Bonito em Novembro: Guia Completo de Atrações e Passeios
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Está pensando em viajar para Bonito em novembro? Será que há coisas para fazer em Bonito nessa época do ano? Então, confira a seguir o que fazer no principal destino de ecoturismo do Brasil durante novembro.
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
O que fazer em Bonito em novembro?
1. Gruta do Lago Azul
A Gruta do Lago Azul é um dos principais pontos turísticos de Bonito. Atualmente, ela é uma das maiores cavernas naturais do mundo. Além das incríveis formações rochosas, a gruta possui um imenso lago de 90 metros de profundidade, de águas de cor azul intenso.
A vantagem de visitar a Gruta do Lago Azul em novembro é que a caverna fica bem iluminada, o que torna a experiência ainda mais interessante. Contudo, em dias de chuva a trilha pode ficar um pouco escorregadia.
Para chegar até a gruta é necessário fazer uma trilha de cerca de 300 metros até a entrada da caverna. Depois, o grupo desce 200 metros em uma escada escavada na terra até chegar ao famoso lago.
Em média, o passeio na Gruta do Lago Azul dura cerca de 1h30. Por isso, você pode combiná-lo com outros passeios no mesmo dia.
Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplaçãoGruta do Lago Azul
2. Gruta São Miguel
Um dos lugares para conhecer em Bonito em novembro é a Gruta São Miguel. Ela é considerada um dos lugares mais remotos da Terra, com uma enorme bagagem histórica. Contudo, ela está localizada a apenas 18 quilômetros do centro de Bonito.
Estima-se que a Gruta de São Miguel se formou há 4,6 bilhões de anos, junto com as placas tectônicas e os oceanos. Por isso, as formações espeleológicas, que foram lapidadas ao longo dos anos, são impressionantes.
Para chegar até a Gruta de São Miguel é necessário fazer uma trilha de 500 metros, com 5 metros de altura. Nela, você poderá observar a mata da Serra da Bodoquena, tanto durante o percurso como nos mirantes.
A vantagem é que esse passeio pode ser realizado mesmo em dias de chuva leve.
A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de BonitoGruta de São Miguel
3. Recanto Ecológico Rio da Prata
Se não chover muito em Bonito em novembro, vale a pena visitar o Recanto Ecológico Rio da Prata. Lá você poderá praticar várias atividades de ecoturismo, como trilhas, observação de aves, flutuação e mergulho com cilindro.
Por causa da grande concentração de calcário no Rio da Prata, a água é super cristalina. Além disso, a correnteza é leve. Então, os maiores atrativos do recanto são os passeios de observação da vida subaquática.
Em novembro, pode ser interessante fazer os passeios de mergulho e flutuação se não estiver chovendo, já que os peixes estão começando a migrar para a nascente para a piracema. Contudo, se chover a água pode ficar turva e o passeio é cancelado.
Mesmo assim, vale a pena mergulhar no Rio da Prata. O passeio de flutuação, que é o mais famoso, é realizado nos rios da Prata e Olho d’Água. Ao todo, o percurso abrange mais de 2 quilômetros dos rios.
Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.Mergulho Rio da Prata
4. Balneário Estrela do Formoso
O Balneário Estrela do Formoso, em Bonito, MS, é ideal para quem gosta de mais privacidade. Ele está localizado em uma ilha rodeada pelo Rio Formoso e possui decks e pergolados exclusivos que podem ser reservados.
Para chegar até os decks de banho, você precisará fazer trilhas por dentro e ao redor da ilha. Nesse momento, você poderá aproveitar a vista privilegiada da Serra da Bodoquena, que fica ainda mais bonita com as chuvas de novembro.
Além disso, esse balneário também oferece atividades de ecoturismo, como mergulho, flutuação e boia cross, além de lanchonete e restaurante.
5. Estância Mimosa
A fazenda Estância Mimosa possui o maior circuito de trilhas e cachoeiras da cidade de Bonito, MS, com 2,8 quilômetros de trilhas e 10 cachoeiras com água de cor verde esmeralda – todas disponíveis para banho.
Durante a trilha de cerca de 4 horas de duração, você passará por quatro mirantes com vista para a Serra da Bodoquena e uma plataforma de salto de cinco metros de altura.
