Pesquisar
Close this search box.

Projeto Salobra Ecologia e Turismo Vale a Pena? Quais as Atrações? Descubra

Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.

Quando se pensa em uma viagem para o Pantanal, logo vem à cabeça quais atrações valem a pena! Afinal, há muito o que se ver e opções não faltam. Hoje, vamos falar de uma atração que você precisa conhecer: Projeto Salobra Ecologia e Turismo.

Mas, afinal, o que é o Projeto Salobra Ecologia e Turismo? Quais são as atrações desse local para os turistas e será que a visita vale a pena?

É sobre essas questões que trataremos nesse artigo.

Confira tudo em detalhes a partir de agora.

Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito

O que é o Projeto Salobra Ecologia e Turismo?

Projeto Salobra Ecologia e Turismo
Fonte: Luciane D (TripAdvisor)

O próprio nome já dá pistas sobre o que é o Projeto Salobra: um projeto de turismo totalmente sustentável. Ou seja, tudo o que é oferecido ao turista nesse local tem como foco primordial a preservação do meio ambiente.

Esse é um projeto para você curtir com sua família, amigos ou mesmo na companhia de quem mais ama. Todo o complexo do Projeto Salobra está localizado às margens do Rio Salobra, localizado no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

É considerado um dos ecossistemas mais protegidos do centro-oeste brasileiro.

Portanto, se você quer conhecer o que é o ecossistema pantaneiro, imergir na cultura do local e aproveitar tudo o que a natureza oferece, então, esse local é ideal para você!

Em seguida, vamos apresentar todas as informações que você necessita para aproveitar ao máximo esse local.

Como chegar até o Projeto Salobra Ecologia e Turismo?

O Projeto Salobra fica a 148 km da cidade de Bonito, considerada a capital do ecoturismo do Brasil, no Mato Grosso do Sul. De carro, o trajeto é percorrido em quase 2 horas.

Seguindo a MS-178 e MS-339 até a cidade de Miranda, percorrendo 144 quilômetros. Então, pegue a Estr. do Rev. por quase 4 quilômetros, até o Povoado de Salobra.

Pronto! Você chegou ao local!

Não há ônibus estaduais que chegam a esse local. Outra opção é por vans, das agências de turismo, que podem levar o turista, chegando pela manhã e saindo de noite.

Para fins de localização, vale a pena também mencionar que o Projeto Salobra fica a cerca de 225 km de Campo Grande.

Agora, vamos falar quais são os passeios oferecidos ao turista que vai até o Projeto Salobra Ecologia e Turismo.

Passeios oferecidos no Projeto Salobra Ecologia e Turismo

Projeto Salobra Ecologia e Turismo
Fonte: ACM2809 (TripAdvisor)

O local funciona como Day-Use. Portanto, existem ótimas opções de passeios para você aproveitar durante todo o dia.

Em geral, dividem-se os passeios em passeios da manhã, de tarde e passeio noturno.

Passeio da manhã

Os passeios de barco no Rio Salobra podem ser feitos durante o período da manhã e tarde.

Durante a manhã, os turistas têm como ponto de partida o passeio em uma carretinha puxada por um trator, até uma trilha. Depois, caminhando nessa trilha, chegarão ao Porto de Salobra.

De fato, a trilha é bem tranquila e plana, portanto, ideal para qualquer idade. Essa trilha tem 1,5 km de extensão.

Então, inicia-se o passeio no rio, onde os turistas podem aproveitar o passeio para se encantarem com toda a fauna e flora.

Além disso, há o encontro das águas claras do Rio Salobra com as águas barrentas do Rio Miranda. Inclusive, muitos chamam esse passeio de “encontro das águas”.

Passeio da tarde

durante a tarde, o passeio geralmente abrange a região oeste do Rio Salobra. Lá, o turista poderá observar as belíssimas matas ciliares, intocadas.

Tanto o passeio da manhã quanto o passeio de tarde dura, em média, 3 horas.

O turista poderá caminhar por uma trilha ecológica até atingir a margem do rio, para poder embarcar e iniciar o passeio.

