pensa em Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica a pergunta em que bioma está localizada a região de Bonito?

Para entendermos mais sobre em que bioma está localizada a região de Bonito, vamos falar sobre a importância dos biomas e das principais características do bioma no qual está a região de Bonito.

Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito

Qual a importância dos biomas brasileiros?

Sendo composto por 6 principais biomas, a vida no Brasil depende da preservação desses biomas. Conforme já definimos, os biomas são regiões determinadas por seu clima, fauna, flora, dentre outras características. Na verdade, um único bioma reúne milhares de outros ecossistemas.

Cada bioma possui uma diversidade biológica própria, mas que interage com outras regiões.

Assim, deve haver sempre um equilíbrio entre os biomas. Um exemplo, a Amazônia é uma área muito importante no Brasil. Afinal, as chuvas dessa região trazem muitos benefícios para a qualidade de vida de outras populações e até mesmo para regiões mais distantes.

Dessa forma, os biomas são importantes não somente porque afetam outras regiões, mas também porque naquela região vive uma população que de lá tira seu sustento.

Portanto, a relação do bioma com a saúde humana é vital, não somente para a população local, que do bioma tira seu sustento, como também para populações mais distantes. De fato, essas populações mais distantes também sofrem com o desequilíbrio do bioma.

Daí a importância de a natureza estar sempre em equilíbrio e da preservação do bioma.

Pantanal
Fonte: Stephen Bartels (Flickr)

Quais são os principais biomas brasileiros?

Pode-se descrever, no Brasil, 6 principais biomas. E Bonito se encontra exatamente na junção de dois desses biomas.

Assim, os principais biomas brasileiros são:

  • Amazônia;
  • Caatinga;
  • Cerrado;
  • Mata Atlântica;
  • Pampa;
  • Pantanal.

Localização dos principais biomas brasileiros

Amazônia

A Amazônia, como bioma, se estende, no Brasil, pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Nesse local, segundo especialistas, estão localizadas mais da metade de todas as espécies do planeta.

Além disso, a região do bioma da Amazônia tem sido alvo de muito desmatamento, apresentando efeito direto no clima.

Caatinga

Na região nordeste do Brasil, a caatinga se estende pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e abrange um pedaço de Minas Gerais também.

Esse bioma ocupa cerca de 11% de todo território nacional e praticamente toda a região nordeste. É também um bioma extremamente rico em biodiversidade. O clima seco da região faz com que plantas como suculentas e com espinhos consigam absorver e manter a baixa umidade da atmosfera, sendo bastante encontradas nessa região.

Cerrado

Localizado na região centro-oeste do Brasil, mas chega também até um pouco da região sul, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia.

Só em Mato Grosso, por exemplo, esse bioma ocupa cerca de 34% de todo território do estado, abrangendo mais de 300 mil quilômetros quadrados de área.

Embora tenha grande extensão, acredita-se que esse bioma já perdeu até 3/4 de toda sua vegetação original. Por isso, essa área é considerada um hot spot (ponto quente). Um hot spot é uma determinada área na qual a preservação é prioridade, devido a alto risco de extinção de suas espécies.

Mata Atlântica

Acompanha todo o litoral brasileiro, indo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, abrangendo-se pelas regiões nordeste, sudeste, sul e também pelo centro-oeste. Na Mata Atlântica, existem mais de 20.000 espécies de plantas.

De todos os biomas, a Mata Atlântica é considerada o bioma que mais sofreu com a ação do homem, em relação ao desmatamento.

Pampa

Localizado na região sul do Brasil, estendendo-se até Argentina e também até o Uruguai. Nesse bioma, encontram-se plantas com caule pequeno e mole.

Pantanal

Ocupando a região centro-oeste do Brasil, abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Suas características principais são árvores retorcidas, cachoeiras, regiões montanhosas e escarpas. Por fazer a ligação do Cerrado com a Amazônia, muitos turistas a visitarem Bonito, também gostam de visitar algumas regiões do Pantanal.

Miranda Pantanal
Fonte: Luciano Justiniano (Flickr)

Em que bioma está localizada a região de Bonito?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma região muito conhecida por suas belezas naturais, sendo considerada a capital do ecoturismo no Brasil. Inclusive, há alguns que consideram Bonita uma parte da Savana brasileira.

Portanto, é correto afirmar que Bonito está localizado no bioma do cerrado. Porém, não é somente o cerrado. Bonito também inclui uma parte da Mata Atlântica, como a Serra da Bodoquena, por exemplo.

Por isso, quando se pensa em que bioma está localizada a região de Bonito, pode-se dizer que Bonito é a junção de dois biomas: o cerrado e a Mata Atlântica.

Preservação do bioma em Bonito

Agora que você já sabe em que bioma está localizada a região de Bonito, vamos falar sobre a preservação do bioma que ocorre em Bonito.

Considerado o melhor destino de ecoturismo no Brasil, Bonito possui diversas atrações em áreas de preservação ambiental. De fato, a preservação da natureza e seus recursos naturais é algo muito importante em Bonito.

Inclusive, as práticas de preservação ambiental e sustentabilidade, em Bonito, vem se tornando referência para outras regiões.

Alguns exemplos são a reciclagem de resíduos sólidos, visitação com mínimo impacto ambiental, viveiro de mudas, hortas orgânicas e áreas adotadas como Reserva Particular do Patrimônio Natural, por exemplo.

Assim, os turistas são sempre orientados a auxiliarem na preservação do local, com ações construtivas, de respeito à fauna e flora, para que toda a beleza de Bonito seja mantida para futuras gerações.

Aliás, essa é uma das bases do ecoturismo, no qual o turismo é feito em regiões de fauna e flora abundante, mas sempre respeitando tudo o que a natureza oferece, para que o meio ambiente seja conservado ao máximo. O respeito à população local, bem como às práticas de sustentabilidade, também faz parte do conceito de ecoturismo.

Com isso, Bonito permite que mais de 200.000 turistas visitem esse paraíso anualmente, sempre focando na preservação de toda a rica beleza natural que essa região oferece.

Aproveite para se aprofundar em uma visão geral de Bonito em nosso guia e saiba mais sobre a região!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[ GRÁTIS ]

Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.