Todo o percurso é feito em meio a mata ciliar do Rio Formoso com o acompanhamento de um guia, que explica algumas curiosidades sobre a vegetação e os hábitos dos animais que vivem na região.
Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!Estância Mimosa
6. Nascente Azul
O Complexo de Ecoturismo Nascente Azul é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Bonito, MS.
Lá acontece um fenômeno natural único de espelhamento da água, fazendo com que o rio fique com a cor azul turquesa, algo que só acontece nessa nascente.
Entre as atividades oferecidas pelo complexo, há flutuação e mergulho com cilindro em águas cristalinas e atividades de aventura, como tirolesa, pêndulo humano e trilha.
Apesar das chuvas em Bonito em novembro, a Nascente Azul é uma boa opção, pois além da flutuação, o complexo possui balneário e outras atividades que podem ser realizadas mesmo com chuva leve.
Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!Balneário Nascente Azul
7. Eco Park Porto da Ilha
O Eco Park Porto da Ilha é uma área de conservação ambiental que oferece vários passeios totalmente ecológicos. Entretanto, a atividade mais famosa do parque é o boia cross no Rio Formoso.
Esse passeio é feito em um bote inflável com capacidade para 12 pessoas. Durante o trajeto de aproximadamente 5 quilômetros inclui três cachoeiras, uma corredeira e uma parada para banho.
Todo o passeio é muito emocionante, mas também bastante seguro!
O Eco Park oferece diversas atividades que te colocam em contato com a fauna e flora da região, enquanto você se diverte e se refresca nas águas do Rio Formoso. Os passeios podem ser realizados por toda a família, incluindo idosos e crianças, com bastante segurança e descontração.Eco Park Porto da Ilha
8. Aquário Natural de Bonito
Por último, indicamos a flutuação no Aquário Natural para encerrar nossa lista do que fazer em Bonito em novembro.
Esse é um ótimo passeio para quem nunca fez flutuação e tem um pouco de insegurança, pois antes do mergulho no Rio Baía, você pode fazer um treinamento em uma piscina. Além disso, a área em que a flutuação é realizada não tem correnteza.
Depois do treinamento, o passeio começa com uma pequena trilha pela mata ciliar até o deck da nascente do rio. Lá a flutuação segue por cerca de 800 metros, até o encontro dos rios Formoso e Formosinho.
A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!Flutuação no Aquário Natural
9. Balneário do Sol
O calor de Bonito em novembro é perfeito para visitar os balneários da cidade, como o Balneário do Sol. Ela está localizada a 10 quilômetros do centro e oferece ótimas atividades para passar o dia com a família e os amigos em torno do Rio Formoso.
O Balneário do Sol possui piscinas naturais, trampolins, tirolesas, salão de jogos, quadras de esportes, churrasqueira com cobertura, parque infantil e piscinas naturais. Ou seja, faça chuva ou sol, vale a pena visitar esse balneário!
O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!Balneário do Sol
10. Cabanas Arvorismo
O Hotel Cabanas está localizado na Zona Rural de Bonito, a mais ou menos 6 quilômetros de distância do centro. Além da hospedagem, esse hotel oferece algumas atividades de ecoturismo para o público em geral.
A atividade mais famosa oferecida pelo Cabanas é o arvorismo. O circuito conta com 18 obstáculos a 15 metros do chão e duas tirolesas, sendo que uma delas é aquática.
No final da aventura, você ainda pode aproveitar a cachoeira no Rio Formoso e conhecer uma parte do hotel.
Além disso, o Hotel Cabanas tem outras atividades, como arco e flecha, boia cross, duck, flutuação e trilhas.
11. Rio Sucuri (Fazenda São Geraldo)
O Rio Sucuri possui a segunda água mais transparente do Brasil. Por isso, se tiver a oportunidade, não deixe de fazer o passeio de flutuação em Bonito em novembro.
O passeio de flutuação no Rio Sucuri é realizado na Fazenda São Geraldo. Lá você recebe os equipamentos de mergulho e segue uma trilha leve até a nascente do rio, onde é possível ver a água brotando do chão.
A correnteza do Rio Sucuri é tranquila. Por isso, ao fazer o passeio de flutuação você sentirá que está voando. É uma experiência única.
Ao todo, o passeio dura 2h30 e é feito em grupos de até 8 pessoas.
