Boca da Onça ou Serra da Bodoquena: Qual Atração Escolher?
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
O Mato Grosso do Sul é um estado muito famoso por suas belezas naturais e cidades turísticas, como Bonito e Bodoquena, por exemplo. Duas das principais atrações turísticas presentes nessas cidades possuem características bastante específicas, por isso, é normal pintar a dúvida na hora de escolher Boca da Onça ou Serra da Bodoquena.
Desse modo, caso essa também seja a sua dúvida, continue acompanhando nosso artigo, pois a partir de agora queremos mostrar as diferenças e semelhanças entre Boca da Onça e Serra da Bodoquena.
Afinal, qual dos dois passeios mais vale a pena fazer? É o que vamos descobrir.
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Onde fica a Serra da Bodoquena?
A Serra da Bodoquena está situada na porção sudoeste do Pantanal.
Conhecida como o portal do Pantanal, o atrativo fica a uma distância de 70 km da cidade de Bonito e 264 km de Campo Grande, capital do estado.
Algumas das atrações turísticas próximas à Serra da Bodoquena são o Refúgio Canaã, a queda d’água Fazenda do Betione e o Eco Serrana Park.
Onde fica a Boca da Onça?
O passeio em Boca da Onça Ecotour fica na Rodovia Bodoquena, s/nº, Km 26, na Zona Rural de Bodoquena/MS. São cerca de 60 km até o centro de Bonito e 301 km até Campo Grande.
Alguns dos lugares próximos de Boca da Onça são o Balneário Águas de Bodoquena, o Refúgio Canaã e as Cachoeiras da Serra da Bodoquena.
Como são os atrativos?
Confira, em seguida, os detalhes de cada um dos atrativos que você só vai encontrar em Bonito, capital do Ecoturismo no Brasil.
Cachoeira Boca da Onça
A primeira curiosidade sobre onde fica a cachoeira Boca da Onça, pois o atrativo está localizado em Bodoquena, e não em Bonito/MS, sua vizinha.
O início do passeio é na sede da fazenda Boca da Onça, local onde é servido café da manhã e um delicioso almoço na volta do passeio.
Em frente à fazenda, tem duas piscinas naturais de água corrente e quatro tanques com peixes da região, abertos para atividades de natação e hidromassagem.
Após a chegada do guia, é hora de sair com o grupo em uma Jardineira Motorizada, com destino às trilhas e passeios pela Boca da Onça Bonito MS.
Em relação às trilhas e cachoeiras Boca da Onça, existem 4 diferentes, que se diferem principalmente em relação à extensão e intensidade:
- Trilha Adventure: quando alguém se refere a trilha Boca da Onça, normalmente se refere à Adventure. A totalidade do passeio é de 4.000 metros, com oportunidade de conhecer oito cachoeiras. Porém, apenas metade está propícia para banho, como o Buraco do Macaco e a Cachoeira Boca da Onça.
- Meia Trilha Adventure Boca da Onça: essa é uma alternativa para aqueles que não podem fazer a Trilha Adventure completa. Assim, é bastante indicada para crianças e idosos, que podem conferir duas cachoeiras e fazer até três paradas de banho.
- Meia Trilha Adventure Buraco do Macaco: outra opção mais curta, essa trilha possui 2.100 metros de extensão.
- Trilha Discovery: essa trilha é a mais longa, com pontos de difícil acesso e que faz conexão com a Trilha Adventure. As duas trilhas possuem pontos únicos no Rio Salobra, totalizando mais de 6.000 metros de percurso e garantindo nove pontos de banho.
Infraestrutura local
- Banheiro para cadeirantes
- Área de descanso
- Área de fumantes
- Ducha
- Piscina
- Estacionamento
- Guarda-volumes
- Wi-fi
- Restaurante
- Vestiário
O que está incluso no passeio Boca da Onça?
- Café da manhã
- Acompanhamento do guia/monitor
- Almoço
- Seguro contra acidente
- Estacionamento
A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira! Cachoeira Boca da Onça
Serra da Bodoquena
A cachoeira Serra da Bodoquena é um tipo de passeio que envolve conhecer melhor a fauna e flora da região.
Mas não é apenas isso, pois a prática de esportes de aventura, como trilhas, cachoeiras e passeio de quadriciclo também estão entre o que fazer em Bodoquena.
Em relação aos tipos de paisagens que o visitante irá se deparar, a vegetação é bastante densa, com parte da Mata Atlântica ainda conservada, além de que a área ainda faz transição para o Cerrado.
Outra característica marcante desse paraíso natural é a existência de cachoeiras e piscinas naturais de águas limpas e cristalinas, devido à ação do carbonato de cálcio que realiza toda a limpeza e retém as impurezas no fundo.
Nesse sentido destacamos, por exemplo, o Rio Salobra e o Rio Perdido como principais recursos hídricos do Parque.
