Curiosidades de Bonito: 11 Fatos Interessantes Sobre a Cidade
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Bonito é um dos destinos mais procurados por quem ama o ecoturismo e deseja ter mais contato com a natureza. Assim, as belezas de Bonito, como as piscinas naturais e as lagoas, trazem muitas curiosidades sobre esse local.
Hoje, vamos descrever 11 curiosidades de Bonito, para você que deseja saber ainda mais sobre esse paraíso na Terra.
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
11 curiosidades de Bonito
Localizada no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito recebeu mais de 140 mil turistas no ano de 2020, conforme dados do OTEB – Observatório do Turismo e Eventos de Bonito.
Isso porque 2020 foi um ano afetado pela pandemia, em que algumas atrações estavam fechadas e o deslocamento de turistas pelo Brasil foi muito menor.
Em 2021, esse número saltou para mais de 200 mil turistas. E a tendência é só crescer, visto que cada vez mais os turistas buscam viajar para lugares em que possam contemplar as belezas naturais, bem como ter tranquilidade e estrutura apropriada.
Bonito tem tudo isso e muito mais!
Então, vamos falar de algumas curiosidades de Bonito que certamente vão te deixar com mais vontade ainda de conhecer esse local. Preparado?
1 – Maior tirolesa do Mato Grosso do Sul
Descrevendo algumas curiosidades de Bonito, começamos pela maior tirolesa do Mato Grosso do Sul, a tirolesa da Nascente Azul.
Ela possui total de 450 metros de extensão e sua descida pode durar mais de um minuto. Mas, quem vai nesse passeio, tem o momento incrível de descer por entre cachoeiras e muita mata, na Serra da Bodoquena.
Vale lembrar que esse local, a Nascente Azul, é também bastante propício para a prática de flutuação, sendo um dos destinos mais escolhidos pelos turistas que visitam Bonito.
2 – Maior cachoeira do MS
A Cachoeira Boca da Onça é a maior cachoeira do Estado do Mato Grosso do Sul, com seus 156 metros de altura.
Aqui vai uma informação importante: a Cachoeira Boca da Onça está localizada no município de Bodoquena, vizinho à Bonito.
Essa atração fica a 60 km do centro de Bonito e faz parte da fazenda Boca da Onça.
Quem contrata o passeio pela melhor agência de turismo de Bonito tem direito a um delicioso café da manhã na ida e um saboroso almoço na volta, inclusos no ingresso.
3 – Maior rapel do Brasil
O rapel está dentre as atrações mais procuradas por turistas que desejam um pouco de aventura e adrenalina enquanto visitam Bonito.
Dessa forma, uma das curiosidades de Bonito é a existência do maior rapel do Brasil em plataforma suspensa. Mais uma das atrações presentes na Boca da Onça.
Essa atração é permitida graças à existência de uma estrutura de metal avançada 15 metros sobre o precipício.
Outra informação importante é que o rapel feito aqui é “negativo”, também chamado de “rapel em livre“. Ou seja, acontece sem o contato dos membros inferiores nas paredes das rochas.
Assim, não se corre o risco do desgaste das estruturas naturais, o que ajuda na preservação de Bonito.
4 – A maior dolina da América do Sul está em Bonito
Você sabe o que é uma dolina?
Dolina é uma formação geológica que ocorre quando há dissolução química das rochas calcárias, um fenômeno natural.
Com isso, há formação de uma superfície circular, em formato de funil, que pode ou não ser inundada por água, dependendo da sua localização.
E justamente a maior dolina da América do Sul está localizada a 70 km do centro de Bonito: o Buraco das Araras, com 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência.
Ali, há o abrigo de mais de 150 espécies de aves.
Portanto, prepare-se para ver não somente a arara-vermelha, bastante tradicional da região, mas também exemplares de udu, murucututu, pica-pau-louro, falcão-relógio, gralha-do-pantanal, papagaio-galego, quero-quero, rolinha e suindara.
5 – Águas mais cristalinas do país
Outra curiosidade bastante interessante de Bonito é que, nessa região, você encontrará as águas mais cristalinas do Brasil.
Dessa forma, atividades como mergulho e flutuação em locais como a Gruta do Lago Azul e o Rio Sucuri, por exemplo, tornam-se indescritíveis, tamanha a clareza na visualização de fauna e flora debaixo d’água.
Uma informação importante é a flutuação ser uma atividade muito segura, podendo inclusive ser realizada por crianças a partir de 5 anos. Aliás, não precisa saber nadar para poder aproveitar tudo que um passeio de flutuação oferece.
6 – Museu subaquático de água doce
Em um lago na Nascente Azul, uma das atrações de Bonito, está situado o primeiro museu subaquático de água doce do mundo, inaugurado em outubro de 2021.