O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!Flutuação no Rio Sucuri
12. Boca da Onça
Com o calor e o aumento das chuvas em Bonito em novembro, um passeio que não pode faltar no seu roteiro é a Trilha com Cachoeiras Boca da Onça.
O passeio é realizado em meio a Serra da Bodoquena, na mata ciliar do Rio Salobra.
Durante os 4 quilômetros de trilha, você passará por 8 cachoeiras, sendo que 4 são paradas para banho, e vai conhecer algumas das quedas de água mais famosas do estado, como a do Burado do Macaco, a Boca da Onça (maior do estado), a do Fantasma e o Cânion do Rio Salobra.
De fato, a Trilha com Cachoeiras Boca da Onça é uma experiência incrível. Mas é melhor estar preparado, pois o percurso possui uma escada íngreme de “apenas” 886 degraus. Ao todo, o passeio dura 8 horas e tem paradas para banho, refeição e sanitários.
A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira! Cachoeira Boca da Onça
13. Parque das Cachoeiras
Outro ponto turístico para aproveitar as cachoeiras cheias de Bonito em novembro é o Parque das Cachoeiras, às margens do Rio Formoso.
A trilha para as cachoeiras tem 1,7 quilômetro de extensão. Ela é realizada em passarelas suspensas e na mata ciliar. No total, você passará por sete cachoeiras pequenas e piscinas naturais, todas próprias para banho.
A vantagem da trilha nesse parque é que elas são menos íngremes do que as outras da cidade. Por isso, ela é mais leve. Mas, se preferir, você também pode ir só no balneário.
Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!Parque das Cachoeiras
14. Ceita Corê
A fazenda Ceita Corê está localizada a 35 quilômetros de distância do centro de Bonito, MS que oferece um passeio de duas etapas.
Primeiro, na parte da manhã, você faz uma trilha de 4 quilômetros em pontes e passarelas suspensas.
Durante o percurso, você passará por sete cachoeiras, sendo que seis são paradas para banho, 4 pontes, um trampolim e uma tirolesa. No final da manhã, você volta para a sede da fazenda para um almoço típico do Mato Grosso do Sul.
Na parte da tarde, na segunda etapa do passeio, você fará uma visita ao Rio Chapena, onde há uma caverna inundada de 158 metros de profundidade. Lá você poderá fazer mergulho de apneia.
Por fim, o dia termina com um lanche da tarde na sede da Ceita Corê.
Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!Fazenda Ceita Corê
15. Aquário de Bonito
Se quiser sair um pouco da rotina à noite em Bonito em novembro, uma boa opção é visitar o Aquário de Bonito, pois ele fica aberto até as 20h.
Localizado no centro de Bonito, MS, o aquário conta com uma exposição permanente de mais de 60 espécies de peixes originais do Pantanal e da Serra da Bodoquena, como pintados, dourados, arraias de água doce e albinos. Ao todo, são 32 tanques repletos de peixes.
Como fica o clima de Bonito, no Mato Grosso do Sul, em novembro?
O clima em Bonito em novembro é quente, com temperaturas entre 22 °C e 33 °C.
Contudo, esse é o segundo mês da época de chuvas na cidade (precipitação média de 157 mm) – o que pode ser bom ou ruim, dependendo do objetivo da sua viagem.
O aumento das chuvas faz com que as cachoeiras fiquem mais cheias e a vegetação da Serra da Bodoquena fica mais verde. O que torna o mês de novembro ótimo para conhecer as cachoeiras e os balneários.
Por outro lado, as chuvas fortes podem deixar as águas turvas, fazendo com que alguns passeios de flutuação e mergulho sejam cancelados.
O ponto positivo de viajar para Bonito em novembro é que nesse mês os peixes começam a se preparar para subir os rios para se reproduzir. Por isso, você terá a chance de ver mais peixes de espécies diferentes.
Bonito em novembro é considerado baixa temporada, pois não é um período de férias escolares.
Mesmo assim, o mês tem dois feriados nacionais (Finados e Proclamação da República), o que pode aumentar o número de turistas na cidade, principalmente se eles forem prolongados. Por isso, é sempre bom fazer as reservas com antecedência.
Se quiser conhecer Bonito na estação seca, prefira viajar entre maio e agosto.
De fato, não é necessário ir muito longe para fazer uma viagem incrível. Você pode visitar Bonito em novembro e ter uma experiência maravilhosa.
E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!