A fauna da Serra da Bodoquena possui uma infinidade de animais típicos da região. Tanto que, durante os passeios é normal se deparar com raposas, lobinhos, lobos-guarás, onças-pintadas e onça-parda, dentre outras espécies.
Os passeios pela trilha pela mata são leves e tranquilos, e possuem 2.500 m de extensão. São até 8 pontos de banho em meio às diversas cachoeiras e piscinas naturais.
Por outro lado, há também opção de passeios caiaques infláveis nas águas do Balneário da Serra da Bodoquena, recomendado para quem busca emoção e contato íntimo com a natureza.
Outra atração bastante divertida é o passeio de quadriciclo.
Sendo assim, ao longo de 8.000 m de extensão, os turistas que optarem por essa atividade irão encontrar belos cenários em meio às cachoeiras, inclusive com paradas para banhos.
Por fim, a Serra da Bodoquena também reserva aos seus visitantes momentos para a prática de flutuação.
A atividade ocorre na nascente de um rio e possui 600 m de extensão, no qual os visitantes irão boiar enquanto observam todo o cenário natural ao redor, bem como o ecossistema que permeia a área.
Infraestrutura local
- Área gramada
- Quadra de vôlei de areia
- Quiosque
- Tirolesa
- Piscinas
O que está incluído no passeio Serra da Bodoquena?
- Seguro contra acidentes
- Colete salva vida
- Almoço
- Acompanhamento do guia
Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!Cachoeira da Serra da Bodoquena
O que levar para os passeios?
- Roupas leves
- Tênis
- Roupa de banho
- Toalha
- Repelente
- Protetor solar
- Câmera fotográfica
Prós e contras de Serra da Bodoquena em Bonito/MS
Entre um passeio de trilha focado no ecoturismo e outras atividades como passeios de caiaque, com certeza, a Serra da Bodoquena irá agradar a quem vai a Bonito em busca de aventuras.
Mas será que a atração é melhor do que o passeio Boca da Onça?
Para te ajudar a decidir, separamos os principais prós e contras da atração.
Serra da Bodoquena: Prós
- Cachoeiras são lindas
- Trilhas agradáveis e fáceis
- Locais para banho de cachoeira muito bons
- Almoço saboroso
- Ambiente ótimo para aproveitar com a família
- Área ampla com trilha de fácil acesso
- Cachoeiras muito próximas umas da outras
Serra da Bodoquena: Contras
- Para quem fica o dia todo, existem poucas atividades para fazer durante a tarde em dias mais frios
- Estrutura do local não oferece vestiários para trocar de roupa
- Precisa pagar pelo aluguel do colete salva vidas
- Passeio não é indicado em épocas de chuva, pois a água fica menos límpida
Prós e contras de Boca da Onça em Bonito/MS
A cachoeira Boca da Onça, assim como as demais outras atividades que incluem o passeio, como o Buraco do Macaco e Cânion do Rio Salobra, possuem aspectos positivos e negativos.
Por isso, a seguir, vamos apresentar os principais para você avaliar.
Boca da Onça: Prós
- Áreas preservadas repletas de verde e água abundante
- Muitas cachoeiras propícias a banhos
- Café da manhã e almoço caprichados
- Pacote de passeios bem organizado e diversificado
- Paisagens fotogênicas
- Preços mais econômicos na baixa temporada
- Ótima infraestrutura
Boca da Onça: Contras
- Nem todas as cachoeiras possuem paradas para banho
- Algumas trilhas podem ser cansativas
- Mesmo com uma plataforma de rapel de 90 metros de altura, os mais aventureiros podem sentir falta de uma aventura mais radical
- Não é indicado para quem prefere os grandes centros urbanos ou outros lugares mais afastados da natureza
Entre Boca da Onça ou Serra da Bodoquena, qual o melhor passeio de Bonito, no Mato Grosso do Sul?
No artigo de hoje, procuramos demonstrar os prós e contras dos atrativos Boca da Onça e Serra da Bodoquena. Apesar de serem atrações imperdíveis para qualquer turista, é preciso ressaltar que possuem características distintas.
Por um lado, a Serra da Bodoquena possui trilhas mais fáceis e cachoeiras bem próximas umas da outras, ideal para o visitante que procura um bom roteiro para o turismo de aventura.
Entretanto, na opinião de muitos dos turistas que visitaram o atrativo, ele deixa um pouco a desejar em termos de infraestrutura.
Por outro lado, a Boca da Onça possui pacotes de passeios bastante variáveis e adaptados para cada perfil de turista, como a Cachoeira Boca da Onça ou a Fazenda Boca da Onça.
Porém, muitas das trilhas podem ser cansativas para idosos ou crianças.
Portanto, para decidir entre Boca da Onça ou Serra da Bodoquena, leve em conta o tipo de passeio que deseja participar e quais as vantagens e restrições que cada um possui como característica.
Como última recomendação, você pode incluir os dois lugares quando estiver em Bonito, pois eles ficam em distâncias próximas e você conseguirá aproveitar dois ótimos passeios, mesmo com características diferentes.
E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!