Lá, você encontrará 12 estátuas, feitas por artistas de Bonito, usando malha de arame inoxidável e cimento com pH neutro, tudo para não causar impacto no meio ambiente. As estátuas tratam de temas como sustentabilidade e preservação ambiental.
Além disso, as estátuas também servem de abrigo para os peixes, podendo ser vistas por mergulho com cilindro de ar comprimido, atividade indicada para adultos e crianças a partir de 10 anos, tendo sempre um guia especializado acompanhando até 4 turistas por vez.
7 – Sétima caverna mais profunda do Brasil
A Lagoa Misteriosa é a sétima caverna mais profunda do país. O nome da atração, inclusive, indica que ninguém sabe ao certo a profundidade exata da caverna.
Afinal, até hoje, só se chegou até determinado ponto, marcando 220 metros de profundidade, fato alcançado pelo mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira, em 1998.
8 – Milhões de anos de existência do Abismo Anhumas
Você já ouviu falar do Abismo Anhumas? Se não, saiba que o Abismo Anhumas existe há milhões de anos. Lá você encontra uma caverna, inundada, sem poder enxergar onde termina, daí o nome “abismo”.
Outra característica do Abismo Anhumas é como aproveitar o passeio: só se consegue entrar e sair através de uma fenda. Então, você entrará descerá 72 metros de altura através de um rapel elétrico, chegando a um deck flutuante.
A partir daí, a flutuação e o mergulho são as atividades mais procuradas pelos turistas, embora esse passeio seja também um dos mais caros em Bonito. Porém, sem dúvida, o passeio vale cada centavo!
E não se preocupe: o Abismo Anhumas já está em funcionamento há mais de 20 anos e com um total de zero acidentes até a data atual.
9 – Aquífero Guarani
Sabe aquela ideia que você precisa “recarregar as energias”?
Pois muitos turistas que vão à Bonito falam exatamente isso: que o local é ótimo para recarregar as energias. Mas, há uma razão para isso: o Aquífero Guarani.
O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce, abrangendo partes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com mais de 1,2 milhão de quilômetros quadrados.
Portanto, pode-se considerar o centro energético da América do Sul. Super interessante, não é mesmo? Sem dúvidas, mais um local magnífico para você incluir na lista de atrações desejadas em Bonito.
10 – Culinária local com carne de jacaré
Mais uma das curiosidades de Bonito: carne de jacaré.
Isso mesmo! A carne de jacaré faz parte da culinária regional de Bonito e, claro, você não pode deixar de experimentar!
Há muitas opções quando se pensa na culinária de Bonito, além da carne de jacaré, como peixe na telha, por exemplo. E há também opções mais tradicionais, para quem não quer se arriscar com essa culinária diferente, mas vale o aviso: experimente a carne de jacaré.
É algo que não está presente em outros lugares e vale a pena!
11 – Guavira
Uma fruta bastante tradicional de Bonito é a guavira, fruta símbolo do Mato Grosso do Sul. Parece uma jabuticaba, mas ao contrário da jabuticaba, que é preta, a guavira é verde e vai ficando amarela conforme amadurece.
É bastante rica em vitamina C, sendo encontrada com muita facilidade na região do Cerrado sul-mato-grossense. Inclusive, durante os meses de novembro e dezembro, época da safra de guavira, é bastante comum encontrar pratos e sobremesas que levam a fruta.
E não deixe de comparecer ao Festival da Guavira, com degustação gratuita da fruta e apresentação de artesanato local, além de várias outras atrações.
O Festival da Guavira já está em sua décima oitava edição. E se você curte festivais, também pode se interessar em saber mais sobre a Feira Literária de Bonito (FLIB) e o Festival de Inverno de Bonito.
Gostou de conhecer essas curiosidades sobre Bonito?
Agora que você já sabe várias curiosidades de Bonito, qual dessas curiosidades te chamou mais atenção?
Não se esqueça de planejar bem sua viagem para Bonito, aproveitando o melhor que essa região incrível tem a te oferecer.
Para isso, você pode contar com a agência especializada Roteiro Bonito MS. Cuidamos de cada detalhe para você aproveitar sua viagem sem se preocupar com nada. Entre em contato por WhatsApp ou e-mail e agende sua próxima aventura!
E se você precisa de ainda mais informações antes de planejar sua viagem, acesse nosso site e baixe um e-book, um guia gratuito, com os valores atualizados dos passeios em Bonito, e poupe horas na montagem do roteiro.
Aproveite para se aprofundar em uma visão geral de Bonito em nosso guia e saiba mais sobre a região!
Até a próxima!