Bonito/MS Tem Muita Cobra? Saiba Tudo Sobre o Assunto
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Será que é verdade que Bonito/MS tem muita cobra?
Muitos turistas fazem essa pergunta antes de viajarem para o Mato Grosso do Sul, mais precisamente quando querem fazer flutuação no Rio Sucuri, a partir da Fazenda São Geraldo.
Diante de um nome bastante sugestivo, não é raro encontrar alguém perguntando se tem muita cobra sucuri em Bonito/MS.
A verdade é que a cidade do ecoturismo brasileiro está repleta de belezas naturais, seja em rios ou em cavernas, então é normal a presença de serpentes, jacarés e outros animais na região.
Entretanto, será que nessas horas você vai precisar correr e perder o passeio?
É isso que vamos descobrir no artigo de hoje, então vem conferir se há mesmo cobras em Bonito ou não!
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Afinal, tem muita cobra em Bonito MS?
Bonito é uma cidade do Mato Grosso do Sul, responsável por atrair diversos visitantes aos passeios turísticos da região.
São grutas, trilhas, cachoeiras e rios cristalinos que fazem de Bonito um atrativo verdadeiramente bonito.
E entre tantas belezas no local, uma atração que chama a atenção das pessoas é a visita ao Rio Sucuri Bonito. Afinal, fala-se tanto em flutuações que as pessoas ficam curiosas se não tem muita cobra em Bonito/MS.
A verdade é que a região do Brasil é propícia para cobras, sim, mas não a ponto de impedir a visitação de um grupo ou fazer alguém sair correndo de medo.
Mas afinal, o Rio Sucuri Bonito tem cobra? O que acontece é que o nome Rio Sucuri é uma referência ao formato do rio, visto de cima, que se assemelha a uma sucuri.
Além disso, é possível se deparar com serpentes em outros passeios também, como no Rio da Prata. Elas podem ser vistas na beira da água, caçando animais ou enroladas nos troncos da árvore.
Portanto, Bonito/MS não tem muita cobra a ponto de interromper o passeio. É bem mais comum você fazer uma flutuação a tarde toda e nem assim você encontrar cobras por ali.
Como reconhecer uma sucuri no Mato Grosso do Sul?
São tantas espécies de cobras que fica difícil reconhecer qual delas é a sucuri.
Por isso, quem não conhece, acaba perdendo o melhor da viagem a Bonito. Sem contar que não é fácil ver uma sucuri nadando no Rio Formoso, por exemplo.
Na verdade, essas cobras fogem da presença do ser humano, já que possuem comportamento tímido e dócil, e só se aproximam se forem estimuladas.
O medo delas é apenas por serem cobras, o que faz muita gente já classificá-las injustamente como perigosas.
Caso, durante o seu passeio, você tenha a sorte de dar de cara com cobras sucuris, esteja pronto para conferir sua aparência: corpo verde-escuro e manchas pretas em formato oval.
Dessa maneira, nem você vai fugir das águas, nem a pobre da serpente vai escapar de uma bela foto.
Mas, as sucuris não são perigosas mesmo?
A sucuri não é predadora de humanos, pelo menos, não há nenhuma prova científica sobre isso.
O fato de ser carnívora e caçar animais à beira dos rios, como peixes, antas e capivaras, pode assustar quem atravessa o cenário.
Além disso, elas são capazes de predar jacarés, invadir fazendas para comer galinhas e até mesmo engolir um bezerro, mas não um boi.
Portanto, as sucuris não são perigosas para humanos e os turistas podem curtir a natureza de Bonito em segurança.
Como reconhecer uma jiboia?
Outra espécie de serpente encontrada em Bonito e Pantanal e que muita gente acredita ser perigosa é a jiboia.
Esse animal de hábitos noturnos possui a maior massa corpórea entre as espécies do mundo e está em segundo lugar no ranking de maiores serpentes por tamanho, pelo menos aqui no Brasil.
Frequentemente confundida com a sucuri, a jiboia tem corpo comprido e em formato cilíndrico, cabeça triangular e de cores variadas, como preto, marrom ou cinza (muito frequente).
Tanto ela quanto a sucuri compartilham da mesma característica: não são perigosas. Inclusive, há um projeto em Bonito chamado Projeto Jiboia, que visa desvincular a imagem negativa dessa serpente.
Projeto Jiboia
Quem não sabe o que fazer à noite em Bonito pode apostar em um passeio inusitado chamado Projeto Jiboia.
O projeto é uma aula de educação ambiental que revela as características, hábitos e alimentação das jiboias, além de explanar sobre o universo das serpentes.
Ao contrário do que muitos esperam, toda a explicação é bem divertida e educativa, o que prende a atenção do público.
Ao final da aula, os turistas têm a chance de posar para uma selfie com as cobras. Contudo, mesmo com uma aula explicativa, não são todos que deixariam uma jiboia pendurada no pescoço.
Você toparia ficar no meio delas?
Flutuação no Rio Sucuri em Bonito/MS: tem muita cobra?
Como já mencionamos no artigo, o nome Rio Sucuri nada tem a ver com a possível quantidade de sucuris na região, e sim com o seu formato, o qual lembra um desenho de cobra.
Portanto, você pode incluir o passeio de flutuação no Rio Sucuri e também na Barra do Sucuri, já que o percurso é o mesmo, sem medo.
A diferença é que a flutuação no Rio Sucuri inicia na Fazenda São Geraldo, atravessa uma trilha em meio a nascentes e alcança um lado do rio onde começa a flutuação.
Já o trajeto feito pela Barra do Sucuri parte de outra propriedade e o grupo de viajantes sobe o rio de barco e depois retorna flutuando.
Resumidamente, o passeio é um dos mais belos de Bonito/MS. Assim que você entra na água é inegável a sensação de estar em outro mundo.
Águas cristalinas em tons azuis e verdes, a fauna e flora diante dos seus olhos e um cenário arrebatador, digno de belas fotos.
Inclusive, não esqueça do colete salva-vidas e de levar sua GoPro para registrar os melhores momentos. Com sorte, lá estará a sucuri, pronta para receber uma chuva de likes em suas redes sociais.
Então, vai curtir Bonito/MS mesmo com (poucas) cobras?
Você agora sabe que o Rio Sucuri tem cobras, sim, mas nada que atrapalhe sua flutuação em Bonito/MS. E embora haja outras serpentes na região, o animal não oferece riscos durante a excursão nos atrativos.
Desse modo, vale lembrar que todos os visitantes recebem um guia para conferir os locais e evitar sustos diante desses animais.
Se você não tem medo de cobra e quer curtir a cidade de Bonito, dê uma olhada em nossos pacotes de viagem. A Roteiro Bonito MS preparou roteiros para quem vai ficar de 3 a 6 dias em um dos principais pontos de ecoturismo brasileiro.
Escolha o seu preferido e venha conhecer Bonito, sem medo de cobras!
Entre e contato conosco por e-mail ou WhatsApp e prepare-se para fazer as malas!
Aproveite para se aprofundar em uma visão geral de Bonito em nosso guia e saiba mais sobre a região!