Focagem noturna

E para fechar o dia, que tal aproveitar um passeio noturno?

No passeio noturno, o turista terá acesso à chamada focagem noturna. Ou seja, com iluminação adequada, o turista poderá observar os diferentes animais com hábitos noturnos, durante 2 horas.

O que levar para os passeios no Projeto Salobra Ecologia e Turismo?

Agora que você já sabe quais são os passeios oferecidos no Projeto Salobra Ecologia e Turismo, vamos te orientar como chegar preparado para esses passeios. E algo bem importante é saber o que levar para tais passeios.

É fundamental que você esteja confortável para os passeios. Afinal, o objetivo é aproveitar toda a natureza.

Portanto, recomendamos calçados bem confortáveis, mas fechados. Inclusive, é obrigatório que o calçado seja fechado. Dessa forma, sandálias e chinelos não são permitidos durante o passeio de barco ou nas trilhas.

Leve protetor solar e repelente, para te proteger da ação do sol e dos mosquitos. Use também chapéu ou boné, pois, o sol pode castigar durante as 3 horas do passeio.

Em relação às roupas, o ideal é usar roupas leves, porém compridas. De fato, roupas compridas ajudam a proteger a pele da ação dos mosquitos. Procure não usar perfume, sobretudo perfume doce, que costuma atrair mais os mosquitos.

Qual é a estrutura do Projeto Salobra?

O local possui toda a estrutura para receber os turistas.

Há banheiros e restaurante. Inclusive, no valor dos passeios já está incluso a alimentação. E esse é um detalhe que vale a pena descrever: no almoço incluso no passeio é ofertada a típica gastronomia pantaneira.

Portanto, você terá uma imersão ainda maior na cultura do Pantanal, saboreando deliciosos pratos tradicionais dessa região do Brasil.

Por último, os guias credenciados estão preparados para orientar os turistas em todos os passeios. Dessa forma, você poderá ficar tranquilo (a), pois, os passeios são bastante seguros e feitos com quem conhece plenamente a região.

Projeto Salobra Ecologia e Turismo vale a pena?

Projeto Salobra Ecologia e Turismo
Fonte: Projeto Salobra Ecologia e Turismo (TripAdvisor)

Sem dúvidas, visitar o Projeto Salobra é um dos melhores passeios para quem vai até o Pantanal. Para começar, você ficará em contato pleno com todas as belezas naturais pantaneiras.

Além disso, poderá relaxar e se divertir muito nos passeios de barco, tanto durante a manhã quanto de tarde. E não se esqueça de aproveitar o passeio noturno, com a focagem noturna para explorar ainda mais a região, com os animais de hábito noturno.

Não há palavras para descrever como os passeios no Projeto Salobra são incríveis! E para quem está à procura de aproveitar tudo o que o Pantanal tem de melhor, essa é uma visita que você não pode deixar de fazer!

Ficou com alguma dúvida? Então, contate a melhor agência de turismo de Bonito para planejar seus passeios e levar você ao melhor que essa região incrível oferece.

E se você precisa de ainda mais informações antes de planejar sua viagem, acesse nosso site e baixe um e-book, um guia gratuito, com os valores atualizados dos passeios em Bonito, e poupe horas na montagem do roteiro.

Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

2 respostas

  1. Olá Thiago,
    Moro no RS, estou programando visitar Bonito em fevereiro (8 dias). Quero ir até o Pantanal também. Estou apreensivo com a questão da reserva dos passeios.
    Poderia auxiliar? Quais seus honorários??
    Obrigado

    1. Oi Fabio, tudo bem?

      Por aqui na região é importantíssimo fazer as reservas antecipadas pois as atrações tem um limite diário de pessoas (e não pode passar por conta das questões ambientais).

      Como a Roteiro Bonito MS é uma agência, nós comercializamos os passeios. Entre em contato através do WhatsApp ( 67 9 9308-7534 ) que eu irei te auxiliar na montagem do roteiro para ter férias incríveis.

      Te aguardo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[ GRÁTIS ]

Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.